88 fotos inéditas do AIRBUS A220 - Pela primeira vez no Brasil
Embarque conosco e conheça a mais nova aeronave da Família Airbus que realizou um tour de demonstração na América Latina!
Em 12 de abril de 2022, o Brasil recebeu pela primeira vez especificamente em Guarulhos, o Airbus A220-300 nas cores da Swiss Air Lines de registro HB-JCU. Na ocasião, a companhia aérea de bandeira Suíça “emprestou” sua aeronave para ser o demonstrador da fabricante Airbus durante a Demo Tour na América Latina. A mesma aeronave também esteve como maior objetivo da Airbus em reforçar seu compromisso de longa data com a indústria aeroespacial da América Latina apresentando de forma estática seus mais recentes produtos durante a FIDAE 2022, um dos maiores eventos de aviação civil e militar da América Latina que acontece tradicionalmente em Santiago, Chile. Com o fim do evento FIDAE 2022, a aeronave esteve com uma parada exclusiva em Buenos Aires, Argentina para demonstração à possíveis clientes argentinos antes de chegar ao Brasil.
Conforme está em lei no RBAC – Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – Toda aeronave proveniente do exterior, com destino ao Brasil ou em trânsito, deve fazer o primeiro pouso e a última decolagem em aeroporto internacional. Isto é, nem que seja apenas um toque e arremetida para prosseguir ao destino de algum aeroporto nacional. Foi o caso do A220, que chegou no Brasil em Guarulhos, pela noite do dia 11 de abril, onde o evento de demonstração no Brasil ocorreu no Aeroporto de Congonhas. Ao dia 12 pela manhã, o A220 voou para o Aeroporto de Congonhas.
Em convite da Airbus, MAIS QUE VOAR teve a oportunidade única de conhecer a inovadora aeronave que foi construída especialmente para o mercado de 100-150 assentos equipado por dois motores PW1500G da Pratt & Whitney, reunindo aerodinâmica de última geração, materiais avançados. Imprensa e convidados executivos tiveram a oportunidade de conhecer todos os detalhes da mais nova e menor aeronave da Airbus e claro, voar no avião.
O protótipo A220 foi desenvolvido em duas versões, a versão -100 e versão -300. A versão -300 está com apenas uma diferença na fuselagem com 3,7 metros a mais que o -100.
O mercado do A220
Segundo dados da Airbus em fevereiro de 2022, o programa A220 já recebeu mais de 740 encomendas, que corresponde 56% do marketshare na categoria em que o avião compete e obtém mais pedido que o A319 do mesmo fabricante com 70 aeronave encomendadas, que corresponde 5% do mercado. Enquanto seus concorrentes, Embraer E2 obtém 225 aeronaves encomendadas correspondente 17% e o Boeing 737 MAX 7 com 294 aeronaves encomendas com a fatia 22% do mercado na categoria.
São mais de 200 aeronaves A220 que já estão voando em 25 clientes, que corresponde 37% por grandes operadores aéreos, 32% por operadores aéreos de baixo custo, 27% por empresas lessores de aeronaves incluindo bancos e 5% por companhias aéreas regionais.
A companhia Air France e a norte americana JetBlue, foram as primeiras companhias aéreas a voarem com o A220 transportando passageiros de forma comercial.
A220, uma aeronave compromissada com o Meio Ambiente
Companhias aéreas têm pegado pesado com o ESG (sigla em inglês: Environmental, Social and governance – corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e a Airbus, assim como toda a aviação também se têm empenhado bastante com bons resultados neste foco de sustentabilidade.
O avião A220 também é projetado para operar em aeroporto de zonas urbanas, como é o caso do Aeroporto de Congonhas, rodeado de casas em seu redor, a aeronave é uma das mais silenciosas e proporciona aos clientes uma redução de 50% na emissão de ruído para a comunidade.
Só com o programa do A220, o jato oferece redução de até 25% na emissão de gases CO2 e diminui em cerca de 50% de gases NOx do que o exigido pelos padrões da indústria resultando uma entrega de 25% a menos no quesito ao consumo de combustível por assento.
A Airbus mensurou o A220 comparando com aeronaves de geração anteriores e concluiu que o A220 economiza em emissão de co2 equivalente 170 mil aeronaves ao ano equivalente a plantar 3 Parque do Ibirapuera ao ano, só para compensar a emissão de carbono. Um ganho significativo com a responsabilidade social e ecológica em metas de sustentabilidade.
A companhia aérea norte-americana Jetblue substituiu parte de suas aeronaves Airbus A320 por aeronaves A220 e a companhia já obteve resultados positivos que foram divulgados aos seus investidores em relatório sobre o ano de 2020, com uma redução de 40% consumo de combustível por assento, 30% com baixo custo operacional por assento e uma eficiência de voo de 6.296 KM (3.400nm).
O Conforto ao Passageiro
Com uma configuração máxima para 150 assentos, o Airbus A220 pode ser configurado com Classe executiva de 4 assentos por fileira (2-2) e classe econômica com 5 assentos por fileira (3-2), essas configurações a companhia aérea podem escolher na configuração executiva e econômica ou somente econômica.
Possui uma boa altura do teto, um impressionante conforto para andar na aeronave e o melhor de tudo com uma boa iluminação tudo isso graças as suas modernas janelas maiores comparado com a família A320.
Com o A220, a Airbus harmonizou a filosofia para pilotos que operam o A220 e a Família A320, agora foi comunalizado a parte de serviços e suporte com ambas aeronaves.
“Existe treinamentos diferentes, o A220 possui um treinamento mais curto e reduz o tempo de treinamento em simulador, há uma vantagem também que permite ter um contato de pilotos entre A220 e o A320, não é o mesmo nível, mas tem curto tempo com mesma eficiência, isso ajuda na economia que as companhias dizem que é importante” disse Victor Shigueoka, Diretor de marketing na Airbus.
O A220 e a Família A320 existem valores diferentes e companhias aéreas ainda têm o interesse com a comunalidade que a Airbus pode oferecer aos seus operadores, desde A220 ao A321. “Companhias aéreas na Europa diversificam seus modelos de aviões devido às suas regiões montanhosas e climáticas onde operam, tudo isso, de acordo com suas performances e seus nichos. Então para Airbus é interessante ter duas ofertas a oferecer a seus operadores”, concluiu Shigueoka.
Até o momento da publicação, nenhum operador aéreo na América Latina opera o A220 embora a Airbus trouxe ao Brasil para apresentar exclusivamente à GOL Linhas Aéreas.
Seria de fato por haver a concorrência direta e forte da Embraer na América Latina, uma vez que o E2 é a aeronave que compete diretamente com o A220? Segundo a Airbus, o A220 ainda há uma grande chance de inserir em algum operador aéreo latino-americano.
“Infelizmente companhias aéreas na América do Sul sofreram mais impactos que a média de outras companhias aéreas comparado companhias aéreas na Europa, Ásia e América do Norte durante a COVID-19. Operadores aéreos da América Latina não tiveram grandes apoios de seus governos e ainda tiveram que cortar seus custos financeiros embora a Airbus teve em 2021 um excelente ano de encomendas, mas companhias antes da pandemia estavam cultivadas em renovar frotas e aumentar a malha aérea e tinha a capacidade financeira. A América Latina tem que refazer primeiro os custos financeiros e decisões deverão ser retomadas em um futuro adiante”, disse Antônio Costa Diretor de Desenvolvimento de Mercado de Aeronaves de Corredor Único da Airbus.
FOTOS A220
Confira algumas fotos exclusivas do A220 no Brasil
Fotografado por Herbert Monfre:
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