Emirates opera voo de demonstração com combustível de aviação 100% sustentável
A Emirates realizou seu primeiro voo de demonstração com uma aeronave Boeing 777-300ER, usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF) em um de seus motores. O voo decolou do aeroporto internacional de Dubai (DXB) e foi comandado pelo Capitão Fali Vajifdar e Capitão Khalid Nasser Akram, sobrevoando a costa de Dubai por mais de uma hora.
O voo de demonstração com SAF tem um significado especial,
pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade” para
reforçar o seu compromisso com a busca por soluções inovadoras para desafios
como energia, mudança climática e outras questões relacionadas à
sustentabilidade. O voo apoia os esforços coletivos do setor para permitir voos
com 100% SAF e ajudar a promover os objetivos de sustentabilidade dos Emirados
Árabes Unidos.
O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Oriente
Médio e Norte da África com 100% SAF, apoia o trabalho mais amplo de redução
das emissões de CO2 do ciclo de vida, enquanto o setor busca aumentar o uso de
SAF. Os voos também ajudarão a ajustar futuras demonstrações de SAF e apoiarão
a certificação futura, com a aprovação de 100% SAF drop-in para aeronaves.
Atualmente, o SAF é aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas com
misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.
A Emirates trabalha com as empresas parceiras GE Aerospace,
Boeing, Honeywell, Neste e Virent para adquirir e desenvolver uma mistura de
SAF que reproduza as propriedades do combustível de aviação convencional. Em
cada mistura, foram realizadas várias medições de propriedades físicas e
químicas do combustível. Depois de vários testes em laboratório e testes
rigorosos, eles chegaram a uma proporção de mistura que refletia as qualidades
do combustível de aviação. Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas
por HEFA-SPK fornecido pela Neste (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados e
querosene parafínico sintético) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático
sintético hidrodesoxigenado). O 100% SAF foi usado em um motor GE90, e o
combustível de aviaçao convencional abasteceu o outro.
O voo de teste comprovou ainda mais a compatibilidade do SAF
especialmente misturado como uma fonte de combustível segura e confiável. O
resultado promissor dessa iniciativa também aumenta o corpo de dados e
pesquisas do setor sobre misturas de SAF em proporções maiores, abrindo caminho
para a padronização e futura aprovação de 100% SAF drop-in como substituto do
combustível de aviação, bem acima do limite atual de 50% na mistura.
Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates, disse:
“Este voo é um momento marcante para a Emirates e um passo positivo para o
nosso setor, pois trabalhamos coletivamente para enfrentar um dos nossos
maiores desafios: reduzir nossa pegada de carbono. Foi uma longa jornada até
finalmente vermos este voo de demonstração decolar com 100% SAF. A Emirates é a
primeira companhia aérea de passageiros do mundo a operar uma aeronave Boeing
777 com motor GE 100% SAF. Essas iniciativas contribuem significativamente para
o conhecimento do setor sobre SAF e fornecem dados para demonstrar o uso de
misturas com níveis maiores de SAF para futuras aprovações regulatórias.
Esperamos que voos de demonstração marcantes como este ajudem a abrir as portas
para ampliar a cadeia de suprimentos SAF e torná-la mais disponível e acessível
em todas as regiões e, o mais importante, com adoção mais ampla do setor no
futuro.”
“Meus parabéns à Emirates por esta conquista. O SAF é
fundamental para ajudar o setor da aviação a atingir sua meta de zero emissão
líquida até 2050; e colaborações como esta para testar 100% SAF globalmente nos
ajudarão a nos aproximar dessa meta”, disse Aziz Koleilat, vice-presidente de
vendas globais e marketing do Oriente Médio da GE Aerospace.
“A Boeing parabeniza a Emirates por seus testes de voo
bem-sucedidos usando combustível de aviação sustentável (SAF)”, disse Omar
Arekat, vice-presidente de vendas comerciais e marketing do Oriente Médio da
The Boeing Company. “O SAF desempenhará um papel crítico no compromisso da
indústria da aviação de atingir zero emissão líquida até 2050, exigindo uma
forte colaboração do setor. Ficamos orgulhosos de trabalhar em parceria com a
Emirates nesses testes e esperamos continuar trabalhando com nossos parceiros
para permitir o uso abrangente de SAF em todo o mundo.”
“Estamos animados com a aplicação da nossa tecnologia em uma
demonstração tão marcante. A unidade auxiliar de energia 331-500 ou APU faz
parte do sistema da aeronave Boeing 777. A APU fornece partida do motor
principal, controle ambiental e alimenta o sistema de backup de emergência da
aeronave no solo e durante o voo. Ela usa o mesmo combustível que os principais
motores de propulsão. Atualmente, a APU é certificada para operar com apenas
50% SAF; portanto, esta demonstração é um grande primeiro passo para comprovar
a funcionalidade e a capacidade completas da APU ao operar com 100% SAF”, disse
Mosab Alkubaisy, diretor de companhias aéreas da Honeywell Aerospace Middle
East.
Jonathan Wood, vice-presidente na região EMEA de aviação
renovável da Neste, disse: “A Neste trabalhando em estreita colaboração com
parceiros para acelerar a disponibilidade e o uso do SAF, que desempenha um
papel fundamental na redução das emissões das viagens aéreas. Para alavancar
totalmente seu potencial de descarbonização, precisamos permitir o uso de 100%
SAF. Voos de teste como este da Emirates são um passo importante para a
certificação de 100% SAF. Também mostra a importância da cooperação para
atingir as metas de redução de emissões e a Neste está empenhada em fazer a sua
parte para garantir que Dubai e os Emirados Árabes Unidos continuem líderes em
sustentabilidade e reduções de emissões no setor de aviação, enquanto
aumentamos a nossa capacidade de produção de SAF para 1,5 milhão de toneladas
por ano até o final deste ano. Estamos ansiosos para aumentar o fornecimento de
SAF para Dubai”.
“A tecnologia da Virent converte açúcares vegetais
amplamente disponíveis em compostos que possibilitam o combustível de aviação
100% sustentável, sem a necessidade de misturar com combustível de aviação
tradicional”, disse Dave Kettner, presidente e conselheiro geral da Virent,
Inc. “Com a nossa empresa controladora Marathon Petroleum Corporation, temos o
compromisso de atender às necessidades atuais de energia enquanto investimos em
um futuro com diversidade energética. O voo de hoje é um grande exemplo desse
compromisso. Estamos entusiasmados com esta oportunidade de trabalhar com
nossos colegas visionários da Emirates, GE Aerospace, Boeing, Honeywell e
Neste, pois mostramos que podemos alimentar a aviação sustentável sem modificar
os modernos motores das companhias aéreas ou a infraestrutura que atende ao
setor aéreo.”
Sua Excelência Saif Humaid Al Falasi, CEO do Grupo ENOC,
elogiou a conquista, pois coincide com 2023, o “Ano da Sustentabilidade”,
anunciado pelo Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza o Xeique
Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Também representa um passo importante na redução
das emissões de dióxido de carbono para alcançar a neutralidade climática.
Sua Excelência acrescentou: “No Grupo ENOC, priorizamos o
trabalho com a colaboração dos nossos parceiros estratégicos para implementar
um roteiro nacional para o combustível de aviação sustentável. Esse plano não
visa apenas acelerar a descarbonização do setor de aviação, mas também
contribuir para atingir as metas dos Emirados Árabes Unidos de neutralidade
climática, aumentar a eficiência e a conservação de combustível, além de
posicionar os Emirados Árabes Unidos como um centro regional para combustível
de aviação sustentável. Desempenhando um papel ativo no fornecimento de combustível
de aviação aos aeroportos de Dubai, o Grupo ENOC participa dessa conquista ao
garantir as misturas de combustível de aviação sustentável, o que ajudará a
garantir esse tipo de combustível nos Emirados Árabes Unidos no futuro.”
A Emirates apoia iniciativas que ajudam a minimizar suas
emissões de CO2. A companhia aérea já fez grandes avanços em eficiência e
conservação de combustível, além de avanços operacionais em suas atividades. A
companhia aérea também apoia o compromisso coletivo da IATA de atingir zero
emissão líquida até 2050 e explora oportunidades para aumentar a eficiência
energética do combustível e uso de SAF, combustíveis de aviação com menor
pegada de carbono (LCAF) e energia renovável.
A companhia aérea já administra um programa abrangente de
eficiência de combustível que investiga e implementa ativamente maneiras de
reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que
operacionalmente viável. Algumas das iniciativas mais importantes do programa
incluem a operação de “pistas flexíveis”, ou rotas flexíveis, uma parceria com
provedores de serviços de navegação aérea para criar o plano de voo mais
eficiente para cada voo. Esses trabalhos estão em andamento desde 2003, e a
Emirates tem trabalhado com a IATA para estender esse sistema de rotas em todo
o mundo como um procedimento operacional padrão sempre que possível.
O primeiro voo da Emirates com SAF misturado com combustível
de aviação foi em 2017, que decolou do aeroporto O’Hare em Chicago usando uma
aeronave Boeing 777. A companhia aérea recebeu sua primeira aeronave A380 com
motor SAF em 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo
naquele mesmo ano.
Essa publicação contém conteúdo fontes direto da assessoria
de imprensa.
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