Campinas recebe hoje o enorme avião Beluga que está em Fortaleza e pela primeira vez no Brasil
Foto © Airbus - Divulgação. |
Após enorme atraso e algumas alterações na programação, o avião
Airbus Beluga ST (ST de 'Super-Transporter'), registro F-GSTB (Beluga número #2) pousou pela primeira vez em
Fortaleza, no Brasil, às 15h24 (hora local).
A aeronave semelhante ao animal marinho, como parte de uma missão
para transportar o primeiro helicóptero executivo ACH160 a um operador
brasileiro. O helicóptero possui tecnologia avançada e será montada nas
instalações MRO da Azul Linhas Aéreas, localizadas no aeroporto de Viracopos,
em São Paulo, onde o Beluga teve a decolagem antecipada às 10h21 (hora local) de Fortaleza
nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022 com pouso previsto às 14h (hora local)
em Campinas, no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo antes de retornar à
Europa.
Em janeiro desde ano, a Airbus lançou um novo serviço para
oferecer transporte de cargas especiais para clientes do mundo inteiro com o
Beluga ST. Estes aviões cargueiros, baseados no projeto A300-600, expandiram
seu escopo além das transferências intra-Airbus para missões de voo em todo o
mundo transportando cargas de grande tamanho.
Com o novo serviço, até cinco Beluga ST estarão aptos a voar com
cargas de tamanho fora do comum para clientes com contratos comerciais, atendendo
indústrias como fabricantes de motores, espaço, fabricação de helicópteros e
máquinas, petróleo, gás e energia, veículos terrestres e outros equipamentos
militares, suprimentos humanitários, entre outros.
Na América Latina e no Caribe, a Airbus já vendeu mais de 1.100
aeronaves e tem um backlog de mais de 500, com mais de 700 em operação em toda
a região, representando quase 60 por cento da quota de mercado da frota em
serviço. Desde 1994, a Airbus tem assegurado aproximadamente 70 por cento das
encomendas líquidas na região.
A Carga Aérea a bordo no Beluga
A aeronave estará transportando a bordo uma carga avaliada em média de US$ 16 milhões. Trata-se de um helicóptero ACH160 (foto abaixo), é a mais nova versão do H160, uma versão configurada com um interior luxuoso oferecendo ao passageiro uma melhor iluminação, janela maiores, além de volume de espaço e conforto comparado com as gerações anteriores de helicópteros da categoria. O protótipo recebeu a certificação pela EASA em 1º de julho de 2020.
Foto © Airbus Helicopters - Divulgação. |
“Desde o início do ano esse avião está disponibilizado para
transportar cargas especiais, é a primeira vez que ele virá para a América
Latina, e dentro dele estará um helicóptero ACH-160, comprado por um cliente
brasileiro, nós vamos receber este avião em Campinas, no hangar da Azul, para o
Brasil será um fato interessante, e nós da Airbus estaremos muito felizes de
estar recebendo este avião aqui no Brasil”, disse Gilberto Peralta, Presidente
da Airbus Brasil.
Estima-se que o próprio helicóptero também estará presente pela
primeira vez na maior feira de aviação executiva e negócios da América Latina –
a LABACE 2022 (Latin America Business Aviation Conference & Exhibition) que
acontece entre os dias 9-11 de agosto em São Paulo. Ou seja, as duas aeronaves
– Beluga e o helicóptero ACH160 – estarão pela primeira vez no país e na região
latino americano.
O Beluga em Resumo
O Belula teve seu desenvolvido inicial em agosto de 1991 com base
no Airbus A300, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e
grandes cargas para a própria fabricante Airbus situadas na Alemanha, França,
Reino Unido e Espanha. Entretanto, uma vez que sua capacidade máxima de carga é
de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em
peso.
Apenas três anos depois, em 1994, o primeiro protótipo fazia seu
roll-out em Toulouse. O primeiro voo aconteceu em 13 de setembro de 1994 e deu
início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de
teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em
janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998.
O Beluga possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem
de pouso principal e cabine de comando do A300. A principal mudança é a enorme
fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que
obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a
utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais.
Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas
no estabilizador vertical principal.
O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC,
uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar
o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande
capacidade volumétrica do avião (1400m³) para o transporte de cargas volumosas,
o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave,
incorporada à frota em 2000.
Foram construídos um total de 5 Airbus A300-600ST Beluga que já
são considerados como versão antiga. Atualmente a Airbus lançou a mais nova
versão do Beluga, chamado versão XL, com base no A330 com novas tecnologias,
inovação e eficiência no consumo de combustível. Estes Belugas XL já estão em
operação que nos próximos anos substituirão os Belugas ST.
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