Embraer lança o E-jet versão Cargueiro (E190F e E195F) e anuncia pausa temporária no E175-E2
Imagem renderizada © Embraer - Divulgação. |
A Embraer entra no mercado de transporte de carga aérea com
o lançamento das conversões de passageiros para cargueiros dos jatos E190F e
E195F (P2F). Os E-Jets cargueiros são projetados para atender às demandas
geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas
muito ágeis e descentralizadas. Assim, a Embraer está oferecendo um desempenho
operacional imbatível no transporte de carga e a flexibilidade que os jatos de
tamanho adequado oferecem.
“Perfeitamente posicionados para preencher a lacuna no
mercado entre cargueiros turboélices e jatos narrowbodies maiores, a nossa
conversão de E-Jets P2F chega ao mercado em um momento em que a procura de
frete aéreo para carga continua a decolar, e à medida que o comércio eletrônico
e o comércio em geral passam por uma transformação global”, afirmou Arjan
Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A conversão completa para cargueiro está disponível para
todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para o início
de 2024. A Embraer enxerga um mercado para aeronaves desta dimensão de
aproximadamente 700 aviões ao longo de 20 anos.
Essa iniciativa acontece quando a Embraer vislumbra três grandes oportunidades:
- As atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria;
- A transformação contínua da intersecção entre comércio, negócios e logística levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; a missão perfeita para cargueiros do tamanho dos E-Jets;
- Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década. A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais 10 a 15 anos, e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.
As conversões de E-Jets P2F da Embraer proporcionarão
desempenho e economia sem igual. Os E-Jets de carga terão 50% a mais de
capacidade de volume e três vezes mais autonomia do que os grandes turboélices
de carga e custos de operação até 30% do que os jatos narrowbodies.
“Os E-Jets cargueiros prestarão um serviço rápido, confiável
e rentável aos transportadores, prolongarão a vida útil dos E-Jets por mais 10
a 15 anos, e mantendo o valor residual dos E-Jets, criando assim um forte
argumento comercial que encoraja a substituição de aviões mais antigos por
aviões de passageiros modernos, mais eficientes e menos poluentes”, disse
Johann Bordais, Presidente & CEO, Serviços e Suporte da Embraer. “Com mais
de 1.600 E-Jets entregues em todo o mundo, os clientes deste novo segmento de
cargueiro se beneficiarão de uma rede de serviços global, madura e bem
estabelecida, além de contar com um abrangente portfólio de produtos prontos
para apoiar suas operações desde o primeiro dia.”
A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da
Embraer no Brasil e inclui: porta de
carga do convés principal; sistema de movimentação de carga; reforço do piso;
barreira de carga rígida (RCB) - Barreira 9G com porta de acesso; sistema de
detecção de fumaça no cargueiro, incluindo extintores de classe "E"
no compartimento de carga superior; alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento,
pressurização, etc.); remoção interior e provisões para transporte de materiais
perigosos. O E190F pode transportar uma carga útil de 23,600 libras (10,700
quilos) enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27,100 libras
(12,300 quilos).
Pausa no Programa de Desenvolvimento do Jato E175-E2
Enquanto a Embraer lançou o Ejet cargueiro, a fabricante
brasileira anunciou um fato relevante aos seus investidores, acionistas e o
mercado que o seu Conselho de Administração aprovou a pausa de três anos no
programa de desenvolvimento do jato E175-E2.
Como ocorreu em ocasiões anteriores, a reprogramação das
atividades está associada às contínuas discussões entre as principais
companhias aéreas norte-americanas e seus respectivos sindicatos de pilotos a
respeito do limite de peso máximo de decolagem (MTOW) das aeronaves com até 76
assentos, bem como às condições de mercado global da aviação comercial e ao
contínuo interesse pelo atual jato E175 no mercado norte-americano.
A Embraer espera retomar as atividades de desenvolvimento do
Programa E175-E2 após o período indicado acima, o que resultará na
reprogramação da entrada em serviço da aeronave entre 2027 e 2028.
Em linha com sua estratégia de inovação e crescimento, a
Companhia reitera seu compromisso em manter os acionistas e o mercado devida e
oportunamente informados nos termos da legislação aplicável.
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