GOL (GOLL4) fecha financiamento de US$600 milhões para 12 aeronaves Boeing 737 MAX
Pela manhã de 24 de janeiro de 2022, a companhia aérea
brasileira GOL Linhas Aéreas (B3: GOLL4 | NYSE: GOL) (GOL ou “Companhia”)
emitiu “FATO RELEVANTE” para seus investidores ao anunciar o financiamento de
até US$600 milhões com a Castlelake LP para financiar a aquisição de novas aeronaves
737 MAX 8.
“O financiamento dessas aeronaves Boeing 737 MAX marca o
início de um novo ciclo de criação de valor em nossa frota,” disse Paulo
Kakinoff, Diretor-Presidente. “Com condições favoráveis de mercado para novas
aeronaves MAX e nossa forte parceria com a Boeing, como um de seus maiores
clientes, essas aeronaves fortalecem ainda mais a nossa posição de liderança no
mercado.”
A transação contemplará 10 arrendamentos financeiros e 2
sale-leasebacks. A taxa de juros para os arrendamentos financeiros é de
aproximadamente 6% a.a., o que representa uma redução em relação aos custos de
arrendamentos operacionais das aeronaves atuais na frota. Os recursos
originados pela transação cobrirão 100% do custo de aquisição das novas
aeronaves e provem recursos adicionais que serão direcionados para obrigações e
custos de devolução das aeronaves 737 NG da GOL. A Companhia espera devolver
até 18 aeronaves 737 NG em 2022, e um total de 34 aeronaves NG até o final de
2025, o que deverá contribuir ainda mais com a redução de custos unitários.
Nota do Editor:
O que é sale leaseback? – Sale leaseback é uma transação na qual uma empresa vende “algo” para outra empresa e, em seguida, arrenda esse “algo”, normalmente por um prazo mínimo de anos. A empresa que vende torna-se o locatário e a empresa que compra torna-se o locador. Nesse tipo de transação, o locador é tipicamente uma companhia de seguros, uma empresa de finanças, uma companhia de locação ou um investidor institucional.
A entrega dessas 12 aeronaves Boeing 737 MAX adicionais começa
em janeiro de 2022, em linha com o plano da GOL de acelerar a transformação de
sua frota e possuir metade de suas aeronaves sob arrendamentos financeiros até
2026. No 3T21, a Companhia firmou contratos para 26 aeronaves adicionais MAX 8,
e atualmente possui um total de 102 aeronaves Boeing 737 MAX a serem entregues.
“A aceleração na transformação de nossa frota para o 737 MAX
nos posiciona de forma mais competitiva para crescer com maior flexibilidade na
gestão de nossa capacidade e possibilita a expansão de rotas e destinos, o que
nos garantirá alta eficiência no atendimento às oscilações na demanda por
viagens,” afirmou Celso Ferrer, Diretor Vice-Presidente de Operações. “Além
disso, a adição dessas novas aeronaves reduzirá a idade média da frota da GOL
de 11 para 7 anos.”
O Boeing MAX também é um componente chave na meta da
Companhia para atingir a neutralidade de carbono até 2050, já que essa aeronave
consome 15% menos combustível, produz 16% menos emissões de carbono e 40% menos
ruído, e possui maior alcance de voo do que o modelo NG.
Richard Lark, Diretor Vice-Presidente Financeiro concluiu:
“Estamos em uma posição vantajosa para melhor otimizar nossa estrutura de
capital por meio de diversos acessos a fontes de financiamento disponíveis via
agências de crédito de exportação, mercado de capitais e arrendamentos
operacionais.
Essa última transação de aeronaves reforça ainda mais a
sustentabilidade financeira de nossa gestão de frota e aumenta o valor da
Companhia para todos os stakeholders por meio de ganhos de eficiência que
alcançaremos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário