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 Airbus, Boeing e Embraer somam um total 223 aeronaves entregues no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021).


Voos já começaram a serem retomados com as reaberturas de fronteiras e com as últimas fases de pessoas serem vacinadas no combate a pandemia. Para o quarto trimestre já será possível ter resultados superiores com o setor de viagens e companhias aéreas. 

Airbus, Boeing e Embraer - entregas e encomendas  de aeronaves no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021)


As três maiores fabricantes de aviões comerciais (Airbus, Boeing e Embraer) já divulgaram os seus resultados do terceiro trimestre. Vale ressaltar que a retomada é lenta e de forma gradual, mas que já pode-se ver melhorias com resultados positivos.


Incluindo as três maiores fabricantes (Airbus, Boeing e Embraer) ao todo foram entregues 223 aeronaves (194 narrowbody e 29 widebody), uma redução de entregas de 42 aeronaves comparado ao segundo trimestre do ano. De fato, os números tiveram uma queda, mas pode-se entender também é que operadores aéreos estão em busca de aviões usados em bons estados de conservação de empresas leasing que estão sendo oferecidos com valores baixos aos operadores.

 

Durante o terceiro trimestre de 2021, a aeronave narrowbody (fuselagem estreita ou corredor único) mais entregue foi o Airbus A320neo com um total de 58 entregas enquanto a aeronave widebody (fuselagem larga ou duplo corredor) mais entregue foram o Airbus A350-900XWB com 6 entregas e o cargueiro Boeing 767-300F também com 6 entregas.


Quanto as encomendas, o 3T2021 somado com as três maiores fabricantes, tiveram um total de 248 encomendas (205 narrowbody e 43 widebody) uma redução de 225 aeronaves encomendadas comparado ao segundo trimestre de 2021. A aeronave narrowbody mais encomendada no período foi o Airbus A321neo com 87 encomendas. Já o widebody mais encomendado foi o cargueiro Boeing 777-200F com 23 encomendas.

  

Airbus, líder de entrega no terceiro trimestre de 2021

 

Durante o 3T2021, a Airbus entregou um total de 127 aeronaves comerciais (117 narrowbody e 10 widebody), uma redução de 45 aeronaves entregues comparado ao trimestre anterior sobre o ano. O total de encomendas foram 105 aeronaves (98 narrowbody e 7 widebody), uma redução de 21 aeronaves encomendadas comparado ao trimestre anterior.

 

Airbus - entregas de aeronaves no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021)

O A320neo e o A350-900 XWB foram os líderes como os mais entregues pelo terceiro trimestre.A aeronave Airbus A320neo tem sido o mais entregue sobre o ano 2021, porém no terceiro trimestre, a fabricante da Europa obteve 10 aeronaves a menos entregues comparado ao segundo trimestre –  um total de 58 entregas no terceiro trimestre. Já a aeronave widebody mais entregue pela fabricante foi o A350-900XWB com 12 entregas a menos comparado com o trimestre anterior. Como mencionado no começo desta publicação ao todo foram entregues 6 aeronaves A350-900XWB.

 

Airbus - encomendas de aeronaves no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021)

Quanto as encomendas, o Airbus A321neo foi o narrowbody mais encomendado pela fabricante europeia com 87 encomendas. Já o widebody mais encomendado da Airbus foi o A330-900neo com 7 encomendas.

 

A fabricante europeia segue na liderança em 2021 com um total de 424 entregas, 270 encomendas e um grande número de pedidos em um total de 6.894 aeronaves.

 

Segundo o site DSM Forecast International, antes da pandemia, a Airbus tinha como meta um aumento de 5 por cento na taxa de A320 para 63 jatos por mês a partir de 2021 e também estava discutindo um aumento adicional com sua cadeia de suprimentos que poderia ter levado a taxa de produção de até 67 aeronaves por mês, ou 804 por ano, até 2023. Isso colocaria a empresa ao alcance de 1.000 entregas de jatos por ano. Esses planos agora foram arquivados. Em janeiro de 2021, a Airbus divulgou um plano de taxa de produção atualizado e desde então aumentou a produção do A320 de uma taxa de 40 por mês para 43 no terceiro trimestre de 2021, e espera chegar a 45 no quarto trimestre. A Airbus recentemente chamou os fornecedores e pediu-lhes que se preparassem para uma taxa de 64 até o segundo trimestre de 2023.

 

O A220, por sua vez, está sendo produzido a uma taxa de cinco aeronaves por mês; a taxa será aumentada para seis no início de 2022. A taxa de produção do A350 atualmente é em média cinco por mês e será aumentada para seis no outono de 2022. A produção do A330 permanece a uma taxa média mensal de dois por mês, sem planos de aumentá-la para o futuro previsível. Com apenas três A380 em carteira em 30 de setembro de 2021, o fim do programa do A380 se aproxima. Espera-se que a última aeronave seja entregue à Emirates em maio de 2022.

 

Boeing, líder de encomendas no terceiro trimestre de 2021

 

A Família de aeronaves MAXs vem ganhando a confiança dos operadores após feito as melhorias realizadas pela fabricante norteamericana Boeing com a retomada de operações dos aviões família MAX em novembro de 2020.

 

A Boeing obteve uma redução de 206 pedidos de aeronaves no trimestre com um total de 111 aeronaves (75 narrowbody e 36 widebody). As entregas tiveram um aumento de 8 aeronaves a mais comparado com o segundo trimestre do ano.

 

Boeing - entregas de aeronaves no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021)

O Boeing 737 MAX 8 foi a aeronave narrowbody da fabricante mais entregue no terceiro trimestre de 2021 com 56 aeronaves, um aumento de 15 aviões da versão MAX 8 comparado ao trimestre anterior sobre o mesmo ano. Já o widebody mais entregue no 3T2021 da Boeing foi o cargueiro Boeing 767-300F com 6 aeronaves.

 

Segundo a Boeing, o programa 737 está atualmente sendo produzindo com uma taxa baixa e continua esperando aumentar gradualmente a produção para 31 por mês no início de 2022 com aumentos graduais adicionais para corresponder à demanda do mercado. A Boeing continuará avaliando o plano de taxas de produção à medida que monitora o ambiente do mercado e se engaja nas discussões com os clientes.

 

Boeing - encomendas de aeronaves no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021)

Durante o trimestre anterior a Família MAX bateu um novo recorde de encomendas, a United Airlines fez um pedido de encomendas de 200 aeronaves MAXs (50 Boeing 737 MAX 8 e 150 Boeing 737 MAX 10), a encomenda tornou-se a maior encomenda para a versão do MAX 10, da mesma forma que aconteceu durante o primeiro trimestre com um recorde de encomendas feitas para o MAX 7 pela Southwest Airlines após a retomada operacional da família de aeronaves MAXs.

 

Um fato curioso é o número de encomendas por aeronaves cargueiras sobre o segundo e o terceiro trimestre. Com a pandemia, o setor de e-commerce juntamente com o setor de carga aérea fez empresas como: Fedex, Lufthansa Cargo, Silk Way West, Qatar Cargo e um outro operador em sigilo – impulsionar por encomendas por aeronaves cargueiras Boeing 767F e Boeing 777F.

 

Nenhum Boeing 787 foi entregue no terceiro trimestre, depois que a Boeing interrompeu as entregas em maio – pela segunda vez em menos de um ano. A Federal Aviation Administration (FAA) está revisando o método da Boeing para inspecionar e avaliar a aeronave para garantir que ela atenda aos regulamentos de segurança federais. A FAA também está investigando se modificações são necessárias nos 787s que já estão em serviço pelas companhias aéreas; no entanto, o regulador também deixou claro que o problema não representa uma ameaça imediata à segurança de voo. De acordo com a Boeing, a empresa continua realizando inspeções abrangentes em todo o sistema de produção do 787 e na cadeia de suprimentos, mantendo “discussões detalhadas e transparentes com a FAA, fornecedores e clientes”. Com inspeções e retrabalho consumindo recursos de produção significativos, a taxa de produção do 787 permanece abaixo da taxa normal de cinco aviões por mês.

 

A Boeing fechou o primeiro semestre de 2021 como a maior fabricante com mais encomenda, um total de 599 aeronaves. 434 aeronaves a mais de aeronaves encomendadas que o seu concorrente Airbus que obteve um total de 165 aeronaves encomendada no mesmo semestre.

 

Mesmo com esse grande número de encomendas no primeiro semestre de 2021, a Boeing tem um total de 4.163 de pedidos de aeronaves, um número inferior do seu concorrente Airbus que tem 6.894 pedidos de encomendas. 

 

A brasileira Embraer

  

A fabricante brasileira Embraer segundo em seu comunicado oficial com os Investidores entregou um total de 30 jatos no terceiro trimestre de 2021, sendo nove comerciais e 21 executivos. Em 30 de setembro de 2021, a carteira de pedidos firmes (backlog) totalizava USD 16.8 bilhões.

 

O novo E175LR foi o mais entregue no período com um total de 6 entregas. O mesmo número de entregas comparado ao trimestre anterior.

 

Durante o terceiro trimestre de 2021, a Embraer anunciou a venda de 16 novos jatos E175 para a SkyWest, Inc. para operar para a Delta Air Lines, se somando aos 71 jatos do modelo que a SkyWest já opera para a companhia aérea. A aeronave E175 voará para a Delta sob um Contrato de Compra de Capacidade (CPA). O valor do contrato, que está incluído na carteira de pedidos da Embraer do terceiro trimestre, é de US$ 798,4 milhões, com base no preço de lista.

 

Embraer - Entregas e Encomendas de aeronaves no Terceiro Trimestre de 2021 (3T2021)

No segmento de Serviços e Suporte, a Embraer assinou diversos contratos no trimestre. A Porter Airlines assinou um grande pacote de suporte de pós-venda com a Embraer, por até 20 anos, para a frota de aeronaves comerciais E2. A Embraer também assinou um acordo para o Programa Pool com a CommutAir, operadora da United Express, para apoiar a frota de jatos ERJ 145, e uma extensão de Pool com a Cobham, na Austrália, para apoiar seus três E190. Além disso, também na Austrália, a Embraer assinou um contrato de prestação de serviços com a Alliance Airlines, fornecendo suporte para a frota de E190 da companhia aérea.


Outro fato relevante foi a última entrega da aeronave Embraer 170 que ocorreu durante o segundo trimestre de 2021. O Embraer 170 teve uma carteira total de 171 aeronaves desde o seu lançamento.

 

O total de pedidos da Embraer fechou o terceiro trimestre de 2021 com 9 aeronaves comerciais, sendo 5 aeronaves a menos comparado com o trimestre anterior.


A Embraer encerrou o terceiro trimestre de 2021 com 313 pedidos de aeronaves comerciais (151 Embraer 175, 3 Embraer 190, 5 Embraer 195-E2 e 154 Embraer 195-E2).

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