O enorme avião Beluga estará no Brasil pela primeira vez neste final de semana
Foto © Airbus - Divulgação. |
O maior avião desenvolvido pela própria fabricante Airbus – O Airbus A300-600STG Beluga, matricula F-GSTB (aeronave da foto) – estará pela primeira vez no Brasil neste final de semana até terça-feira (23 - 26 de julho).
A aeronave estará transportando a bordo um helicóptero ACH160, o
mais tecnologicamente avançado do mundo, a um operador brasileiro. O próprio
helicóptero também estará presente também pela primeira vez na maior feira de aviação
executiva e negócios da América Latina – a LABACE 2022 (Latin America Business
Aviation Conference & Exhibition) que acontece entre os dias 9-11 de agosto
em São Paulo. Ou seja, as duas aeronaves estarão pela primeira vez no país e
continente latino americano.
De Viracopos o helicóptero seguirá para Itajubá, em Minas Gerais,
na Helibras, fábrica de helicópteros da Airbus no Brasil, e em seguida será
entregue ao comprador.
“Desde o início do ano esse avião está disponibilizado para
transportar cargas especiais, é a primeira vez que ele virá para a América
Latina, e dentro dele estará um helicóptero ACH-160, comprado por um cliente
brasileiro, nós vamos receber este avião em Campinas, no hangar da Azul, para o
Brasil será um fato interessante, e nós da Airbus estaremos muito felizes de
estar recebendo este avião aqui no Brasil”, disse Gilberto Peralta, Presidente
da Airbus Brasil.
Em janeiro, a Airbus anunciou o serviço para oferecer transporte
de cargas especiais com BelugaST, para clientes do mundo inteiro.
Como isso, os cinco BelugaST estão aptos a voar com cargas de
tamanho fora do comum para clientes com contratos comerciais, atendendo
indústrias como fabricantes de motores, espaço, fabricação de helicópteros e
máquinas, petróleo, gás e energia, veículos terrestres e outros equipamentos
militares, suprimentos humanitários, entre outros
Com a destruição do Antonov 225, o único protótipo e maior avião
de carga do mundo, o Beluga ganhou mais espaço ao mercado de carga aérea
pesadas abrindo grandes oportunidades para novas operações quanto se trata de logísticas
pesadas.
Entusiastas da Aviação no Brasil estão se mobilizando para ver
esse icônico avião raro de ser visualizado na América Latina.
De fato, em Campinas, a aeronave promete atrair uma multidão de
pessoas para ver o Beluna, para se ter uma ideia, haverá pessoas de outros
estados só para ver a aeronave chegando ao redor do Aeroporto de Viracopos. A
Polícia Rodoviária Federal estará em operação na rodovia Santos Dumont, próximo
a região do Aeroporto para evitar que pessoas que estiverem de carro não parar
no acostamento da rodovia no momento em que aeronave pousar onde estará sujeito
à multa.
A aeronave pousará primeiro em Fortaleza, Ceará, onde será
realizado uma escala técnica para reabastecimento da aeronave que seguirá com
destino final até Campinas, São Paulo m no Aeroporto de Viracopos.
Confira os horários (com sujeito a alterações – Todos em horário
de Brasília):
Sábado – 23 de julho:
Senegal - > Fortaleza - CE (chegada prevista às 16:10) – Voo BGA 4003.
*Aeronave pernoitará em Fortaleza.
Domingo – 24 de julho:
De Fortaleza - CE decola às 10h -> Campinas - SP – Viracopos (chegada prevista às 13:20) – Voo BGA – 4004.
Segunda-Feira, 25 de julho:
De Campinas - SP – Viracopos decolagem prevista às 16h -> Fortaleza - CE (chegada prevista às 19h55) – Voo BGA-4005.
*Aeronave pernoitará mais uma vez em Fortaleza.
Terça-Feira, 26 de julho:
Decola de Fortaleza-CE rumo à Europa previsto às 12h30 – Voo BGA-4006.
O Beluga em Resumo
O Belula teve seu desenvolvido inicial em agosto de 1991 com base
no Airbus A300, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e
grandes cargas para a própria fabricante Airbus situadas na Alemanha, França,
Reino Unido e Espanha. Entretanto, uma vez que sua capacidade máxima de carga é
de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em
peso.
Apenas três anos depois, em 1994, o primeiro protótipo fazia seu
roll-out em Toulouse. O primeiro voo aconteceu em 13 de setembro de 1994 e deu
início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de
teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em
janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998.
O Beluga possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem
de pouso principal e cabine de comando do A300. A principal mudança é a enorme
fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que
obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a
utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais.
Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas
no estabilizador vertical principal.
O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC,
uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar
o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade
volumétrica do avião (1400m³) para o transporte de cargas volumosas, o que
acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada
à frota em 2000.
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