Adeus marca TAM! LATAM conclui a pintura da nova marca em todas as 109 aeronaves da frota brasileira
A LATAM concluiu o projeto de rebranding de toda sua frota brasileira – composta por 109 aeronaves dos modelos Airbus A319, A320 e A321 – com a pintura da marca e identidade definidas pelo grupo após fusão entre LAN e TAM em 2012.
O rebranding da frota foi executado no LATAM MRO (sigla para Maintenance, Repair and Overhaul; ou Manutenção, Reparo e Revisão Geral), a unidade de manutenção do Grupo LATAM localizada em São Carlos, interior de São Paulo. Ao todo, 48 profissionais trabalharam de forma eficiente por mais de 1.500 horas, cada um, no LATAM MRO, já reconhecido pela excelência dos serviços prestados na consolidação de outros importantes projetos como o de reconfiguração e modernização dos interiores das cabines de aeronaves LATAM, o chamado retrofit.
“A pintura dos aviões foi mais um dos projetos da LATAM que
tivemos que repensar e buscar ter o melhor aproveitamento diante do cenário da
pandemia. Assim como muitos que estavam em andamento, tivemos que interromper e
depois retomar, quando vimos que as coisas estavam melhorando e havia uma
oportunidade única ao ter vários aviões fora de operação. Agora, poder ver esse
projeto tão significativo concluído, ainda mais no cenário de retomada, sem
dúvidas, é uma grande conquista para nós!”, afirmou Alexandre Peronti, diretor
de Manutenção da LATAM Brasil.
O projeto de rebranding da marca LATAM também envolve mais 9
aeronaves que operam no Chile, Colômbia e no Peru. A pintura das aeronaves
dessas afiliadas também será realizada pelos profissionais do LATAM MRO, em São
Carlos. A previsão é de atualizar a frota desses países até o final de janeiro
de 2022.
Eficiência para concluir a pintura das aeronaves
Foi em 2016 que a companhia deu início ao projeto de pintura
da marca LATAM em todas as suas aeronaves. Em busca de otimizar os custos e
manter a qualidade, a LATAM optou pela pintura parcial das aeronaves em outubro
de 2020. Para isso, foi utilizada uma técnica que consiste em aplicar a nova
imagem e as cores principais.
Dividido em quatro etapas, o projeto da pintura parcial tem
início com a aplicação de removedor de tinta somente na cauda da aeronave para
retirar a antiga logo. Na segunda fase, uma lixadeira entra em cena para
retirar as cores da fuselagem e da asa. Então, na terceira etapa, a pintura da
nova marca é desenhada no avião e, na última fase, ocorre a aplicação verniz
para garantir brilho, durabilidade e evitar atrito do ar.
Todo o processo de pintura parcial adotado pela equipe do
LATAM MRO, em São Carlos, permite economia de 47% no uso de tinta e de tempo na
execução do projeto, quando comparado à pintura total. Com o andamento do
projeto, a companhia também aproveitou para incluir pela primeira vez a pintura
da marca LATAM na barriga das aeronaves.
Para tornar o projeto possível, profissionais de diversas
áreas do LATAM MRO, incluindo técnicos de manutenção e de pintura, ficaram
cinco dias dedicados à atualização de cada aeronave. Foram, ao todo, 1.240
horas de cada profissional dedicadas à pintura total e 560 horas de cada
profissional dedicadas à pintura parcial. Cerca de 500 litros de tinta e 120
litros de verniz foram usados para todo o projeto.
Criação da marca LATAM
Todo processo de criação da marca LATAM se deu após a
conclusão da fusão entre LAN e TAM, em 2012. A nova marca foi apresentada
mundialmente em 2015, para reunir todas as afiliadas de passageiros e de carga
que integram o Grupo LATAM. Em 2016, a LATAM estreou a sua nova marca nova
marca global nos seus aviões, uniformes e aeroportos.
A identidade visual foi criada para expressar o espírito
latino-americano e os valores da LATAM. Foram escolhidas como cores principais
o índigo e o coral. No índigo, a representação da eficiência e a elegância; no
coral, a ideia de espelhar todo o lado caloroso, apaixonado, focado em pessoas.
Para a elaboração da nova logomarca, dois pilares essenciais: uma marca
genuinamente latino-americana e a ideia de expansão. Além da busca por um
resultado visual capaz de expressar o movimento da LATAM pelo mundo.
“A identidade LATAM visível de forma ampla em aeroportos e
aeronaves é um dos pontos mais importantes para a consolidação da nossa marca.
Por isso, a conclusão da renovação da pintura das aeronaves se faz ainda mais
relevante na nossa relação com os clientes”, destacou Diogo Elias, diretor de
Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
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