Com a vacinação em andamento em todo o mundo no combate à pandemia, a indústria aeronáutica espera-se que 2021 seja um ano de recuperação para as três maiores fabricantes de aviões comerciais.
Incluindo as três maiores fabricantes (Airbus, Boeing e Embraer) ao todo foram entregues 213 aeronaves comerciais (188 narrowbody e 25 widebody) e 284 encomendas (275 narrowbody e 48 widebody).
Durante o primeiro trimestre de 2021, a aeronave narrowbody
(fuselagem estreita ou corredor único) mais entregue foi o Airbus A320neo com
um total de 57 entregas enquanto a aeronave widebody (fuselagem larga ou duplo
corredor) mais entregue foi o Airbus A350-900XWB com 9 entregas.
Quanto as encomendas, o 1T2021 somado com as três maiores
fabricantes, tiveram um total de 323 aeronaves (275 narrowbody e 48 widebody).
A aeronave narrowbody mais encomendada no período foi o Boeing 737 MAX 7 se
tornando a maior encomenda da versão MAX 7 até o momento após a retomada operacional
do MAX. Já o widebody mais encomendado foi o KC-46 Tanker, uma aeronave Boeing 767-200F
adaptado na versão militar com 27 encomendas.
Airbus, líder de entrega no primeiro trimestre de 2021
Durante o 1T2021, a Airbus entregou um total de 125
aeronaves comerciais (114 narrowbody e 11 widebody) e um total de encomendas de
39 aeronaves (38 narrowbody e 1 widebody).
A aeronave mais entregue no primeiro trimestre foi a
aeronave narrowbody Airbus A320neo com 57 entregas, como mencionado ao começo
desta publicação. Já a aeronave widebody mais entregue pela fabricante europeia
foi o A350-900XWB com 9 entregas, também mencionado no começo desta publicação.
Quanto as encomendas, o Airbus A220-300 foi o narrowbody mais encomendado pela fabricante europeia com 20 encomandas. Já o widebody mais encomendado da Airbus foi um único A330-200MRTT (aeronave A330-200 configurado na versão militar).
Segundo o site DSM Forecast International, os resultados
ficaram acima das expectativas dos analistas, refletindo entregas de aeronaves
acima do esperado, mas também ajudados pelos resultados de um programa de
reestruturação em andamento.
Antes da pandemia, a Airbus tinha como meta um aumento de 5
por cento na taxa de A320 para 63 jatos por mês a partir de 2021, e também
estava discutindo um aumento adicional com sua cadeia de suprimentos que
poderia ter levado a taxa de produção a tão alta quanto 67 aeronaves por mês,
ou 804 por ano, até 2023. Isso colocaria a empresa ao alcance de um total de
1.000 entregas de jatos por ano. Esses planos agora foram arquivados. Em 21 de
janeiro de 2021, a Airbus lançou um plano de taxa de produção atualizado e
agora espera aumentar a produção do A320 da taxa atual de 40 por mês para 43 no
terceiro trimestre e 45 no quarto trimestre de 2021. Isso representa um aumento
mais lento do que o previsto anteriormente 47 aeronaves por mês a partir de
julho. A taxa de produção mensal do A220 foi aumentada de quatro para cinco
aeronaves por mês até o final do primeiro trimestre de 2021. As taxas de
produção do Widebody permanecerão nos níveis atuais, com taxas de produção
mensal de cerca de cinco e dois para o A350 e A330, respectivamente. Com apenas
cinco A380s em carteira em 31 de março de 2021, o fim do programa A380 se
aproxima. Espera-se que a última aeronave seja entregue à Emirates em maio de
2022.
Apesar do primeiro trimestre relativamente forte, a Airbus
manteve sua previsão de fevereiro de 2021 de que esperava pelo menos igualar as
566 entregas para 2020 no ano atual.
A Airbus ainda planejava aumentar a produção de seus jatos
de corredor único para 43 por mês no terceiro trimestre de 2021 e 45 no quarto,
em comparação com a taxa atual de 40 por mês. Esse número caiu de 60 antes da
pandemia.
Boeing, líder de encomendas no primeiro trimestre de 2021
Os dois últimos anos para a norte-americana Boeing foi
desafiador com o aterramento dos MAXs. Com a retomada de operações dos aviões
família MAX em novembro de 2020, a Boeing no primeiro trimestre de 2021 ao que
parece teve “melhorias” nos resultados apresentados no período.
A Boeing obteve um total de pedidos de 77 aeronaves (63 narrowbody e 14 widebody) e um total de encomendas de 282 aeronaves (235 narrowbody e 47 widebody). Os aviões comerciais da Boeing entregaram 77 aviões durante o trimestre e a carteira de pedidos incluiu mais de 4.000 aviões avaliados em US$ 283 bilhões.
O Boeing 737 MAX 8 foi a aeronave narrowbody da fabricante mais entregue no período com 39 aeronaves. Já o widebody mais entregue no 1T2021 da Boeing foi o Boeing 777-300ER com 5 aeronaves.
Graças ao enorme pedido de 100 aeronaves Boeing 737 MAX 7
pela Southwest Airlines (um recorde de pedidos para a versão MAX desde a
retomada da família), tornou-se a aeronave narrowbody mais encomendada da
fabricante no 1T2021. Já a widebody mais encomendado pela fabricante Boeing foi
o KC-46 Tanker, (aeronave Boeing 767-200F adaptado para versão militar) com 27
unidades encomendadas.
Segundo a Boeing, o programa 737 está atualmente sendo
produzindo com uma taxa baixa e continua esperando aumentar gradualmente a
produção para 31 por mês no início de 2022 com aumentos graduais adicionais
para corresponder à demanda do mercado. A Boeing continuará avaliando o plano
de taxas de produção à medida que monitora o ambiente do mercado e se engaja
nas discussões com os clientes.
A empresa também retomou as entregas de 787 no final de
março. Durante o trimestre, o programa 787 consolidou a mudança de montagem
final para Carolina do Sul e fez a transição para a taxa de produção anunciada
anteriormente de 5 aeronaves por mês.
O setor de aviões comerciais da Boeing continua trabalhando com
o desenvolvimento do 777X e a empresa ainda espera entregar o primeiro 777X no
final de 2023. A taxa de produção combinada do 777 / 777X está em transição
para 2 aeronaves por mês.
A brasileira Embraer
A fabricante brasileira Embraer segundo em seu comunicado
oficial com os Investidores entregou um total de 22 jatos no primeiro trimestre
de 2021, sendo nove comerciais e 13 executivos. Porém, segundo os dados
coletados pelo website Planespotters, a fabricante obteve um total de entregas
de 11 aeronaves. Em 31 de março de 2021, a carteira de pedidos firmes a entregar
totalizava USD 14,2 bilhões.
O novo E195-E2 foi o mais entregue no período com um total de 6 entregas.
Durante o 1T21, a KLM Cityhopper, subsidiária regional da
KLM Royal Dutch Airlines, recebeu seu primeiro jato E195-E2, por meio da
empresa ICBC Aviation Leasing, elevando para 50 o número total de jatos da
Embraer operando na frota KLM Cityhopper.
No mesmo período, a Air Peace, a maior companhia aérea da
Nigéria e do Oeste da África, recebeu seu primeiro jato E195-E2. A Air Peace se
tornou assim a primeira cliente de E2 na África, sendo também e empresa
lançadora global do design inovador premium de assentos escalonados da Embraer.
Em 23 de abril de 2021, a empresa aeronáutica tem como
cliente um pedido firme de encomenda de 30 aeronave E195-E2 que não foi
divulgado, com entregas a partir de 2022. Seus trinta pedidos confirmados serão
incluídos na carteira de pedidos da Embraer no segundo trimestre.
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