Airbus, Boeing e Embraer somam um total 223 aeronaves entregues no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021).
Voos já começaram a serem retomados com as reaberturas de fronteiras e com as últimas fases de pessoas serem vacinadas no combate a pandemia. Para o quarto trimestre já será possível ter resultados superiores com o setor de viagens e companhias aéreas.
As três maiores fabricantes de aviões comerciais (Airbus, Boeing e Embraer) já divulgaram os seus resultados do terceiro trimestre. Vale ressaltar que a retomada é lenta e de forma gradual, mas que já pode-se ver melhorias com resultados positivos.
Incluindo as três maiores fabricantes (Airbus, Boeing e Embraer)
ao todo foram entregues 223 aeronaves (194 narrowbody e 29 widebody), uma
redução de entregas de 42 aeronaves comparado ao segundo trimestre do ano. De
fato, os números tiveram uma queda, mas pode-se entender também é que
operadores aéreos estão em busca de aviões usados em bons estados de
conservação de empresas leasing que estão sendo oferecidos com valores baixos
aos operadores.
Durante o terceiro trimestre de 2021, a aeronave narrowbody (fuselagem estreita ou corredor único) mais entregue foi o Airbus A320neo com um total de 58 entregas enquanto a aeronave widebody (fuselagem larga ou duplo corredor) mais entregue foram o Airbus A350-900XWB com 6 entregas e o cargueiro Boeing 767-300F também com 6 entregas.
Quanto as encomendas, o 3T2021 somado com as três maiores
fabricantes, tiveram um total de 248 encomendas (205 narrowbody e 43 widebody) uma
redução de 225 aeronaves encomendadas comparado ao segundo trimestre de 2021. A
aeronave narrowbody mais encomendada no período foi o Airbus A321neo com 87
encomendas. Já o widebody mais encomendado foi o cargueiro Boeing 777-200F com 23
encomendas.
Airbus, líder de entrega no terceiro trimestre de 2021
Durante o 3T2021, a Airbus entregou um total de 127
aeronaves comerciais (117 narrowbody e 10 widebody), uma redução de 45
aeronaves entregues comparado ao trimestre anterior sobre o ano. O total de
encomendas foram 105 aeronaves (98 narrowbody e 7 widebody), uma redução de 21
aeronaves encomendadas comparado ao trimestre anterior.
O A320neo e o A350-900 XWB foram os líderes como os mais
entregues pelo terceiro trimestre.A aeronave Airbus A320neo tem sido o mais entregue sobre o
ano 2021, porém no terceiro trimestre, a fabricante da Europa obteve 10
aeronaves a menos entregues comparado ao segundo trimestre – um total de 58 entregas no terceiro trimestre.
Já a aeronave widebody mais entregue pela fabricante foi o A350-900XWB com 12
entregas a menos comparado com o trimestre anterior. Como mencionado no começo
desta publicação ao todo foram entregues 6 aeronaves A350-900XWB.
Quanto as encomendas, o Airbus A321neo foi o narrowbody mais
encomendado pela fabricante europeia com 87 encomendas. Já o widebody mais
encomendado da Airbus foi o A330-900neo com 7 encomendas.
A fabricante europeia segue na liderança em 2021 com um
total de 424 entregas, 270 encomendas e um grande número de pedidos em um total
de 6.894 aeronaves.
Segundo o site DSM Forecast International, antes da
pandemia, a Airbus tinha como meta um aumento de 5 por cento na taxa de A320
para 63 jatos por mês a partir de 2021 e também estava discutindo um aumento
adicional com sua cadeia de suprimentos que poderia ter levado a taxa de
produção de até 67 aeronaves por mês, ou 804 por ano, até 2023. Isso colocaria
a empresa ao alcance de 1.000 entregas de jatos por ano. Esses planos agora
foram arquivados. Em janeiro de 2021, a Airbus divulgou um plano de taxa de
produção atualizado e desde então aumentou a produção do A320 de uma taxa de 40
por mês para 43 no terceiro trimestre de 2021, e espera chegar a 45 no quarto
trimestre. A Airbus recentemente chamou os fornecedores e pediu-lhes que se
preparassem para uma taxa de 64 até o segundo trimestre de 2023.
O A220, por sua vez, está sendo produzido a uma taxa de
cinco aeronaves por mês; a taxa será aumentada para seis no início de 2022. A
taxa de produção do A350 atualmente é em média cinco por mês e será aumentada
para seis no outono de 2022. A produção do A330 permanece a uma taxa média
mensal de dois por mês, sem planos de aumentá-la para o futuro previsível. Com
apenas três A380 em carteira em 30 de setembro de 2021, o fim do programa do
A380 se aproxima. Espera-se que a última aeronave seja entregue à Emirates em
maio de 2022.
Boeing, líder de encomendas no terceiro trimestre de 2021
A Família de aeronaves MAXs vem ganhando a confiança dos
operadores após feito as melhorias realizadas pela fabricante norteamericana
Boeing com a retomada de operações dos aviões família MAX em novembro de 2020.
A Boeing obteve uma redução de 206 pedidos de aeronaves no
trimestre com um total de 111 aeronaves (75 narrowbody e 36 widebody). As entregas
tiveram um aumento de 8 aeronaves a mais comparado com o segundo trimestre do
ano.
O Boeing 737 MAX 8 foi a aeronave narrowbody da fabricante
mais entregue no terceiro trimestre de 2021 com 56 aeronaves, um aumento de 15
aviões da versão MAX 8 comparado ao trimestre anterior sobre o mesmo ano. Já o
widebody mais entregue no 3T2021 da Boeing foi o cargueiro Boeing 767-300F com
6 aeronaves.
Segundo a Boeing, o programa 737 está atualmente sendo
produzindo com uma taxa baixa e continua esperando aumentar gradualmente a
produção para 31 por mês no início de 2022 com aumentos graduais adicionais
para corresponder à demanda do mercado. A Boeing continuará avaliando o plano
de taxas de produção à medida que monitora o ambiente do mercado e se engaja
nas discussões com os clientes.
Durante o trimestre anterior a Família MAX bateu um novo
recorde de encomendas, a United Airlines fez um pedido de encomendas de 200
aeronaves MAXs (50 Boeing 737 MAX 8 e 150 Boeing 737 MAX 10), a encomenda
tornou-se a maior encomenda para a versão do MAX 10, da mesma forma que
aconteceu durante o primeiro trimestre com um recorde de encomendas feitas para
o MAX 7 pela Southwest Airlines após a retomada operacional da família de
aeronaves MAXs.
Um fato curioso é o número de encomendas por aeronaves
cargueiras sobre o segundo e o terceiro trimestre. Com a pandemia, o setor de
e-commerce juntamente com o setor de carga aérea fez empresas como: Fedex,
Lufthansa Cargo, Silk Way West, Qatar Cargo e um outro operador em sigilo –
impulsionar por encomendas por aeronaves cargueiras Boeing 767F e Boeing 777F.
Nenhum Boeing 787 foi entregue no terceiro trimestre, depois
que a Boeing interrompeu as entregas em maio – pela segunda vez em menos de um
ano. A Federal Aviation Administration (FAA) está revisando o método da Boeing
para inspecionar e avaliar a aeronave para garantir que ela atenda aos
regulamentos de segurança federais. A FAA também está investigando se modificações
são necessárias nos 787s que já estão em serviço pelas companhias aéreas; no
entanto, o regulador também deixou claro que o problema não representa uma ameaça
imediata à segurança de voo. De acordo com a Boeing, a empresa continua
realizando inspeções abrangentes em todo o sistema de produção do 787 e na
cadeia de suprimentos, mantendo “discussões detalhadas e transparentes com a
FAA, fornecedores e clientes”. Com inspeções e retrabalho consumindo recursos
de produção significativos, a taxa de produção do 787 permanece abaixo da taxa
normal de cinco aviões por mês.
A Boeing fechou o primeiro semestre de 2021 como a maior
fabricante com mais encomenda, um total de 599 aeronaves. 434 aeronaves a mais
de aeronaves encomendadas que o seu concorrente Airbus que obteve um total de
165 aeronaves encomendada no mesmo semestre.
Mesmo com esse grande número de encomendas no primeiro
semestre de 2021, a Boeing tem um total de 4.163 de pedidos de aeronaves, um
número inferior do seu concorrente Airbus que tem 6.894 pedidos de
encomendas.
A brasileira Embraer
A fabricante brasileira Embraer segundo em seu comunicado
oficial com os Investidores entregou um total de 30 jatos no terceiro trimestre
de 2021, sendo nove comerciais e 21 executivos. Em 30 de setembro de 2021, a
carteira de pedidos firmes (backlog) totalizava USD 16.8 bilhões.
O novo E175LR foi o mais entregue no período com um total de
6 entregas. O mesmo número de entregas comparado ao trimestre anterior.
Durante o terceiro trimestre de 2021, a Embraer anunciou a
venda de 16 novos jatos E175 para a SkyWest, Inc. para operar para a Delta Air
Lines, se somando aos 71 jatos do modelo que a SkyWest já opera para a
companhia aérea. A aeronave E175 voará para a Delta sob um Contrato de Compra
de Capacidade (CPA). O valor do contrato, que está incluído na carteira de
pedidos da Embraer do terceiro trimestre, é de US$ 798,4 milhões, com base no
preço de lista.
No segmento de Serviços e Suporte, a Embraer assinou diversos contratos no trimestre. A Porter Airlines assinou um grande pacote de suporte de pós-venda com a Embraer, por até 20 anos, para a frota de aeronaves comerciais E2. A Embraer também assinou um acordo para o Programa Pool com a CommutAir, operadora da United Express, para apoiar a frota de jatos ERJ 145, e uma extensão de Pool com a Cobham, na Austrália, para apoiar seus três E190. Além disso, também na Austrália, a Embraer assinou um contrato de prestação de serviços com a Alliance Airlines, fornecendo suporte para a frota de E190 da companhia aérea.
Outro fato relevante foi a última entrega da aeronave
Embraer 170 que ocorreu durante o segundo trimestre de 2021. O Embraer 170 teve
uma carteira total de 171 aeronaves desde o seu lançamento.
O total de pedidos da Embraer fechou o terceiro trimestre de 2021 com 9 aeronaves comerciais, sendo 5 aeronaves a menos comparado com o trimestre anterior.
A Embraer encerrou o terceiro trimestre de 2021 com 313 pedidos de aeronaves comerciais (151 Embraer 175, 3 Embraer 190, 5 Embraer 195-E2 e 154 Embraer 195-E2).
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