A Leonardo este ano está celebrando o 20° aniversário do voo inaugural do helicóptero AW139. A primeira aeronave levantou voo nas dependências da companhia, em Cascina di Samarate, Itália, no dia 03 de fevereiro de 2001. O helicóptero voou por 45 minutos verificando os testes iniciais de aeronavegabilidade, pairando lateralmente e para frente, testando também as qualidades de manobra e subsistemas. Desta maneira, foi possível concluir que essas características somadas à suavidade do modelo, à sua performance e capacidade o fariam referência no mercado de helicópteros nas últimas décadas, a nível internacional.
O motor bimotor intermediário AW139 de sete toneladas já
recebeu pedidos de quase 1.200 unidades, de mais de 280 clientes, em mais de 70
países em todos os continentes. A aeronave mostrou níveis extraordinários de
confiabilidade e capacidades operacionais, com mais de 3 milhões de horas de
voo registradas desde a primeira entrega, no início de 2004.
Os dados de uso atestam a versatilidade do AW139,
aproximadamente metade da frota mundial possui finalidade de utilidade pública,
como busca e resgate, ambulância aérea, aplicação da lei, combate a incêndios,
socorro em desastres e ações militares. Os demais possuem uma categoria no
transporte no setor de offshore, além de transporte VIP, institucional e
corporativo, bem como outras missões civis.
Quanto a frota de AW139, tem 30% na Europa, porcentagem
equivalente na Ásia e na região da Austrália, 15% nas Américas, seguido pelo
Oriente Médio. Para atender às demandas do mercado, o helicóptero é produzido
em diferentes linhas de montagem tanto na Itália, na fábrica de Vergiate,
quanto nos Estados Unidos, na Filadélfia, que entregou cerca de 30% de todas as
unidades até o momento. A Força Aérea dos Estados Unidos apresentará em breve o
Boeing MH-139, aeronave inspirada no AW139, que substituirá a frota UH-1N.
O AW139 cresceu significativamente ao longo dos anos,
adaptando-se às novas necessidades dos clientes. O peso máximo de decolagem
aumentou de 6,4 para 7 toneladas. Quase 1.000 kits de missão e equipamentos
foram certificados. Com sistemas avançados de proteção contra gelo, o AW139
pode voar em todas as condições climáticas. Este modelo também é o único no
mundo capaz de continuar voando por mais de 60 minutos sem óleo na transmissão,
o dobro dos 30 minutos definidos por autoridades de certificação. Em 2020,
novos recursos diferenciados para o conjunto de aviônicos foram introduzidos,
incluindo visão sintética, Sistema de Alerta de Proximidade do Solo Aprimorado
com modos offshore, mapas 2D aprimorados e carregamento de dados sem fio,
aumentando a consciência situacional da tripulação e reduzindo a carga de
trabalho para operações noturnas ou em condições meteorológicas marginais.
Apesar da experiência e com maturidade alcançada em quase 17
anos de atividade operacional, o AW139 continua a ser um programa jovem e
moderno, destinado a assumir um papel de liderança no futuro.
O AW139 também representa um ponto de virada no setor de asa
rotativa, por meio da introdução do conceito de "família Leonardo de
helicóptero". O AW139 é, na verdade, o antepassado de uma família de
helicópteros composto do AW169 menor e mais leve e do AW189 maior e mais pesado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário