MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

 Conheça o Boeing 787-9 DreamLiner da LATAM Brasil


 Fomos conhecer em primeira mão o primeiro Boeing 787 pela operadora aérea brasileira LATAM.

Embarque conosco e conheça a aeronave com 72 fotos lindas.


A LATAM Airlines Brasil é a primeira companhia a operar o Boeing 787-9 Dreamliner no país, reforçando sua estratégia de eficiência operacional. Isso porque a companhia concentrou a família Boeing para voos de longa distância; otimizou tripulação e equipe de manutenção do 777 para operarem o 787 com cursos complementares autorizados pela ANAC.

Fotos | Conheça o Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM Brasil  – CLIQUE E LEIA MAIS em É MAIS QUE VOAR. Desde 2008. Um Website sobre Aviação | Investimentos | Notícias | Viagem | Turismo | Fotografia | Eventos | Emprego

Ao todo, são quatro unidades do modelo provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile que vão integrar a operação brasileira. A chegada dos novos aviões também reforça a forte aposta na recuperação do setor aéreo. O primeiro voo comercial internacional da aeronave está programado para ocorrer na segunda quinzena de dezembro na rota São Paulo/Guarulhos – Madri.

 

“A ampliação da nossa frota permite aumentar ainda mais a competitividade da companhia no setor de forma sustentável e eficiente. Reassumimos recentemente a liderança do mercado doméstico brasileiro e estamos cada vez mais confiantes na retomada das viagens internacionais. Nossa missão é sempre oferecer a melhor experiência ao passageiro”, destacou Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.

 

"A LATAM tem a maior frota de aviões de fuselagem larga em toda América Latina, composta exclusivamente de aeronaves Boeing e por isso é um de nossos parceiros mais estratégicos na região e na indústria. Com a chegada do eficiente 787 às rotas internacionais, temos a oportunidade de apoiar sua jornada de estar posicionada para um futuro ainda mais sustentável e operacionalmente eficaz", afirmou Landon Loomis, vice-presidente para América Latina e Caribe e de Política Global e diretor-geral da Boeing Brasil.

 

Aeronave já está em operação comercial

 

No dia 23 de outubro, dia em que também é comemorado no Brasil, o Dia do Aviador, a LATAM realizou o voo inaugural comercial da aeronave em rota doméstica entre São Paulo/Guarulhos e Manaus. A decolagem aconteceu às 7h55 e a aterrissagem às 10h14 (horário local).

 

Após cumprir com êxito várias etapas de avaliação operacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) chancelou a companhia na quarta-feira (20) para operar o B787-9 em rotas nacionais e internacionais. Além dos voos de certificação, a LATAM Brasil também realizou os exercícios obrigatórios como parte do processo de validação exigido pelo órgão regulador.

 

Os testes com a aeronave e tripulação foram feitos no Centro de Manutenção de Linha (CML) da LATAM, em Guarulhos, em setembro, sob supervisão da ANAC. No exercício "Demonstração Parcial de Evacuação de Emergência" (DPEE), a ANAC estipula um tempo de 15 segundos para que os tripulantes abram 50% das portas da aeronave e suas respectivas escorregadeiras toquem o solo, simulando uma evacuação de emergência. Já na "Demonstração de Amerrissagem" (DEA), não há tempo definido para concluir o exercício, entretanto, a tripulação deve montar com a maior agilidade possível um bote (usando uma das escorregadeiras infladas no exercício anterior) para simular uma emergência com pouso na água. Em ambos os exercícios, a companhia cumpriu com todas as exigências com sucesso.

 

VEJA FOTOS AQUI | CLIQUE AQUI

Eficiência na operação

 

O Boeing 787 Dreamliner vem somar à estratégia de eficiência operacional da companhia em três frentes: frota, pessoas e sustentabilidade. 

 

Na primeira, está relacionada à concentração em uma única família de aeronaves - no caso a Boeing com os modelos 767, 777 e 787 - para voos internacionais de longa distância.

 

Na frente de pessoas, a eficiência do novo modelo também garante melhor aproveitamento de recursos humanos da companhia. Como consequência de ter uma frota única de wide-bodies, a LATAM poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operação do 787-9 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisaram apenas realizar um treinamento curto e específico para concluir a capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

 

Por fim, no quesito sustentabilidade, a tecnologia avançada do 787-9 Dreamliner reduz em 25% o consumo de combustível e o nível de emissão de CO2, além de proporcionar 50% de diminuição no padrão de ruídos sonoros.

 

VEJA FOTOS AQUI | CLIQUE AQUI

Ficha técnica - Boeing 787-9 Dreamliner

 

  • Nome: Boeing 787-9.
  • Fabricante: Boeing.
  • Capacidade: 300 passageiros (30 passageiros na Business, 57 na Premium Economy e 213 na Econômica).
  • Alcance de voo: 13.935 KM  (7,530 mn).
  • Comprimento: 63 metros (206,7 ft).
  • Largura: 5.49 metros (18 ft).
  • Envergadura: 60 metros (196,8 ft).
  • Altura: 17 metros (55,7 ft).
  • Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas.
  • Motores: 2 motores Rolls Royce Trent 1000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário