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Como é voar de Boeing 787 da LATAM Brasil? 

 

Como é voar de São Paulo a Manaus a bordo do Boeing 787 pela LATAM Brasil | É MAIS QUE VOAR | Imagem produzida por Herbert Pictures | Foto © Herbert Monfre - Fotógrafo de avião - Eventos - Publicidade - Ensaios - Contrate o fotógrafo pelo e-mail cmsherbert@hotmail.com

É MAIS QUE VOAR voou de São Paulo a Manaus a bordo do novo Boeing 787 Dreamliner da LATAM. Um Flight Report com detalhes, desde trajeto do voo ao entretenimento da nova Premium Business – a Classe Executiva da LATAM Brasil. Embarque conosco!


 

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021, às 4:50 manhã já estava na Rodovia dos Bandeirantes para um dia marcante de minha vida! Voar no Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM.

 

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Para quem acompanha e segue “É MAIS QUE VOAR” ficaram sabendo que uma das grandes novidades que a LATAM trouxe durante a retomada de voos foi o Boeing 787 para voar na frota da companhia aérea Brasileira –  se você não soube, você pode acessar aqui a notícia já publicada dias atrás.

 

O dia estava típico de São Paulo nublado e frio. Às 5:06 já estava saindo da Rodovia dos Bandeirantes e entrando na Marginal Tietê. Logo, achei que chegaria bem cedo ao Aeroporto de Guarulhos, pois eu estava inseguro com o bendito transito que poderia encontrar na Rodovia Dutra, próximo aos trevos de entrada para o Aeroporto.

 

Nada de trânsito até o Aeroporto de Guarulhos, Graças a Deus, o meu deslocamento foi rápido e tranquilo.


 


Desembarquei em Guarulhos no Terminal 2, pelo portão Checkin D da área de embarque às 5:32.

 

O voo é o LA4784 e foi programado para decolagem às 08:35, com pouco de folga quanto ao tempo, resolvi observar o movimento de passageiros que embarcava pela companhia LATAM pelos balcões de checkin. Realmente, pela imagem é possível ‘sentir’ que o mês de novembro trouxe um aumento em demanda de passageiros.

 

Como é voar de São Paulo a Manaus a bordo do Boeing 787 pela LATAM Brasil | É MAIS QUE VOAR | Imagem produzida por Herbert Pictures | Foto © Herbert Monfre - Fotógrafo de avião - Eventos - Publicidade - Ensaios - Contrate o fotógrafo pelo e-mail cmsherbert@hotmail.com
O check-in da LATAM no Aeroporto de Guarulhos.

Do alto, no mezanino do terminal 2 fui olhar o movimento de aeronaves naquele horário das 6 da manhã. Emocionei ao ver um dos A321 da LATAM embarcando as vacinas para serem transportadas para outro estado do Brasil. 



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Momento em um dos voos da LATAM embarcando as vacinas para ser transportado a outro estado do Brasil. Com mais de 6 milhões LATAM e LATAM Cargo tem um importante papel na missão de imunização da população Brasileira no combate à pandemia. 


Por outro lado, a GRU Airport – concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos – deixa a desejar com os vidros super sujos, onde que é possível ter um belo visual panorâmico dos aviões no pátio, local também onde grande parte das pessoas vão observar parentes dentro do avião e dar um tchau a eles, mesmo de longe ou quase impossível de se vê-los dentro da aeronave.

 

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Momento em um dos voos da LATAM embarcando as vacinas para ser transportado a outro estado do Brasil. Com mais de 6 milhões LATAM e LATAM Cargo tem um importante papel na missão de imunização da população Brasileira no combate à pandemia.


Realizando o check-in do voo, não tenho malas para despachar e a LATAM inovou com o novo método de check-in trazendo aos passageiros que voa de LATAM uma forma rápida para confirmar o embarque. Pontos positivos neste quesito.

 

Com os bilhetes em mãos, às 6:19 da manhã me desloco para a área de embarque doméstico do Terminal 2. 



Aqui fica uma dica importante para o passageiro quem têm voo marcado neste período de embarque, Guarulhos pode ser um pouco grande para o passageiro que viaja pela primeira vez e embarca ao aeroporto internacional mais movimentado do país, então é importante procurar embarcar com 30 minutos antes do horário estimado pela companhia.

 

Passo pela catraca de embarque e me direciono para a área de raio-X, como disse, essa é a área que é mais demorada e que particularmente é a parte que mais “detesto”, justamente pelo fato da demora que é causado por pessoas querer passar no raio-X com objetos que é detectável onde os seguranças solicitam a pessoa retornar para retirar os objetos. Para se ter uma ideia, a minha fila estava menor e passou a ser a mais demorada até chegar a minha vez para passar ao raio-X, justamente porquê a pessoa a minha frente não retirou do seu corpo objetos pessoais de metais. (Aqui muitas vezes, os passageiros podem perder o voo caso embarcar em cima da hora).   

 


A minha passagem pelo raio-X foi supertranquila e rápida, uma vez que já estou acostumado com o que é permitido e o que não é permitido. Para ajudar neste processo eu já costumo embarcar com todas as coisas detectável na mochila como por exemplo moedas, o boné já retiro e coloco na bandeja para ser verificado pela equipe de segurança e o que não é permitido como bagagem de mão eu já coloco na mala para ser despachada no porão da aeronave.


 


Às 6:51 chego ao portão de embarque e o Boeing 787-9, matricula PS-LAA (Papa Sierra – Lima Apha Alpha) já estava no gate pela posição 406. Logo realizo alguns cliques externos da aeronave no pátio.

 

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O Boeing 787-9 Dreamliner, matricula PS-LAA, no portão de embarque do Terminal 2 em Guarulhos.


Fomos os primeiros a embarcar na aeronave antes que os passageiros e juntamente com a tripulação às 07:04. Meu assento é 07A pela classe executiva – a Premium Business LATAM.  É dia de desfrutar todo o conforto que a LATAM tem a oferecer aos seus clientes.


 


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O Assento 7A na Premium Business LATAM.

Passado mais de uma hora a bordo da aeronave foi mais que suficiente conhecer todos os detalhes do Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM Brasil e além de bater uma rápida conversa com os comandantes do voo, Harley Meneses – Comandante e diretor de operações da LATAM Brasil, juntamente com o comandante Allan Silveira no assento de copiloto.

 

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À esquerda, Comandante Harley Meneses, Diretor de Operações a LATAM Brasil. À direita, Comandante Allan Silveira.

“O nosso voo vai ser média de 3:20, tempo lá em Manaus está quente, mais ou menos 31 graus durante a chegada e o nosso voo de rota está bom. Então, nosso voo vai ser bem tranquilo hoje” – afirmou comandante Harley para É MAIS QUE VOAR.


 


Às 08:24 a equipe de solo realiza os últimos trabalhos para liberar o voo, com dez minutos antes do previsto, o comandante Harley realizou o tradicional speech com todos a bordo da aeronave falando sobre o voo e a temperatura de Manaus no momento da chegada.

 

Super pontual, o voo LA4784 está liberado pelo Solo Guarulhos pronto para voar exatamente ao horário previsto às 08:35. O Lima Alpha Alpha inicia o pushback e às 08:37 o motor número 1 do Rolls-Royce Trent 1000 que alimenta o Boeing 787 é acionado.

 

Deixamos a APRON e o Boeing 787 inicia o taximento pela taxiway H (hotel). Guarulhos no momento opera com as cabeceiras 09L para decolagem e os pousos pela 09R. De forma suave, o Dreamliner ingressa na taxiway B (Bravo) e prossegue em solo até ingressar à taxiway G (Golf) que leva em direção a cabeceira da pista 09L. 

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Cabeceira da pista 09L do Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos.


Sem parar na barra de parada, o PS-LAA é autorizado a ingressar na pista 09L e nossa decolagem é de forma imediata – sem aquela pausa na cabeceira antes de decolar –  os dois motores Rolls-Royce Trent 1000 soam de forma suave elevando a potência e o Boeing começa a decolagem pela pista 09L de Guarulhos às 08:45. Já é possível notar o baixo nível de ruído que a aeronave produz durante a decolagem deixando-o um som na cabine mais silenciosa comparado com as demais aeronaves da categoria.

 

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Terminal 2 é operado pela LATAM em Guarulhos.


Deixamos o solo de Guarulhos e atingimos rapidamente a altitude de voo de 2.800 pés (853 metros de altitude) e iniciamos curva para à esquerda e imediatamente uma leve curva à direita para o rumo 056°. Não conversei com os comandantes do voo sobre qual procedimento de saída utilizaríamos em nosso voo, no entanto, pelo trajeto foi notório que o voo até Manaus foi programado para executar o plano de saída RNAV EDLUT 1A com transição no fixo UKBEV.

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Carta de Saída (SID) de Guarulhos por aeronaves que decolam para o setor Norte, Nordeste, Noroeste, Europa e América do Norte.
ATENÇÃO: NÃO UTILIZAR ESTA CARTA DE PRINT COMO NAVEGAÇÃO. 


Atingimos 13.400 pés (3.962 metros de altitude), exatamente neste ponto bloqueamos o fixo EDLUT – que está próximo a pequena cidade de Igarata, região do Vale do Paraíba do estado de São Paulo – e começamos a “girar” com curva à esquerda para o rumo 001°, atravessamos então por uma grande camada de nuvens que infelizmente não foi possível notar a beleza que a região oferece quanto a paisagem local. Ainda em razão de subida e mantendo o rumo 001° chegamos ao nível FL190 (altitude de voo 19.000 pés, equivalente a 5.791 metros) próximo a região da Represa Jaguari e divisa com a cidade de Piracaia e Extrema, sul de Minas Gerais.

 

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Voando a 19.000 pés de altitude (5.791 metros). Na imagem, a Represa Jaguari e a Rodovia Fernão Dias na região da Pedreira Jaguary em Bragança Paulista, SP.

Com 28.300 pés (FL283 – equivalente 8.625 metros) chegamos ao nosso fixo de Transição UKBEV – próximo a região sul da cidade de Mogi Mirim – o Boeing 787 inicia então uma leve curva à direita para 357° e voa em direção ao VOR Pirassununga (PSN), aos 34.000 pés (FL340 – equivalente 10.363 metros) próximo a cidade de Santa Rita do Passa Quatro. Ao fixo NIGBU, o Dreamliner realiza mais uma curva para voarmos uma pequena milha náuticas em voo pelo rumo 310°, para então ingressar pela aerovia UM417.


Ao FL340 curvamos à direita para o rumo 347° e ingressamos na aerovia UM417 pelo fixo REPAX – próximo a Santa Eudóxia, região norte da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Voando aos 36.000 pés (FL360), equivalente a 10.972 metros de altitude, é possível ter um visual por completo da pequena cidade Jaboticabal localizada no interior de São Paulo.

 

Já sobre o estado de Goiás, próximo a cidade de Rio Verde, atingimos nosso voo de cruzeiro em 38.000 pés (FL380) – voando equivalente a 11.582 metros, com uma velocidade de solo de 456 nós, aproximadamente 880 hm/h.

 

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Informação do voo na tela do assento.

O voo até Manaus ainda restavam mais duas horas e dez minutos até pousar, mesmo após a retomada dos voos, a LATAM como padrão de segurança e de normas da ANVISA não está oferecendo o serviço de bordo em voos domésticos – então tomo a liberdade de conhecer o entretenimento a bordo que a companhia aérea oferece aos seus passageiros que voam pela Premium Business.

 

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Premium Business LATAM.

Uma ampla tela de 18 polegadas touthscreen transforma o ambiente em Cinema a Bordo, através do entretenimento de voo chamado LATAM Play, os passageiros têm a disposição mais de 700 episódios de séries, mais de 100 filmes, uma gama grande de músicas e playlists de acordo com o estilo que o passageiro desejar – do rock clássico ao MPB – além de games onde pode escolher qual tipo quer se divertir jogando durante o voo.


 


Navegando pelo LATAM Play escolhi assistir o filme “Velozes e Furiosos 9”, um aos quais estavam em destaque apresentado na tela como opção para assistir. Para ficar realmente um verdadeiro “cinema voador”, inclinei meu assento para 180° transformando em uma confortável cama. Como eu tenho um metro e setenta e oito de altura, me senti superconfortável no assento e ainda sobrou um bom espaço na região das pernas, excelente para pessoas que são mais altas que eu.

 

Ainda falando em aconchego do assento, a LATAM incorporou uma nova manta, mais macia em sua nova Premium Business, que controla a temperatura e um travesseiro maior para o conforto aos passageiros. O colchão é projetado com tecnologia Spacer Fabric, um material desenvolvido pela NASA que regula a temperatura, garante o fluxo de ar e acalma os pontos de pressão do corpo durante o sono.

 

Nosso voo para Manaus continua tranquilo, confortável e sem turbulências. Outro detalhe que a LATAM caprichou foi ao layout dos assentos da Premium Business, a companhia aérea brasileira configurou seus aviões para voos de longa distancia com uma configuração de assentos 1-2-1 de forma ‘intercalável’ com o assento da frente, ou seja, o assento 7A fica em encostado com a janela ao lado esquerdo da aeronave, enquanto o assento 6A fica um pouco afastado da janela para lado esquerdo.

 

A cabine executiva da companhia aérea ainda oferece aos seus clientes Business, um suporte para pendurar cabide de roupa, tomada universal de 110 volts, entradas para USB e entradas para fones de ouvidos, que ficam discretamente pelo lado direito do assento quase próximo a cabeça, tudo isso para o passageiro desfrutar de um bom som estéreo que o sistema oferece (de acordo com o tipo de fone de ouvido que o cliente esteja usando).

 

Voando ainda pela aerovia UM417 despertou-me a curiosidade de saber exatamente aonde o Dreamliner voava no momento e percebo que estamos voando bem próximo a região de Lucas do Rio Verde e Sinop – o  "nortão" do estado de Mato Grosso (Sinop que também é o mais novo destino da LATAM ligando Sinop – Brasília) faltando apenas uma hora e seis minutos para iniciar o procedimento de descida. Através do entretenimento a bordo pela LATAM Play, a companhia ainda oferece um menu para saber pelo mapa a posição geográfica que o avião voa no momento – Eu particularmente adoro saber as posições geográficas, já deu para perceber o quanto eu adoro só por descrever aqui neste artigo cada detalhe exato por onde o voo percorre – o sistema ainda tem uma opção para visão “HUD” idêntico ao painel do piloto com informações de GPS, altitude, velocidade e a direção que está voando.

 

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Informação do voo na tela do assento.


Sobrevoando o norte de Mato Grosso na divisa com o Estados do Amazonas à 38.000 pés o 787 passa a entrar em mais uma camada de nuvens que não é possível mais ter o visual panorâmico da região Amazônica. Cruzamos por cima do VOR e do Aeroporto Alta Floresta (ATF) e o Dreamliner passa a realizar curva à esquerda para o rumo 323° deixando a aerovia UM417 e ingressa pela aerovia UZ33.

 

Com 53 milhas náuticas voando pela UZ33, o Boeing 787 bloqueia o fixo SOTBI e realiza uma curva para à direita para o rumo 345°. Assim, deixa a aerovia UZ33 e passa a voar pela aerovia UZ21. A região do fixo SOTBI fica bem próximo a região de Santa Rosa, que faz divisa com o estado do Pará e a parte mais extrema do estado de Mato Grosso banhados pelos Rios São Manuel com o Rio Jurema onde ambos formam um delta com junção com o Rio Tapajós.

 

Após voar trinta minutos de voo, algo em torno de 333 milhas náuticas (616 km) pela aerovia UZ21, o Dreamliner inicia assim o procedimento de decida para Manaus ao bloquear o fixo ISIPA – que fica quase em cima do Rio Canumã, região de Terra Preta e Coata-Laranjal.

 

Volto o meu assento para a posição vertical e ato o meu cinto de segurança – onde o cinto na Premium Business é de 3 pontos, parecido aos cintos de seguranças de carros –  e volto a acompanhar a bela paisagem amazônica banhada por inúmeros rios e aldeias indígenas.

 

Nossa chegada em Manaus é por navegação RNAV utilizando o procedimento IRUMO 1A com transição em ISIPA. O Boeing 787 reduz a potência e a razão de descida passa ser em média de 3 mil pés por minuto (914 metros por minuto). Pela ampla janela que o Boeing 787 tem observo em direção a asa, as performances das superfícies de comandos trabalhando.

 

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Procedimento de chegada (STAR) para aeronaves que chegam em Manaus pelos setores Sul e Sudeste.
ATENÇÃO: NÃO UTILIZAR ESTA CARTA DE PRINT PARA NAVEGAÇÃO.

Já aos 7.500 pés de altitude (FL075, equivalente 2.286 metros), cruzamos o fixo ULVOM – que fica exatamente à margem do enorme e fantástico Rio Amazonas na região de Careiro da Várzea – neste ponto existe uma altitude limite máxima para voar é até 8.000 pés (FL080), acima de 8.000 pés fica proibido o voo. 

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Voando a 7.000 pés (2.200 metros) sobre o Rio Amazonas, na região de Iranduba, AM.

Ao lado esquerdo a aeronave, o panorâmica do Rio Negro, Rio Solimões e Rio Amazonas, ao lado direito da aeronave é possível ter uma panorâmica da Ponte Rio Negro, a enorme cidade de Manaus, o seu polo industrial e portuário.

 

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Voando a 4 .000 pés (1.219 metros), o visual do enorme Rio Negro próximo à Paricatuba, região de Iranduba-AM.

Voando aos 4 mil pés (1.219 metros), bloqueamos o fixo ARSOS – próximo a região de Paricatuba, Iranduba – e o Boeing 787 realiza à curva base para interceptar a final da pista 11 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes pelo rumo 016° em uma velocidade relativamente baixa de 231 nós (equivalente 427 km/h). Permanecemos pelo rumo 016° até cruzar o fixo PAGEK –  que fica ao outro lado da margem do Rio Negro em uma razão de descida de 1.500 pés por minuto (457 metros por minuto).

 

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Marina do Davi e o Rio Iarapé Tarumã-açu, região da Praia da Ponta Negra, Manaus - AM.

Após girar à perna base para interceptar a final da pista 11 e ao bloquear o fixo PAGEK à 2.700 pés de altitude (822 metros) com uma velocidade de 192 nós (equivalente 355 km/h) utilizando o procedimento RNAV (GNSS) RWY 11, o Boeing 787-9 vem praticamente planando silenciosamente sobre as margens do Rio Negro, já configurado para pouso com trem de pouso baixado e travado e interceptamos a final da pista à exatamente 10 milhas náuticas (18 km) da cabeceira da pista para pouso em 2.300 pés de altitude (701 metros). Restando apenas 5 milhas náuticas (5 km) para nosso toque ao solo, o Dreamliner cruza a região da Praia da Lua à 2.000 pés (609 metros) em uma velocidade de 170 nós (equivalente 314 km/h).

 

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Pousando em Manaus (MAO) pela pista 11.

Às 11:07 (hora local), o PS-LAA toca o solo da pista 11 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os comandantes Harley e Allan executaram um excelente pouso fazendo o Boeing 787 tocar o solo e desacelerar de forma suave.

 

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O Boeing 787-9 Dreamliner, registro PS-LAA em Manaus (MAO).

O Aeroporto Internacional de Manaus possui apenas uma saída para ingressar na taxiway de acordo com a pista operante para pousos e decolagens. No caso, o pouso pela pista 11 só existe opção de livrar a pista ingressando pela taxiway B (Bravo), que fica localizado na cabeceira oposta da pista 11. Em taxiamento pela B, o Dreamliner é coordenado e finaliza o voo LA4784 ao estacionar na posição 13 do Terminal 1.

 

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O Boeing 787-9 Dreamliner, registro PS-LAA em Manaus (MAO).

Pelo interfone, a comissária solicita aos passageiros à desembarcarem de forma gradual por números de fileiras, isso já faz parte do “novo normal” que a companhia incrementou como protocolos durante a pandemia.

 

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Tripulação do Voo LA4784.

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Tripulação do Voo LA4784.


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Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) - Manaus, AM.

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Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) - Manaus, AM.

Conclusão

 

Foi um dos melhores voos que realizei em 12 anos acompanhando o mercado da aviação! Foi um voo de inovação! A seguir, alguns pontos importantes e relevantes que foram destaques:

 

Check-in e embarque – Voar de São Paulo a Manaus pela LATAM durante a retomada dos voos e a reabertura de países percebe-se a agilidade graças a inovação que a companhia aérea trouxe ao mercado com o projeto chamado “Transformação Digital” – uma nova plataforma reduz o tempo de check-in em até 20 minutos de tempo de espera e atendimento em aeroportos bem movimentado como Guarulhos e tudo pode ser realizado na palma da mão pelo próprio aparelho celular do passageiro.

 

O Avião – A bordo do Boeing 787-9 Dreamliner é suficiente sentir o conforto, uma aeronave mais silenciosa. Graças a tecnologia a bordo, a nova aeronave da companhia trás para seus passageiros, uma redução do efeito jetleg resultando em uma viagem bem mais tranquila, que comparado aos demais aviões com o mesmo destino pode tornar para o passageiro, uma viagem um pouco mais cansativa.

 

A Premium Business –  Para passageiros que viajam constantemente, a nova classe executiva é confortável, em voos longos é até possível trabalhar com um laptop durante o voo devido ao espaço oferecido na região da mesinha e ao espaço ao lado da poltrona, gostei do tamanho de tela a bordo com o número de entretenimento que a companhia oferece. Única coisa que achei que pode ser melhorado é a informação do local onde é plugado o fone de ouvido para conseguir ouvir o áudio dos filmes, musicas, etc. O local não tinha informação e que demorei alguns minutos para achar e saber onde estava localizado, próximo a região da cabeça ao lado do assento.

 

Classe Premium Economy e a Classe Econômica – A Classe Premium Economy tem um espaço maior na região das pernas e a distancia entre as poltronas, é um pouco mais de conforto que a Classe Econômica, ambas classes o encosto de cabeça nas poltronas pode ser ajustado conforme a altura que o passageiro desejar. As telas são um pouco inferiores ao tamanho comparado com a classe executiva, porém com o mesmo entretenimento a bordo. Além disso, as classes oferecem tomadas USB que é permitido recarregar a bateria do celular e as entradas de fones de ouvidos que ficam na parte inferior da tela pelo lado esquerdo. Para quem voa após a porta 3 (atrás da asa dianteira), consegui perceber que é mais silencioso. Não senti desconforto voando três horas e meias retornando de Manaus para São Paulo a bordo da aeronave.


Serviço de bordo – Durante a pandemia o serviço de bordo foi reduzido em rotas internacionais e suspenso em rotas domésticas devido à recomendação da ANVISA. Para as rotas internacionais os itens entregues aos passageiros são embalados individualmente e para rotas domésticas não há oferecimento de serviço de bordo.

 

Entretenimento a bordo durante o voo – Mesmo sem a internet a bordo do Boeing 787, a LATAM possui a forma fantástica de entreter seus passageiros durante o voo oferecendo mais de 700 horas de conteúdos premium entre filmes, documentários, séries e músicas. Uma grande novidade é a parceria com WarnerMédia por meio da HBO Max. Os passageiros já contam com estreias exclusivas e têm à disposição para assistir a bordo episódios de “Friends: The Reunion” e “Raised by Wolves”, entre outros conteúdos como as séries “Mare of Easttown”, “The Undoing”, além disso também as séries Wahl Street, Game of Thrones, The Nevers, Sex and the City, Família Soprano e Chernobyl, assim como os longas-metragens Oslo, Má Educação e O Mago das Mentiras.

“Esta aliança exclusiva nos permite continuar construindo a melhor plataforma de entretenimento de bordo da América Latina e oferecer uma experiência excepcional e única para os nossos passageiros”, afirmou Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.


Para acessar a plataforma dentro do avião, o passageiro deve se conectar à rede "LATAM Play", entrar em play.latam.com.

 

Em contato com a LATAM, o serviço de Internet a bordo da companhia aérea está disponível em aeronaves Airbus na frota da LATAM que realizam voos domésticos no Brasil e voos dentro da América do Sul, incluindo todas as operações da companhia na ponte aérea Rio-São Paulo.

 

Desembarque – Super adorei o procedimento de desembarque da aeronave adotado pela LATAM. A partir de agora, os passageiros desembarcam de forma mais ordenada conforme os comissários de voo solicitam através do interfone em áudio pela cabine. Passageiro que antes, desatava o cinto de segurança e ficava de pé no corredor da cabine enquanto a aeronave taxiava antes da parada total da aeronave, agora tem que esperar sentado em assento ser chamado pelo número de fileira para desembarcar da aeronave!

Flight Report | São Paulo a Manaus – Como é voar com o novo Boeing 787 da LATAM Brasil?

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  Outras Imagens realizadas durante o Voo:


Fotografado por © Herbert Monfre | Herbert Pictures

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O Boeing 787-9 Dreamliner, registro PS-LAA em Guarulhos (GRU).

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O Boeing 787-9 Dreamliner, registro PS-LAA em Guarulhos (GRU).

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Premium Business LATAM (Classe Executiva).

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Economy Premium LATAM (Classe Econômica).

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Economy Premium LATAM (Classe Econômica).

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Economy Premium LATAM (Classe Econômica).

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Bagageiros (bins) maiores. Economy Premium LATAM (Classe Econômica).

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Cabeceira da pista 09L, Aeroporto de Guarulhos (GRU).

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Centro de Manutenção da LATAM em Guarulhos.

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Voando a 20.000 pés (6.096 metros) sobre Bragança Paulista-SP.

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Voando a 38.000 pés (11.582 metros).

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Voando 38.000 pés (11.582 metros).

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Voando a 4.000 pés (1.219 metros) sobre o Lago Janauacá, Manaquiri - AM.

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Voando a 4.000 pés (1.219 metros) sobre o Lago Janauacá, Manaquiri - AM.

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Voando a 4.000 pés (1.219 metros) e a Rodovia AM-070, próximo a Lago do Limão, Iranduba-AM.

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Voando a 4 .000 pés (1.219 metros), o visual do enorme Rio Negro próximo à Paricatuba, região de Iranduba-AM.

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Voando a 4 .000 pés (1.219 metros), o visual do enorme Rio Negro próximo à Paricatuba, região de Iranduba-AM.

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Voando a 4 .000 pés (1.219 metros), o visual do enorme Rio Negro próximo à Paricatuba, região de Iranduba-AM.

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Voando a 4 .000 pés (1.219 metros), o visual do enorme Rio Negro próximo à Paricatuba, região de Iranduba-AM.

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Voando a 4 .000 pés (1.219 metros), o visual do enorme Rio Negro próximo à Paricatuba, região de Iranduba-AM.

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Voando a 2.700 pés (822 metros) sobre o Rio Iarapé Tarumã-açu, região da Praia da Ponta Negra, Manaus - AM.

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Voando a 827 pés (252 metros), sobre o Condomínio Marina do Rio Belo, Manaus - AM.

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Aeroporto Internacional de Manaus (MAO), Amazonas - AM. 

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Cemitério de aviões da falida Beta Cargo, no Aeroporto Internacional de Manaus, Amazonas - AM.

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Cemitério de aviões da falida Beta Cargo, no Aeroporto Internacional de Manaus, Amazonas - AM.

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O Boeing 787-9 Dreamliner, registro PS-LAA em Manaus (MAO).

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Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) - Manaus, AM.

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Saguão de Embarque. Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) - Manaus, AM.

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Saguão de Embarque. Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) - Manaus, AM.

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Maquete do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (MAO) - Manaus, AM.

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A cidade de Manaus, AM a 1000 pés (304 metros). Cruzando a BR-174 e ao fundo a Arena Amazonas. 

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Voando a 2.000 pés (609 metros) sobre Manaus, AM na região do Parque 10 de Novembro.

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Voando a 3.900 pés (1.188 metros) sobre Manaus, AM,  na região São José Operário. Ao fundo, o Rio Negro e o Rio Amazonas.

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O ponto turístico "Encontro das Águas", local onde encontram o Rio Amazonas (à esquerda, com o tom de água marrom claro) com o Rio Negro (à direita, com o tom de água escuro), visto do alto à 6.200 pés (1.889 metros).

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O ponto turístico "Encontro das Águas", local onde encontram o Rio Amazonas (à esquerda, com o tom de água marrom claro) com o Rio Negro (à direita, com o tom de água escuro), visto do alto à 6.200 pés (1.889 metros).

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O ponto turístico "Encontro das Águas", local onde encontram o Rio Amazonas (à esquerda, com o tom de água marrom claro) com o Rio Negro (à direita, com o tom de água escuro), visto do alto à 6.200 pés (1.889 metros).

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A pequena cidade Borba - AM e o Aeroporto de Borba, à margem do Rio Madeira, visto do alto à 23.825 pés (7.261 metros).

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Por do Sol à 37.000 pés (11.277 metros) próximo a Maloca do Morro Curapi, Jacareacanga - PA.

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A 39.000 pés (11.887 metros), a pequena cidade Boa Esperança, estado de Mato Grosso, rodeada de inúmeras fazendas de Sojas, Algodão e Milho. A região é forte no Agronegócio.

Anoitecendo sobre Cassilândia, MS.



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