Airbus, Boeing e Embraer somaram juntas 303 aeronaves entregues no 4º trimestre de 2021
As três maiores fabricantes de aviões comerciais (Airbus,
Boeing e Embraer) divulgaram o ultimo resultado trimestral sobre o ano 2021.
Quem encomendou mais aviões? Quem entregou mais aeronaves comerciais? Saiba
neste artigo um resumo das três principais fabricantes de aviões comerciais
(Airbus, Boeing e Embraer).
Só ao 4º trimestre, incluindo Airbus, Boeing e Embraer,
somado juntas foram entregues 303 aeronaves (259 narrowbody e 44 widebody), um
aumento de entregas de 80 aeronaves comparado ao terceiro trimestre do ano. Muitos
aviões estocados com a pandemia, o ano 2021 trouxe ao mercado uma busca de
aviões usados em bons estados de conservação de empresas leasing que estão
sendo oferecidos com valores baixos aos operadores.
Durante o quarto trimestre de 2021, a aeronave narrowbody
(fuselagem estreita ou corredor único) mais entregue foi o Airbus A320neo com
um total de 75 entregas enquanto a aeronave widebody (fuselagem larga ou duplo
corredor) mais entregue foram o Airbus A350-900XWB com 16 entregas.
Quanto as encomendas, o 4T2021 somado com as três maiores
fabricantes, tiveram um total de 703 encomendas (646 narrowbody e 57 widebody)
um aumento de 445 aeronaves encomendadas comparado ao terceiro trimestre de
2021. A aeronave narrowbody mais encomendada no período foi o Airbus A321neo
com 386 encomendas. Já o widebody mais encomendado foi o cargueiro Boeing
767-300F com 19 encomendas.
Você deve estar se perguntando “por que todo esse aumento de
encomendas? ” A resposta é simples, graças com a retomadas dos eventos em 2021,
o mês de novembro aconteceu Dubai Air Show, trazendo assim esse valor
expressivo sobre encomendas no período.
Airbus, líder de entrega
Durante o 4T2021, a Airbus entregou um total de 188 127
aeronaves comerciais (159 narrowbody e 29 widebody), um aumento de 61 aeronaves
entregues comparado ao trimestre anterior sobre o ano. O total de encomendas
foram 501 aeronaves (469 narrowbody e 32 widebody), um aumento de 396 aeronaves
encomendadas comparado ao trimestre anterior.
O A320neo e o A350-900 XWB foram os líderes como os mais
entregues também durante o quarto trimestre repetindo a liderança comparado com
o terceiro trimestre de 2021.
A aeronave Airbus A320neo foi a mais entregue sobre o ano
2021 com um total de 258 aeronaves entregues. Somente o quarto trimestre foram entregues
75 aeronaves A320neo, 17 aeronaves a mais entregues comparado ao terceiro
trimestre. Já a aeronave widebody mais entregue pela fabricante durante o
quarto trimestre de 2021 foi o A350-900XWB com 16 entregas, 10 aeronaves a mais
comparado com o terceiro trimestre de 2021.
Quanto as encomendas, o Airbus A321neo foi o narrowbody mais
encomendado pela fabricante europeia com 386 encomendas no quarto trimestre. Já
o widebody mais encomendado da Airbus foi o A330-900neo com 15 encomendas.
A fabricante europeia manteve na liderança em 2021 com um
total de 612 entregas e 771 encomendas. A Airbus fechou o ano com um total de
pedidos de 7.082 aeronaves.
Mesmo com as 612 entregas em 2021, a Airbus permanece abaixo
do recorde histórico que ocorreu sobre o ano 2019, antes da pandemia, com 863
entregas.
Segundo o site DSM Forecast International a Airbus aumentou
constantemente a produção de A320 de 40 por mês para 43 no terceiro trimestre
de 2021 antes de terminar o ano a uma taxa de 45. A produção será aumentada
gradualmente até atingir uma taxa mensal de 65 até o verão de 2023. A Airbus
também discutiu um cenário com uma taxa de 70 até o primeiro trimestre de 2024.
A longo prazo, a empresa está investigando oportunidades para taxas de até 75
até 2025. Enquanto isso, o A220 está sendo produzido a uma taxa de cinco
aeronaves por mês. A taxa será aumentada para seis no início de 2022 – com uma
taxa de produção mensal de 14 prevista para meados da década. Atualmente, a
taxa de produção do A350 é de cinco por mês e será aumentada para seis no
início de 2023. Atualmente, a Airbus está produzindo dois A330 por mês, uma
taxa que será aumentada para quase três aeronaves até o final de 2022. Em 2021,
a Airbus lançou o novo cargueiro A350, ou A350F, que é um impulso importante e
muito necessário para a empresa competitividade no segmento de cargas. A Boeing
domina há muito tempo o espaço de carga com suas ofertas 737-800BCF,
767-300BCF, 767-300F, 777F e 747-8F. Até agora, a Airbus ofereceu apenas o
A330-200F, que não teve um bom desempenho na competição contra o popular
767-300F da Boeing. Com o lançamento do A350F, parece que a Airbus está
finalmente levando a sério a captura de mais mercado de aeronaves de carga. O
A350F, que transporta até 120 toneladas (109 toneladas) de carga, recebeu seu
primeiro pedido em novembro e competirá predominantemente com o 777F. Em
comparação, o 777F tem capacidade de carga de até 112 toneladas (102 toneladas
métricas). Em 16 de dezembro, a Airbus entregou o 251º e último A380 para a
Emirates. O A380 é um feito impressionante da engenharia aeronáutica e, apesar
de sua falta de sucesso financeiro, ficará para sempre consagrado nos anais da
história da aviação. Com 123 A380 adquiridos, a Emirates recebeu quase metade
da frota de A380 e atualmente opera 121 dos superjumbos.
Boeing, a segunda fabricante mais entregue
Já a Boeing durante o quarto trimestre entregou 99 aeronaves
(84 narrowbody e 15 widebody), um aumento de 12 aeronaves comparado ao terceiro
trimestre de 2021.
O Boeing 737 MAX 8 foi a aeronave narrowbody da fabricante norte
americana mais entregue no quarto trimestre de 2021 com 73 aeronaves, um
aumento de 17 aviões da versão MAX 8 comparado ao terceiro trimestre de 2021. Já
o widebody mais entregue no 4T2021 da Boeing foram os cargueiros Boeing
767-300F, Boeing 777F e o militar que utiliza a fuselagem do Boeing 767-200F
chamado KC-46, cada uma dessas aeronaves widebody foram entregues 4 aeronaves.
Quanto as encomendas da Boeing durante o quarto trimestre de
2021, a fabricante ganhou 199 aeronaves encomendas (174 narrowbody e 25
widebody), 88 aeronaves a mais comparado com as encomendas durante o terceiro
trimestre de 2021.
O narrowbody da Boeing mais encomendado durante o quarto
trimestre de 2021 foi o 737 MAX 8 que ganhou 144 encomendas.
O quarto trimestre não ganhou nenhuma encomenda de widebody para
passageiros. O setor de cargas foi o responsável por encomendas widebody da
Boeing. A indústria norte-americana ganhou 19 encomendas do Boeing 767-300F
consagrando o mais encomendado no quarto trimestre de 2021.
Um fato curioso é o número de encomendas por aeronaves
cargueiras que foi crescente desde segundo trimestre até o quarto trimestre.
Com a pandemia, o setor de e-commerce juntamente com o setor de carga aérea fez
empresas como: Fedex, Lufthansa Cargo, Silk Way West, Qatar Cargo e um outro
operador em sigilo – impulsionar por encomendas por aeronaves cargueiras Boeing
767F e Boeing 777F.
A Boeing espera aumentar a taxa de produção do 737 MAX para
31 por mês até o início de 2022. Outros aumentos ocorrerão conforme a demanda
do mercado permitir. Nenhum 787 foi entregue no quarto trimestre depois que a
Boeing interrompeu as entregas em maio de 2021 pela segunda vez em menos de um
ano. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) está revisando o método
da Boeing para inspecionar e avaliar a aeronave para garantir que ela atenda
aos regulamentos federais de segurança. A FAA também está analisando se são
necessárias modificações nos 787 em serviço; no entanto, o regulador também
deixou claro que a questão não representa uma ameaça imediata à segurança do
voo. Recentemente, novos defeitos de fabricação foram identificados e a FAA
emitiu vários memorandos e advertências. De acordo com a Boeing, a empresa
continua realizando inspeções abrangentes em todo o sistema de produção do 787
e na cadeia de suprimentos, enquanto mantém discussões detalhadas e
transparentes com a FAA, fornecedores e clientes. Em novembro, os líderes do
Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara dos EUA pediram uma revisão do
governo da supervisão do 787 pela FAA. A atual taxa de produção do 787 é de
aproximadamente duas aeronaves por mês e a Boeing espera continuar nesse ritmo
até que as entregas sejam retomadas e depois retorne para cinco por mês ao
longo do tempo. Atualmente, não se sabe quando as entregas poderão continuar. O
programa 777 terá uma nova adição no final de 2023 com a primeira entrega do
777X.
A Boeing fechou o primeiro semestre de 2021 como a maior
fabricante com mais encomenda, um total de 599 aeronaves. 434 aeronaves a mais
de aeronaves encomendadas que o seu concorrente Airbus que obteve um total de
165 aeronaves encomendada no primeiro semestre.
Mesmo com esse grande número de encomendas no primeiro
semestre de 2021, a Boeing ficou em segundo fabricante com mais encomendas
fechando o ano de 2021 com um total de 4.250 de pedidos de aeronaves comparado
do seu concorrente Airbus que tem 7.082 pedidos de encomendas.
A brasileira Embraer
A fabricante brasileira Embraer em seu comunicado oficial
com os Investidores informou que entregou 55 jatos no quarto trimestre de 2021,
sendo 16 comerciais e 39 executivos (26 leves e 13 médios). No total, a
Companhia entregou 141 jatos em 2021, sendo 48 jatos comerciais e 93 executivos
(62 leves e 31 médios). Em 31 de dezembro, a carteira de pedidos firmes totalizava
US$ 17,0 bilhões, que é o valor mais alto desde o segundo trimestre de 2018.
O novo E175LR foi novamente o mais entregue no período do
quarto trimestre de 2021 com um total de 11 entregas, cinco entregas a mais
comparado ao terceiro trimestre.
No segmento de aviação comercial, a Embraer anunciou,
durante o Dubai Air Show, um pedido firme da Overland Airways, da Nigéria para
três jatos E175, além de direitos de compra para três aeronaves do mesmo
modelo. O avião de 88 lugares, com configuração de cabine classe premium, será
entregue a partir de 2023. O valor do negócio é de US$ 299,4 milhões, a preço
de lista, com todos os direitos de compra sendo exercidos. A Embraer também
realizou a vendas de três aeronaves E175 configuradas para 76 assentos para a American
Airlines num valor total de US$ 160,2 milhões. A aeronave deverá ser operada
por sua subsidiária Envoy que deve chegar ao fim de 2022 com uma frota de E175
superior a 100 aviões. Ainda no 4T21, a Embraer fechou contrato com a Azorra
para 20 pedidos firmes e 30 direitos de compra de E190/195-E2 no valor total do
negócio de US$3.9 bilhões. Com isso a família E2 acumulou um total de 50 ordens
firmes em 2021 e não teve nenhum cancelamento, constituindo-se como a família
líder de mercado no seu segmento.
No segmento de Serviços & Suporte, a Embraer assinou
diversos contratos durante o quarto trimestre. No MRO Europe, evento líder em
manutenção aeronáutica, a Embraer anunciou acordos para o programa Pool com a
KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM Royal Dutch Airlines, a Air
Montenegro, e ainda a renovação de contrato para o programa Pool com a TAP
express, subsidiária da TAP Air Portugal. Atualmente, o programa Pool da
Embraer apoia mais de 50 companhias aéreas em todo o mundo.
A Embraer encerrou o quarto trimestre de 2021 com 325 pedidos
de aeronaves comerciais (147 Embraer 175, 3 Embraer 190, 5 Embraer 190-E2 e 170
Embraer 195-E2).
Este relatório foi descrito com bases informativos diretamente da pagina relações com investidores de Airbus, Boeing, Embraer, com checagem aos dados de Planespotters e com informações extras do website DSM Forecast International.
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