Pela primeira vez, LATAM substitui trem de pouso do Boeing 777-300ER na América Latina
A LATAM Brasil acaba de finalizar a primeira troca de trem
de pouso de uma aeronave Boeing 777-300ER (registro / matrícula PT-MUE – Papa
Tango Mike Uniform Echo) na América Latina. Ao internalizar a realização deste
procedimento nas instalações do seu CML (Centro de Manutenção de Linha), em
Guarulhos (SP), a companhia terá uma redução de custos de aproximadamente 50%
em comparação com a execução do serviço por centros de manutenção externos.
O trem de pouso é a estrutura que inclui rodas, pneus,
freios e amortecedores e é responsável por garantir a segurança de cada pouso e
decolagem. A execução do processo internamente comprova a capacidade técnica da
equipe de manutenção da LATAM e contribui para o aumento da competitividade da
companhia.
A substituição do trem de pouso da aeronave levou 11 dias e demandou horas de trabalho de 36 profissionais, incluindo mecânicos, inspetores, engenheiros e planejadores do CML Guarulhos e do LATAM MRO (sigla em inglês: Maintenance, Repair and Overhaul) localizado em São Carlos (SP). As equipes foram divididas em dois turnos, para se dedicarem totalmente ao projeto. Por se tratar da primeira troca realizada internamente pela companhia, o tempo de execução do serviço é considerado extremamente competitivo em relação ao praticado no mercado, uma vez que centros de manutenção externos podem levar mais tempo para executar o mesmo procedimento.
A logística do Suporte do trem de pouso ("perna") sendo transportado para CML da LATAM em Guarulhos. Foto © LATAM - Divulgação. |
O suporte do trem de pouso ("perna") aguardando a montagem no Boeing 777 nas instalações da CML da LATAM em Guarulhos. Foto © LATAM - Divulgação. |
A decisão de realizar o serviço nas dependências da LATAM Brasil surgiu após a companhia identificar que existe uma carência de empresas de manutenção no mundo com capacidade para receber esse modelo de aeronave e executar os serviços dentro do prazo a ser cumprido. A iniciativa foi tão bem-sucedida que a empresa avalia, inclusive, se irá realizar trocas dos trens de pouso de outras aeronaves do modelo Boeing 777-300ER de sua frota.
“Internalizar esse serviço dá mais flexibilidade e autonomia
à LATAM Brasil, que pode escolher o melhor momento para retirar a aeronave de
operação para iniciar o procedimento. Esta é mais uma frente da Companhia para
aumentar nossa competitividade e disponibilidade das aeronaves para uma
operação segura e pontual”, ressalta Alexandre Peronti, diretor de Manutenção
da LATAM Brasil.
Após a substituição do conjunto do trem de pouso nesse
modelo de aeronave, que precisa ser trocado a cada 10 anos e possui dois trens
de pouso sob as asas e um no nariz, totalizando 14 rodas, foram realizados
diversos testes, conforme determina o manual do fabricante, para validar e
avaliar o funcionamento de todos os mecanismos e controles que o componente
deverá executar durante o voo.
Foram testados, por exemplo, os comandos de abertura e fechamento, além de testes de luz, sensores e sistema de frenagem. Confira o vídeo (Vídeo © LATAM):
A LATAM Brasil já realiza internamente a troca do trem de
pouso de todas as aeronaves da família Airbus A320. A substituição é feita no
CML de Guarulhos, no LATAM MRO de São Carlos e no hangar da companhia em Congonhas.
A troca do componente e os testes foram concluídos em 25 de fevereiro, e a aeronave passa, agora, por manutenção preventiva, obedecendo às determinações do fabricante. A previsão é de que o Boeing 777-300ER (registro / matrícula PT-MUE) seja liberado para voltar à operação ainda nesta semana. Já o trem de pouso substituído passará por um processo de revisão geral do fabricante, no exterior, para restaurar a sua confiabilidade, antes de retornar à LATAM Brasil.
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