Foto © Dassault Aviation - Divulgação. |
A Dassault Aviation anunciou em 06 de maio de 2021, um novo
jato Falcon que oferecerá um nível de conforto, versatilidade e tecnologia por
qualquer jato executivo. Com um alcance de 7.500 milhas náuticas, o Falcon 10X (fotos) voará sem escalas de São Paulo a qualquer lugar da Europa, São Paulo a Dubai e
até mesmo a Auckland, na Nova Zelândia, de Nova York a Xangai, de Los Angeles a
Sydney, de Hong Kong a Nova York ou de Paris a Santiago. A velocidade máxima
será Mach 0,925.
"Hoje estamos apresentando uma nova referência na
aviação executiva", disse o presidente e CEO da Dassault, Eric Trappier.
"O Falcon 10X oferecerá uma experiência incomparável ao passageiro em voos
de curta e longa duração, juntamente com recursos de segurança inovadores da
tecnologia de caça de linha de frente da Dassault. Otimizamos todos os aspectos
da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos um novo nível de
capacidade para aeronaves de ultralongo alcance."
O Falcon 10X entrará em serviço no final de 2025.
Levando a modularidade da cabine a um nível sem precedentes
O 10X terá a maior e mais confortável cabine do mercado e
oferecerá maior modularidade do que qualquer outra aeronave de sua classe, com
uma seleção de várias configurações de interior. O 10X é grande o suficiente
para acomodar quatro zonas de cabine de igual comprimento, mas os proprietários
podem configurar sua cabine para criar um interior verdadeiramente
personalizado, incluindo, por exemplo, uma área de jantar / conferência
expandida, uma área de entretenimento dedicada com um monitor de tela grande, um
cabine com cama queen-size completa ou suíte master ampliada com box privativo.
Foto © Dassault Aviation - Divulgação. |
"O 10X será mais do que apenas mais um grande passo a frente na aviação executiva. Será com certeza o melhor jato executivo disponível na categoria de ultralongo alcance e assim permanecerá por muito tempo", disse Trappier.
Foto © Dassault Aviation - Divulgação. |
O 10X terá uma seção transversal da cabine maior do que alguns jatos regionais. Sua cabine terá 2,03 m de altura e 2,77m de largura. Isso o tornará quase 8 polegadas (20 cm) mais largo e 2 polegadas (5 cm) mais alto do que o jato executivo mais largo e mais alto construído para esse fim em operação atualmente.
Foto © Dassault Aviation - Divulgação. |
A pressurização também será a melhor do mercado, com
passageiros experimentando altitude de pressão de 3.000 pés na cabine enquanto
voam a 41.000 pés. Um sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100%
puro. A aeronave será pelo menos tão silenciosa quanto o Falcon 8X, atualmente
o jato executivo mais silencioso em serviço.
Novas estruturas, novos materiais, energia ultraeficiente
O 10X contará com uma fuselagem inteiramente nova com
janelas extragrandes - quase 50% maiores do que as do Falcon 8X. Trinta e oito
janelas alinharão a fuselagem, tornando a cabine a mais iluminada da aviação
executiva.
A asa de alta velocidade será feita de material composto de
fibra de carbono, para máxima resistência, peso reduzido e arrasto mínimo.
Adaptada para velocidade e eficiência com coeficiente de sustentação bastante
elevado, será equipado com dispositivos hipersustentadores oferecendo uma maior
manobrabilidade, em baixas velocidades de aproximação.
O jato bimotor será movido pelo motor mais avançado e
eficiente da aviação executiva, o Rolls Royce Pearl® 10X em desenvolvimento. O
10X é a versão mais recente, maior e mais poderosa da série Pearl, oferecendo mais
de 18.000 libras de empuxo.
Um grande avanço na tecnologia da cabine de comando
A cabine de comando do Falcon 10X estabelecerá um novo
padrão em design intuitivo, com telas sensíveis ao toque em toda a cabine. Um
Sistema de Controle de Voo Digital de última geração, derivado diretamente da
mais recente tecnologia militar da Dassault, fornecerá um nível sem precedentes
de precisão e proteção de voo, incluindo um novo e revolucionário botão de modo
de recuperação.
Foto © Dassault Aviation - Divulgação. |
Um único acelerador inteligente servirá como o controle de
potência principal, conectando os dois motores ao Sistema de Controle de Voo
Digital que irá gerenciar automaticamente a potência de cada motor, conforme
necessário em diferentes cenários de voo.
Graças ao inovador sistema de visão combinada FalconEye® da
Dassault - o primeiro a oferecer recursos de visão aprimorados e sintéticos -
combinado com HUDs duplos capazes de servir como monitores de voo primários, o
10X será capaz de operar em condições de teto / visibilidade zero.
"Estabelecemos o padrão de nosso novo Falcon
incrivelmente alto", disse Trappier. "Mas posso dizer com segurança
que colocamos esta aeronave no topo do mercado."
Especificações do Falcon 10X:
Desempenho
- Alcance em Mach .085 (8 Passageiros; 4 Tripulantes): 13.900 km (7.500nm)
- Velocidade Máxima de Operação de Mach (MMO): Mach .925
- Altitude Máxima Certificada: 15.545 M (51.000 ft (FL510))
- Comprimento de Campo Balanceado (MTOW; SL; ISA): 1.829 m (< 6.000 ft)
- Distância de Aterragem (SL): 762 m (< 2.500 ft)
Dimensões Externas
- Envergadura: 33,6 m (110 ft 3 pol.)
- Comprimento: 33,4 m (109 ft 7 pol.)
- Altura: 8,4 m (27 ft 7 pol.)
Dimensões Internas
- Altura da Cabine: 2,03 m ( 6 ft 8 pol.)
- Largura da Cabine: 2,77 m (9 ft 1 pol.)
- Comprimento da Cabine (excluindo cabine de comando e bagagem): 16,4 m (53 ft 10 pol.)
- Volume de Cabine (excluindo cabine de voo e bagagem): 78,7 m³ (2.780 ft³)
- Volume de Bagagem: 5,6 m³ (198 ft³)
Pesos / Capacidades
- Peso Máximo de Rampa: 52.345 kg (115.400 lb)
- Peso Máximo de Decolagem: 52.163 kg (115.000 lb)
- Peso Operacional Básico: 27.805 kg (61.300 lb)
- Peso Máximo de Combustível: 23.451 kg (51.700 lb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário