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Flight Report – GOL  passa a voar São Paulo a Cascavel de Boeing 737 MAX 

Flight Report – GOL  passa a voar São Paulo a Cascavel de Boeing 737 MAX | MAIS QUE VOAR - Aviação e notícias.


Voamos com o mais novo avião da GOL, o Boeing 737 MAX 8. Agora o MAX passa a voar em 54 destinos do total de 74 operados pela companhia aérea brasileira em seus voos doméstico além dos voos internacionais. Clique na imagem e embarque conosco.


 

Em 4 de setembro de 2023, a GOL Linhas Aéreas realizou o primeiro voo com o inovador Boeing 737 MAX 8 para Cascavel (CAC), no Paraná. Procedente de Guarulhos (GRU), esse foi o 54º destino que a GOL passou a operar com o MAX; atualmente, a companhia voa para 74 destinos domésticos e seis voos semanais entre Cascavel e Guarulhos.

 

Cascavel é reconhecida por sua cultura diversificada, a cidade promove uma série de eventos culturais, sendo a música sertaneja um dos destaques. Sua economia dinâmica preserva suas raízes agrícolas e pecuárias por meio de festas tradicionais que celebram a agricultura e a cultura gaúcha. O agronegócio desempenha um papel crucial na região, com destaque para a produção de grãos, como soja e milho, além da criação de gado. Também é conhecida pela presença de grandes cooperativas agrícolas e agroindústria, que contribuem significativamente para a produção e exportação de alimentos.

 

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Cascavel Paraná, Brasil, visto do alto.

O Aeroporto de Cascavel, conhecido como Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, começou suas operações em 1937 como uma pista de grama para voos do Correio Aéreo Nacional. Ao longo dos anos, passou por várias reformas e expansões para atender às necessidades da aviação comercial. Em 2010, passou por uma grande reformulação, incluindo a ampliação da pista, melhorias na segurança, modernização das instalações e a criação de uma área para a aviação executiva. Em 2020, um novo terminal de passageiros foi inaugurado, incluindo duas pontes de embarque (fingers), aumentando significativamente a capacidade e oferecendo instalações modernas.


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Aeroporto de Cascavel (CAC / SBCA), Paraná, Brasil.

Há planos para mais melhorias, como a internacionalização e concessão à iniciativa privada, a expansão da pista e a construção de um terminal de cargas, com o apoio da INFRAERO.

 

Ao chegar em Guarulhos, o embarque meu realizado às 7h43 em direção ao portão 213, localizado no Terminal 2.

 

O voo é o G3 1182. A aeronave de registro PR-XMI (Papa Romeo – X-ray Mike India) é o avião MAX responsável por este voo de estreia até a cidade de Cascavel, uma aeronave entregue à GOL em 2 de fevereiro de 2022, mas que já possui quatro anos desde sua construção pela norte-americana Boeing Company.

 

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Portão 213 em Guarulhos.


Já no Gate, no box 404 e portão 213, o embarque na aeronave é realizado. O voo está com alta ocupação, praticamente lotado, e meu assento é o 27F. Às 09:13, o embarque é finalizado.

 

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O Boeing 737 MAX 8, registro PR-XMI no box 404 em Guarulhos.


O Boeing MAX aciona o motor 2, enquanto o Solo Guarulhos autoriza nosso taxiamento pelas taxiways H, A, G (Hotel, Alpha, Golf) até a cabeceira da pista de pouso e decolagem 10L. A saída de São Paulo será pelo procedimento de saída (SID) RNAV ZORZA 1A.

 

Observo uma pequena aeronave executiva modelo Cessna Citation que está na barra de parada aguardando nossa decolagem. Às 09h19, o MAX inicia a rolagem rumo à CAC. Com 177kt (216 km/h), o PR-XMI deixa o solo e inicia a subida pelo rumo 095° até o fixo AMVUL, que fica exatamente sobre o Rodoanel com o Centro Industrial de Arujá.

 

Ao cruzar o fixo AMVUL em 4.200 pés de altitude (1.280 metros), o PR-XMI inicia uma curva para à direita ao fixo GR027 pelo em direção ao rumo 131°, próximo à fábrica da GM de Mogi das Cruzes. A uma altitude de voo de 6.600 pés (2.212 metros), é executada mais uma curva para à direita rumo ao QDM 267°do VOR Congonhas (CGH).

 

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Estádio Neo Quimica Arena e Itaquera, região de zona leste na cidade de São Paulo visto do alto em 11 mil pés (3.353 metros).


Neste momento, passamos a sobrevoar a região da Zona Leste de São Paulo, onde é possível ter uma visão do Aeroporto de Guarulhos. Ao cruzar 11 mil pés (3.353 metros) de altitude, observo de maneira nítida o estádio Neo Química Arena, juntamente com a estação de Metrô Itaquera. Em menos de um minuto, já aos 14 mil pés (4.267 metros), estamos sobrevoando a região central da cidade de São Paulo, onde vejo as estações do Brás e Luz, bem como toda a extensão da Marginal Tietê e a região do Campo de Marte localizado na Zona Norte. Imediatamente, em menos de um minuto, já estamos a 15 mil pés (4.572 metros), sobrevoando a região da Zona Sul de São Paulo, com visão panorâmica da região da Avenida Paulista, o Estádio do Pacaembu e um pouco mais distante, o estádio Allianz Parque.

 

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Em 18 mil pés (5.486 metros) com visão da Zona Sul de São Paulo, região de Vila Sonia, Capão Redondo. Na parte alta da imagem, a região da Marginal Pinheiros, com a cidade de Osasco e região de jaguaré.


Cruzamos o VOR Congonhas (CGH) aos 16 mil pés (4.879 metros) e passamos a voar até 18 mil pés (5.486 metros), em direção ao fixo de saída ZORZA, localizado na região do Capão Redondo e do Parque Ecológico Guarapiranga. Neste momento, ocorre a altitude de transição e o ajuste do altímetro padrão para 1013.2 HPA (ou 29,92 Pol. Hg). O Boeing MAX começa a fazer uma suave curva para à direita em direção rumo 326°, subindo para 24 mil pés (7.315 metros) em direção ao fixo GR214, na região de São Roque. Continuamos em rumo, nossa subida nos leva a 27 mil pés (8.230 metros) em direção ao fixo GR216, próximo ao Road Shopping da Rodovia Castelo Branco. O assento 27F permite ter uma visão do Aeroporto Executivo São Paulo Catarina.

 

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O Boeing MAX em Voo no trecho GRU-CAC-GRU.

O MAX oferece um bom conforto aos passageiros, sendo impossível perceber o ângulo de subida. Sem turbulências na região, continuamos subindo para o nível de voo 31 mil pés (9.449 metros), em direção ao fixo LESSA. Neste momento, tenho uma vista panorâmica da cidade de Campinas, bem como a cidade de Itu e a região de Jundiaí. Ao sobrevoar a cidade de Porto Feliz, nosso voo cruza o fixo LESSA e inicia uma curva para à esquerda em direção ao nosso fixo de transição ASETA, próximo às regiões da cidade de Areia Branca e Porangaba.

 

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Finalizamos nossa subida para o nível de voo 360 (36.000 pés ou 10.973 metros), o Boeing MAX inicia o voo de cruzeiro ao cruzar o fixo UKLEN. Ingressamos pela Aerovia UZ152, que nos levará até Cascavel em um "trajeto reto" até o fixo ARNIL. Ainda em UKLEN, com uma vista panorâmica do Rio Paranapanema, deixamos o estado de São Paulo e começamos a sobrevoar o estado de Paraná.

 

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Serviço de Bordo da GOL para voos domésticos.

O voo é agradável, todos os passageiros aproveitam o momento para desfrutar do novo MAX, enquanto o "Time de Águias" – assim que são conhecidos os tripulantes na GOL – inicia-se o serviço de bordo do voo 1182 com opções de snacks doce ou salgado, além de bebidas (café, refrigerante, água ou suco).

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Serviço de Bordo da GOL para voos domésticos


Na GOL, o serviço de bordo é distribuído gratuitamente para passageiros sem tarifação, e os snacks variam de acordo com a rota e a duração do voo, diferente dos voos internacionais da própria companhia.

 

Com 92 milhas náuticas (170 quilômetros) de distância do Aeroporto de Cascavel, o PR-XMI cruza o fixo ARNIL e inicia o procedimento de descida para nosso destino.


O Centro Curitiba (ACC) libera nossa descida próximo à região da cidade de Manoel Ribas. O MAX é instruído a voar no rumo 278°, o Boeing inicia uma curva para à direita em direção a cidade de Ubiratã. Sobrevoando Ubiratã a 22 mil pés (6.706 metros), o voo é transferido para o Controle de Cascavel. A aeronave passa a realizar uma curva para à esquerda, voando no rumo 242° até cruzar sobre a cidade de Cafelândia a uma altitude de voo de 14 mil pés (4.267 metros). Nossa tripulação prepara a chegada com o procedimento RNP para a cabeceira 33.

 

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Com flaps e spoilers acionados, o MAX inicia a descida para 6 mil pés (1.828 metros) e inicia uma curva para à esquerda em direção ao rumo 167°. Algumas formações de nuvens cúmulos, como previsto pela tripulação, entramos em zona de turbulências leves. O Boeing MAX começa o procedimento de aproximação final pela perna do vento até cruzar o fixo de atitude de transição CA011, localizado na região sudeste da cidade de Cascavel e próximo ao pedágio da Rodovia BR277.

 

O PR-XMI inicia a perna base, descendo para 5.700 pés (1.737 metros) de altitude pelo rumo 226° até o fixo CA009. Logo, o Boeing MAX está totalmente configurado para o pouso, com flaps totalmente estendidos e velocidade de aproximação ajustada para 163 kt (301 km/h). Cruzamos o fixo CA009, a tripulação aciona os trens de pouso para baixo e iniciamos a última curva em voo para à direita. O MAX é alinhado a 8,2 milhas náuticas (16 quilômetros) da cabeceira 33 de Cascavel.

 

Às 10h37, o Boeing MAX toca o solo pela primeira vez em Cascavel, a uma velocidade de 134 nós (248 km/h). Em desaceleração ainda na pista, a tripulação informa a chegada na cidade, bem como os procedimentos de segurança, solicitando aos passageiros que aguardem a parada total da aeronave e o aviso de desembarque será por ordem de assentos.

 

O Aeroporto de Cascavel não possui muitas taxiways, como grandes aeroportos movimentados. Com isso, o Boeing é obrigado, após a desaceleração, taxiar até o final da cabeceira oposta e realizar um "backtrack" (um giro de 180° e retornar taxiando pela pista) para ingressar no terminal de passageiros. O Boeing MAX libera a pista de pouso de Cascavel via taxiway A (Alpha) e estaciona na posição do box 2 às 10h42.

 

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O Boeing 737 MAX, registro PR-XMI em Cascavel pela primeira vez.

A chegada da aeronave a Cascavel foi seguida por uma breve cerimônia no aeroporto municipal na qual o prefeito Leonaldo Paranhos recebeu e autoridades locais para celebrar a nova operação da GOL com seu equipamento mais econômico. Na ocasião, foi informado ainda que no período de alta temporada, entre dezembro e fevereiro, os voos GOL entre Cascavel a São Paulo serão realizados pelo Aeroporto de Congonhas (CGH), localizado na zona sul paulistana.

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Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel conhecendo o novo Boeing MAX.


“Hoje é um dia histórico para o nosso Aeroporto de Cascavel, com a chegada desta moderna aeronave da GOL. Os investimentos que realizamos no aeroporto têm se revelado no aumento da demanda e agora temos esta bela aeronave, com capacidade para mais passageiros. Outro motivo de comemoração é o anúncio que a companhia faz sobre os voos, incialmente temporários, que nos conectarão diretamente ao Aeroporto de Congonhas. Além de ser mais conveniente para os passageiros que precisam se deslocar até a capital paulista, isso impulsionará as viagens de negócio, pois estaremos ligados diretamente ao centro financeiro do Brasil”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

 

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Autoridades locais do municipio de Cascavel em cerimônia de chegada do novo MAX.

A GOL possui 38 aeronaves Boeing 737 MAX 8 no Brasil, todas em operação, com previsão de chegar a 75 – metade da sua frota – até o final de 2025. Assim, a Companhia reitera seu compromisso com a renovação constante de sua frota, fazendo uso de aviões mais modernos e eficientes, reduzindo custos e gerando menos poluentes.

 

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O Boeing 737 MAX, registro PR-XMI em Cascavel pela primeira vez.

O 737 MAX é um componente-chave para a meta da Companhia de atingir a neutralidade de carbono até 2050, dado que esse modelo é 15% mais econômico no consumo de combustível, gera 16% menos emissões de carbono e é 40% mais silencioso em relação ao 737-800 NG. Desde 2019, a GOL já ultrapassou 240.000 horas de voo com aeronaves MAX, propiciando a economia de 115,2 milhões de litros de combustível de aviação e a redução de 364,032 mil toneladas na emissão de GEEs (Gases de Efeito Estufa).

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O Boeing 737 MAX, registro PR-XMI em Cascavel pela primeira vez.


“Todo o setor da aviação comercial está muito focado no ESG e a GOL tem como meta estabelecer uma operação 100% compromissada com o meio ambiente, inclusive sendo a única linha aérea brasileira a obter o certificado de Estágio 2 IEenvA (IATA Environmental Assessment). Ampliar as bases para quais voamos com o MAX 8 é parte fundamental para atingirmos nossas metas em sustentabilidade”, disse André Cruz, COO (Chief Operation Officer) da GOL.

 

Volta:  CAC – GRU

 

De forma pontual e com a mesma tripulação da ida, o voo de volta para São Paulo é o G3 1181. Através da taxiway A (Alpha), o Boeing 737 MAX é autorizado a realizar o backtrack e decolar pela cabeceira 33. Nosso procedimento de Saída de Cascavel (SID) será OMNI RWY 15/33.


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O Boeing MAX em Voo no trecho GRU-CAC-GRU.


Às 11h40, o MAX inicia a primeira decolagem de Cascavel com uma velocidade ascendente de 150 nós (278 km/h). Ao cruzar 4.300 pés (1.310 metros) de altitude, sobre a BR163, o MAX inicia uma curva à direita, e ao meu lado direito começo a ganhar a visão da grande Cascavel, bem como o estádio municipal da cidade. O MAX passa a voar contornando a extremidade do perímetro urbano pelo lado oeste. Ainda realizando uma curva padrão para à direita, passamos a sobrevoar o setor norte da cidade de Cascavel. O PR-XMI da GOL atinge o nível de voo de 8 mil pés (2.438 metros), onde tenho a visão da Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida, localizada no centro de Cascavel. 


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O MAX deixa Cascavel já aos 11 mil pés (3.474 metros) pelo rumo 140°. Com leve curva para à esquerda, seguindo para o rumo 122°, o MAX voa até o fixo PALOX, subindo para 24 mil pés (7.315 metros), para então ingressar pela Aerovia UZ28 através do fixo TERER. O PR-XMI passa a voar em cruzeiro no nível de voo 370 (37 mil pés ou 11.278 metros).

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Serviço de Bordo da GOL para voos domésticos.


Para o entretenimento a bordo, o PR-XMI está equipado com o GOL Online. O passageiro conecta-se através da web pelo próprio smartphone com um menu de filmes e séries. Assim como em nosso voo de ida, o serviço de bordo é iniciado pelos comissários de voo, com opções de snacks salgados ou doces e bebidas (água, refrigerante, suco ou café).

 

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O Boeing MAX em Voo no trecho GRU-CAC-GRU.

A volta é a sensação do voo ter uma duração mais curta. Deixamos o estado do Paraná e passamos a sobrevoar o estado de São Paulo. Somos informados pela tripulação do início da descida ao cruzar sobre a cidade de Capão Bonito. Nosso MAX é vetorizado pelo Centro Curitiba (ACC) para voar em direção ao rumo 066° até a região de Água Branca em voo descendente para 29 mil pés (8.840 metros). Em seguida, iniciamos uma curva à esquerda em direção ao rumo 025° até a região de Sarapuí, mantendo o nível de voo a 26 mil pés (7.925 metros).

 

O Centro Curitiba transfere o voo para o Controle de Aproximação São Paulo (APP) e libera nossa descida para 24 mil pés (7.315 metros). Guarulhos no momento está operando pousos pela pista 28L e decolagens pela 28R. A tripulação programa o procedimento de chegada através da STAR RNAV EVRAL 1B com transição pelo fixo BUXUK.


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O Aeroporto de Sorocaba (SOD / SDCO) e toda a cidade de Sorocaba, visto do alto e 23 mil pés (7.010 metros).

Ao cruzar sobre a cidade de Araçoiaba da Serra, logo vejo pelo meu canto direito o Aeroporto de Sorocaba por completo, aos 23 mil pés (7.010 metros), e toda a cidade de Sorocaba. Aos 19 mil pés (5.791 metros), passamos a sobrevoar a região de Itupeva, com visão do Aeroporto de Jundiaí, a região urbana da cidade e cidades vizinhas.


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O Aeroporto de Jundiaí (QDV / SBJD) visto do alto a 19 mil pés (5.791 metros).


Começamos a sentir algumas turbulências leves ao cruzar uma zona de pressão e a presença de algumas nuvens cumulonimbus em formação, próximo à região de Morungaba. O MAX inicia uma curva para à direita em direção ao rumo 085°, descendo para 14 mil pés (4.267 metros).


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Condominio Aeronautico Vale Eldorado (SDVH) visto do alto a 11 mil pés (3.353 metros).

O Centro de Aproximação São Paulo passa a vetorizar o MAX para voar próximo ao VOR Braganca (BGC) pelo rumo 180°, a uma altitude de 11 mil pés (3.353 metros), onde vejo o Condomínio Aeronáutico Vale Eldorado. 

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Aeroporto de Atibaia (SDTB) visto do alto a 10 mil pés (3.048 metros).


Seguimos pelo rumo e logo estamos sobrevoando a cidade de Atibaia a 10 mil pés (3.048 metros), à direita com visão do aeroclube de Atibaia, com sua pista não pavimentada, paralela à Rodovia Fernão Dias. Os passageiros sentados pelo lado esquerdo têm o privilégio de ver a Pedra Grande, um ponto turístico na região de Atibaia. O Boeing MAX cruza o fixo SANPA e passa a voar ao rumo 143°, com uma curva à esquerda.

 

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Em descida para 6 mil pés (1.828 metros), o Boeing passa a voar a perna do vento de Guarulhos pelo rumo 113°, a uma velocidade de 230 nós (482 km/h). A grande São Paulo começa a ganhar visual, bem como um Boeing 737 da companhia realizando o procedimento de pouso pela final da pista 28 de Guarulhos.

 

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Vila Industrial da cidade de Santa Isabel visto do alto a 5.800 pés (1.372 metros).

A 5.800 pés, ingressamos na perna base de Guarulhos e iniciamos da fase de pouso através do procedimento (IAC) RNP X RWY 28L. Totalmente configurado para pouso, com os flaps totalmente estendidos e a velocidade de aproximação ajustada para 148 kt (274 km/h), o Boeing MAX começa a ingressar pela final da 28L através do fixo ETIKO, em 4.500 pés (1.372 metros) de altitude. O trem de pouso é baixado e travado, e a tripulação chama a Torre de Guarulhos, informando que está na final a 8 milhas da cabeceira da 28L. A Torre de Guarulhos coordena as instruções e o pouso é autorizado. O Boeing MAX toca o solo de forma brusca em Guarulhos pela pista 28L com 148 kt (274 km/h) às 12h57. Em desaceleração, o PR-XMI libera a pista pela via taxi G (Golf) e chama o Solo de Guarulhos. Imediatamente o solo autoriza o taxi via G, A e H (Golf, Alpha e Hotel). Às 13h02, o Boeing 737 MAX finaliza o voo ao estacionar no box 304.


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Tripulação do nosso voo GRU-CAC-GRU.

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Tripulação do nosso voo GRU-CAC-GRU.

 

Detalhes da viagem

 

As informações contidas neste quadro servem como referências aos leitores e têm como objetivo de mostrar as principais características de casa empresa aérea, tanto operacionais como nas relações com os passageiros. Todos os dados referem-se unicamente a este voo.

 

  • Reserva 😑– Realizando algumas simulações de reservas, senti incomodado quanto ao selecionar a data, exemplo: quando apenas quer mudar a data do voo é obrigado refazer toda a pesquisa, preenchendo o local de ida e volta e os assentos, para então o sistema apresentar as opções de voos. Não gostei também da poluição visual de propagandas dos parceiros oferecendo as opções de locar um carro, mala, e hotel para o destino selecionado. Para grandes brasileiros que não possui conhecimento em manusear computadores, isso acaba gerando cliques acidentais sem ao menos perceber que contratou o serviço. 
  • Check-in 😐– A companhia libera o check-in a partir de 48 horas antes da decolagem e com limite máximo de até 1 hora antes. Já realizei outros voos pela companhia, através do aplicativo é possível fazer o check-in antecipado, isso agiliza bastante o passageiro em caso de imprevistos e evita a perder o voo caso o embarque seja em tempo limite de “última chamada”. Porém, com a nova atualizações achei o check-in com alguns “bugs” via aplicativo, me obrigando a ligar o notebook para realizar via web. 
  • Avião 😍– Sou suspeito a dizer do avião uma vez que amo aviões. O Boeing MAX do voo é uma aeronave nova, assentos novos e confortáveis e com uma visão clean de cabine trazendo uma leveza durante o voo ao passageiro. Aeronave estava limpa, e principalmente os vidros. 
  • Comissários 😍– De todos os voos que já realizei na vida, de forma cordial e generosos foi a melhor tripulação que já voei. 
  • Serviço de Bordo 😊– Bem padrão de uma companhia de low cost-low fare. Afinal, no Brasil a GOL foi a companhia que implementou no mercado aéreo a companhia de baixo custo e baixa tarifa aos passageiros permitindo assim pessoas que nunca voaram de avião a ter o prazer de viajar. Então, o serviço de bordo também é leve e simples, sem muito glamour ou luxo como as demais companhias aéreas renomadas de altas tarifas. Como o voo é curto, achei válido o serviço de bordo. 
  • Entretenimento 😊– Não tenho paciência para assistir filmes ou séries em voos, amo ver paisagens esse é o meu entretenimento. Porém, senti falta da internet a bordo no avião que realizou a rota. Algumas aeronaves da GOL já estão implementadas a internet a bordo. Mas para quem gosta de filmes, a companhia oferece o menu através da web onde o passageiro conecta através do próprio celular, tablet ou notebook para entreter a bordo. 
  • Conforto 😊– Quem olha os assentos do MAX tem a sensação de não ter conforto, mas isso é um engano, os assentos são confortáveis, e senti um pouquinho a mais de espaço, que os 737NG e aviões concorrentes que já voei. 
  • Programa de milhas 😊– A companhia premia os seus passageiros com o exclusivo programa de milhas chamado Smiles oferecendo ao cliente, promoções através do próprio cartão de crédito Smiles, além disso, a Smiles oferece ao passageiro da GOL a opção de mais de 60 companhias aéreas parceiras, parceria com a Uber, locadoras de carros, hotéis. O cliente ao abastecer o carro em postos de gasolina também tem o acúmulo de milhas.




 Mais fotos do voo

GRU => CAC => GRU


Fotos de © Herbert Monfre


Com participação de algumas imagens concedidas por
 © Paulo Tadeu.

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