LABACE 2024 – Avião Falcon 6X esteve pela primeira vez no Brasil
Fotos por nosso correspondente e fotógrafo especializado em
aviação Paulo Tadeu.
Em sua estreia oficial em solo brasileiro, o Falcon 6X
(foto), novo jato executivo widebody da Dassault Falcon, foi uma das principais
atrações na maior feira de aviação executiva, a Latin American Business
Aviation Conference and Exhibition, a LABACE 2024. O evento, que aconteceu no
Aeroporto de Congonhas, em 8 a 10 de agosto.
Apresentando um interior premiado com a cabine de maior
seção transversal na aviação executiva, o Falcon 6X de 5.500 nm foi construído
para proporcionar máximo conforto e é dimensionado para transportar até 16
passageiros.
Falcon 6X. |
Com autonomia superior a 10.000km, o Falcon 6X pode fazer
São Paulo a Paris sem escalas, em pouco mais de 10 horas. Assim como o Falcon
8X, o 6X oferece a cabine mais silenciosa, com níveis de som interno abaixo de
50 dB. O ar da cabine é renovado continuamente e processado por meio de filtros
HEPA de grau hospitalar para oferecer proteção adicional contra agentes
patogênicos transportados pelo ar.
Além do Falcon 6X, a Dassault Falcon também trouxe para o
evento o Falcon 2000LXS. Modelo mais recente da série 2000, esta aeronave é
valorizada por departamentos de voo e operadores de fretamento em todo o mundo
por seu conforto, eficiência e desempenho inigualáveis em pistas curtas. O LXS
acomoda até 10 pessoas em conforto de widebody e apresenta um alcance de 4.000
nm.
Falcon 2000LXS. |
Outra atração da Dassault foi a possibilidade que os
operadores têm de se familiarizarem com a mais nova aeronave da Dassault, o
Falcon 10X, que voará a Mach 0,925 e até 13.890 km sem escalas. Quando
certificado em 2027, o 10X será o maior jato executivo construído para esse fim
na indústria.
Centro de serviços de última geração em Catarina
Afiliada da Dassault Aviation, a Falcon Jet abriu
recentemente um novo centro de serviços de propriedade da empresa no novo
Aeroporto Executivo Catarina de São Paulo, que expandirá consideravelmente as
oportunidades de suporte ao cliente para operadores latino-americanos. São
Paulo-Catarina oferecerá quase 3.600 metros quadrados (40.000 pés quadrados) de
espaço de piso e escritório, e poderá acomodar até cinco Falcons
simultaneamente, incluindo o novo e grande Falcon 10X.
A instalação possui certificação de estação de reparo da
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, da FAA e da EASA, bem como
autoridades de aeronavegabilidade na Argentina, Bermudas e Uruguai. Ela está
autorizada a lidar com manutenção de linha e inspeções de calendário e horas de
voo para os modelos Falcon 50 e 900, Falcon série 2000 e Falcon 7X e 8X. Ela
também oferece Avaliações de Pré-Compra (PPEs) para operadores que consideram
um Falcon usado.
Além de inspeções e serviços de fuselagem, a unidade de
Catarina é aprovada para executar manutenção de linha de motor nos motores
CFE-738, Honeywell TFE731 e Pratt & Whitney Canada.
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