Conheça o Boeing 787-9 DreamLiner da LATAM Brasil
Fomos conhecer em primeira mão o primeiro Boeing 787 pela operadora aérea brasileira LATAM.
Embarque conosco e conheça a aeronave com 72 fotos lindas.
A LATAM Airlines Brasil é a primeira companhia a operar o Boeing 787-9 Dreamliner no país, reforçando sua estratégia de eficiência operacional. Isso porque a companhia concentrou a família Boeing para voos de longa distância; otimizou tripulação e equipe de manutenção do 777 para operarem o 787 com cursos complementares autorizados pela ANAC.
Ao todo, são quatro unidades do modelo provenientes da frota
do Grupo LATAM no Chile que vão integrar a operação brasileira. A chegada dos
novos aviões também reforça a forte aposta na recuperação do setor aéreo. O
primeiro voo comercial internacional da aeronave está programado para ocorrer
na segunda quinzena de dezembro na rota São Paulo/Guarulhos – Madri.
“A ampliação da nossa frota permite aumentar ainda mais a
competitividade da companhia no setor de forma sustentável e eficiente.
Reassumimos recentemente a liderança do mercado doméstico brasileiro e estamos
cada vez mais confiantes na retomada das viagens internacionais. Nossa missão é
sempre oferecer a melhor experiência ao passageiro”, destacou Alexandre
Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.
"A LATAM tem a maior frota de aviões de fuselagem larga
em toda América Latina, composta exclusivamente de aeronaves Boeing e por isso
é um de nossos parceiros mais estratégicos na região e na indústria. Com a
chegada do eficiente 787 às rotas internacionais, temos a oportunidade de
apoiar sua jornada de estar posicionada para um futuro ainda mais sustentável e
operacionalmente eficaz", afirmou Landon Loomis, vice-presidente para
América Latina e Caribe e de Política Global e diretor-geral da Boeing Brasil.
Aeronave já está em operação comercial
No dia 23 de outubro, dia em que também é comemorado no
Brasil, o Dia do Aviador, a LATAM realizou o voo inaugural comercial da
aeronave em rota doméstica entre São Paulo/Guarulhos e Manaus. A decolagem
aconteceu às 7h55 e a aterrissagem às 10h14 (horário local).
Após cumprir com êxito várias etapas de avaliação
operacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) chancelou a companhia
na quarta-feira (20) para operar o B787-9 em rotas nacionais e internacionais.
Além dos voos de certificação, a LATAM Brasil também realizou os exercícios
obrigatórios como parte do processo de validação exigido pelo órgão regulador.
Os testes com a aeronave e tripulação foram feitos no Centro
de Manutenção de Linha (CML) da LATAM, em Guarulhos, em setembro, sob
supervisão da ANAC. No exercício "Demonstração Parcial de Evacuação de
Emergência" (DPEE), a ANAC estipula um tempo de 15 segundos para que os
tripulantes abram 50% das portas da aeronave e suas respectivas escorregadeiras
toquem o solo, simulando uma evacuação de emergência. Já na "Demonstração
de Amerrissagem" (DEA), não há tempo definido para concluir o exercício,
entretanto, a tripulação deve montar com a maior agilidade possível um bote
(usando uma das escorregadeiras infladas no exercício anterior) para simular
uma emergência com pouso na água. Em ambos os exercícios, a companhia cumpriu
com todas as exigências com sucesso.
Eficiência na operação
O Boeing 787 Dreamliner vem somar à estratégia de eficiência
operacional da companhia em três frentes: frota, pessoas e
sustentabilidade.
Na primeira, está relacionada à concentração em uma única
família de aeronaves - no caso a Boeing com os modelos 767, 777 e 787 - para
voos internacionais de longa distância.
Na frente de pessoas, a eficiência do novo modelo também
garante melhor aproveitamento de recursos humanos da companhia. Como
consequência de ter uma frota única de wide-bodies, a LATAM poderá aproveitar
200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operação do 787-9
Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisaram
apenas realizar um treinamento curto e específico para concluir a capacitação.
E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para
esse modelo.
Por fim, no quesito sustentabilidade, a tecnologia avançada
do 787-9 Dreamliner reduz em 25% o consumo de combustível e o nível de emissão
de CO2, além de proporcionar 50% de diminuição no padrão de ruídos sonoros.
Ficha técnica - Boeing 787-9 Dreamliner
- Nome: Boeing 787-9.
- Fabricante: Boeing.
- Capacidade: 300 passageiros (30 passageiros na Business, 57 na Premium Economy e 213 na Econômica).
- Alcance de voo: 13.935 KM (7,530 mn).
- Comprimento: 63 metros (206,7 ft).
- Largura: 5.49 metros (18 ft).
- Envergadura: 60 metros (196,8 ft).
- Altura: 17 metros (55,7 ft).
- Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas.
- Motores: 2 motores Rolls Royce Trent 1000.
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