LATAM foi líder do setor aéreo brasileiro em 2021, segundo a ANAC
A LATAM acaba de ser confirmada a empresa aérea líder do mercado aéreo brasileiro em 2021, com 33,8% de participação de mercado (RPK*) segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados em 28 de janeiro de 2021 contribuiu para o resultado anual da LATAM a liderança que a companhia acumulou nos últimos 5 meses de 2021, exatamente quando grande parte da capacidade da aviação brasileira foi retomada após os graves impactos da pandemia de Covid-19.
Os dados apresentados pela ANAC apontaram que o modal aéreo brasileiro ao todo – incluindo LATAM, Azul, GOL e Voe PASS e outras aéreas brasileiras – transportaram 67 milhões de passageiros no mercado doméstico e internacional ao longo de 2021. Ainda sob reflexo da pandemia de Covid-19, o resultado mostrou redução de 43,5% na comparação com os dados registrados em igual período de 2019, quando foram transportados mais de 119 milhões de pessoas. Considerando apenas o mercado doméstico, o recuo entre os períodos foi de 34,2%. No acumulado do ano, 62,5 milhões de passageiros foram transportados em rotas nacionais.
A companhia aérea também foi reconhecida mundialmente entre a mais pontual do Brasil e do mundo em 2021, segundo o ranking da consultoria OAG (Official Airlines Guide), e conquistou importantes reconhecimentos, tendo sido eleita “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e condecorada com o “Prêmio COVID-19 de Excelência Aeronáutica” na edição de 2021 do Skytrax World Airline Awards, o “Oscar” da aviação mundial. Ainda foi eleita “Companhia Aérea Líder na América do Sul” e “Marca Aérea Líder na América do Sul” no World Travel Awards 2021, e reconhecida como "Melhor Companhia Aérea da América do Sul" na 18ª edição da premiação da Global Traveller.
No Passenger Choice da APEX (Airline Passenger Experience Association), a LATAM foi listada como empresa 4 estrelas e foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ser classificada na mais alta categoria do programa APEX Health Safety, em função das suas medidas de segurança e higiene adotadas durante a pandemia de Covid-19.
“Conquistar esse resultado em um ano desafiador e de retomada dos voos engrandece ainda mais o trabalho de todos os funcionários da LATAM. A liderança de mercado é consequência dos esforços de toda a companhia para recuperar e ampliar a malha aérea de forma consistente e eficiente no Brasil, para que mais pessoas possam voar”, explica Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Especificamente no mês de dezembro de 2021, quando retomou 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no Brasil, a LATAM alcançou 36% de participação doméstica (RPK*) com uma taxa de ocupação de 83,1%.
Nota do editor:
*RPK: sigla em inglês para Passageiros Quilômetros Transportados (Revenue Passenger Kilometers).
**ASK: sigla em inglês para Assentos Quilômetros Oferecidos (Available Seat Kilometers).
Ainda sobre os dados divulgados pela ANAC em modo geral para o setor todo – incluindo LATAM, Azul, GOL e Voe PASS e outras operadoras brasileiras – a demanda de passageiros pagos transportados (RPK) e a oferta de assentos (ASK) no mercado doméstico apresentaram retração no acumulado de 2021, na comparação com dois anos atrás, de 27,8% e 25,8%, respectivamente. Em dezembro do ano passado ante o mesmo período de 2019, os indicadores recuaram 6,4% e 4,7%, respectivamente.
Infográfico © ANAC - Ministério da Infraestrutura. |
O transporte de correio e carga paga encerrou o último mês do ano com redução de 5,7% no mercado doméstico, na comparação com igual período de 2019, com total de 39.4 mil toneladas transportadas. No acumulado do ano frente aos 12 meses de 2019, a retração foi de 11,4%. Os dados fazem parte da série Demanda e Oferta do Transporte Aéreo.
E o Mercado Internacional segundo a ANAC?
A ANAC também divulgou os resultados para o mercado internacional explorado pela aviação comercial no Brasil.
A LATAM também foi líder do mercado aéreo internacional no Brasil em 2021, com 12,5% de participação de mercado (RPK*) de janeiro a dezembro de 2021, divulgados em 28 de janeiro de 2021.
Especificamente no mês de dezembro de 2021, a companhia aérea alcançou 14.9% de participação doméstica (RPK*) com uma taxa de ocupação de 88%.
Segundo a agencia reguladora, o mercado internacional ao todo – incluindo LATAM, Azul, GOL e demais aéreas que voam no país – seguiu fortemente impactado devido ao fechamento de fronteiras e restrições de viagens adotadas por vários países para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Considerando esses fatores, nos últimos 12 meses, 4,7 milhões de passageiros viajaram nesse ramo, valor 80,2% menor que o total registrado de janeiro a dezembro de 2019. Em dezembro passado, houve 985 mil embarques, redução de 52,4% na comparação com dois anos atrás.
Os dados de demanda e oferta no mercado internacional, na comparação anual com 2019, sofreram redução de 76,5% e 63,8%, respectivamente. Em dezembro, os indicadores tiveram retração de 45% cada.
Na contramão do cenário apresentado no mercado internacional nos indicadores de demanda e oferta e fluxo de passageiros, em 2021, o volume de carga e correio pago registrou alta de quase 17% na comparação com os dados de 2019, com total de 83.3 mil toneladas transportadas. O crescimento aferido no último mês do ano passado foi ainda maior, de 23,7%. Trata-se do maior volume de carga transportada para o mês desde o ano de 2000 — início da série histórica.
LATAM projeta mais crescimento no Brasil em 2022
Agora, em janeiro de 2022, a LATAM prevê recuperar até 107% da sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no Brasil, mas esse percentual depende do avanço da variante Ômicron. Além disso, de fevereiro a março, a companhia vai retomar operações em Bauru (SP) e inaugurar operações inéditas em Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Montes Verdes (MG) e Sinop (MT). Em paralelo, planeja iniciar em breve as vendas de passagens para Fernando de Noronha (PE) e estuda mais outros 10 destinos para inaugurar no Brasil.
O mês de janeiro de 2022 também foi importante porque a LATAM realizou o seu primeiro voo internacional do Boeing 787-9 com tripulação brasileira. A aeronave está operando regularmente a rota São Paulo/Guarulhos-Madri e a LATAM Brasil é a primeira companhia aérea nacional a operar voos com este modelo. MAIS QUE VOAR teve o prazer de conhecer e voar o Boeing 787-9 da LATAM, veja fotos aqui.
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