Exatamente às 10h07, o PR-PDL ganhou os céus de São Paulo ao decolar de Congonhas para o seu voo de estreia até Ribeirão Preto. Serão 26 voos diários para cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Clique na imagem e leia em detalhes como foi o voo de estreia e lindas fotos de nossa autoria.
A VOEPASS Linhas Aéreas e a MAP Linhas Aéreas começaram a operar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir deste domingo, dia 27 de outubro de 2019. As primeiras cidades atendidas são Ribeirão Preto/SP (RAO), Bauru/SP (BAU), Araçatuba/SP (ARU), Macaé/RJ (MEA), Dourados/MS (DOU), Marília/SP (MII) e Uberaba/MG (UBA). Veja fotos Aqui.
No total, serão 26 voos diários no aeroporto paulista, somando 158 operações semanais, todas com aeronaves modelo ATR 72. Para a VOEPASS, a entrada no mais rentável aeroporto brasileiro marca um momento de consolidação e a perspectiva de crescimento. Com o início da operação em Congonhas, as empresas passam a operar 35 destinos em todas as regiões do País. A projeção é que nos próximos 12 meses, sejam transportados cerca de 1,5 milhão de passageiros.
O Voo de estreia da Voe Pass e MAP em Congonhas
A convite de Voe Pass, É MAIS QUE VOAR teve o prazer de estar presente em voo de estreia para Ribeirão Preto (RAO) da nova operação e nova fase da Voe Pass com o anuncio de parceria de MAP e GOL.
Por volta das 09h10 foi liberado o check-in para o voo de estreia (2Z 2234) ligando a Ribeirão Preto pelos balcões 65-66-67-68.
Já no portão de embarque, por volta das 09h25 foi realizado a cerimônia com “corte de fita” pelo portão 22 para o voo de estreia com destino à Bauru (BAU) operado pela MAP. Em seguida, pelo portão 21, por volta das 09h30, foi a vez da cerimônia e “corte de fita” do nosso voo até RAO com a ação de Eduardo Bush, diretor executivo da Voe Pass.
Embarque realizado, e logo entramos no ônibus que nos levou até a aeronave onde estava localizado na posição 22 do pátio em Congonhas.
Nossa aeronave de estreia é o “Bem-te-vi”, um ATR-72-600 registro operacional PR-PDL (Papa-Romeo – Papa Delta Lima), já com o novo logo da "VOE PASS" e com a nova pintura da companhia. A bordo, a tripulação do voo foi: o Comandante Felício (Icone e ilustre da Voe Pass e um dos Fundadores da Passaredo) e o Primeiro Oficial Gilberto Mignella juntamente com as comissárias de voo Tamyris Parreira e Bianca Curzio. Além disso, a presença a bordo de Eduardo Bush, diretor executivo da Voe Pass.
Realizamos algumas fotos da aeronave pelo lado externo enquanto os passageiros embarcava e logo soube que o assento era livre para o voo de estreia, no entanto, havíamos reservado o assento janela de número 13A, que fica já na sessão traseira da aeronave após a asa.
Como o assento era livre escolha para este voo, trocamos pelo assento 10A, pois o assento 13A que havíamos reservado já estava ocupado por outro passageiro. Ao se acomodar no assento, percebemos alguns vidros sujos da aeronave tanto do lado externo como interno, deixando-os a visão pela janela um pouco fosco para o ambiente externo, no nosso caso, como amamos fotografar as paisagens voando com este estado foi um pouco “triste”, mas nada desanimador para um passageiro que não tem este interesse durante a viagem, acredito que não se incomodaria com este detalhe. Pelo lado interno, limpamos a nossa janela com uma flanela de limpar lente de câmera e ficou tudo certo.
Nosso voo utilizou o plano de Saída de Congonhas com o procedimento NINVU 2B, com transição pelo VOR SCB (VOR Sorocaba).
Exatamente às 10h07, o PR-PDL ganhou os céus de São Paulo ao decolar de Congonhas para o seu voo de estreia até Ribeirão Preto, com duração de voo estimada por 55 minutos até o local. E o domingo estava perfeito para voar, em céu claro, CAVOK com poucas nuvens.
Conforme o procedimento NINVU 2B, ao atingir 3.800 pés de altitude é necessário fazer uma curva para à esquerda a fim de ingressar para o rumo da radial 273 do VOR CGO (VOR Congonhas) e seguir o percurso até o fixo NINVU. Nossa aeronave ganha altitude ao decolar pela 35L de Congonhas, e ao passarmos a voar por cima do Jockey Club de São Paulo atingimos a altitude 3.950 pés fazendo assim a nossa curva para à esquerda em busca do rumo 273 do VOR CGO para interceptar o fixo NINVU, conforme o plano de voo. A paisagem é bela com um visual da Cidade Universitária de São Paulo e um pouco mais ao horizonte o bairro do Jaguaré e a cidade de Osasco.
Ainda em ascensão, o PR-PDL chega atitude de voo 7000 pés e intercepta o fixo NINVU (este fixo imaginário da carta fica próximo à Rodovia Régis Bittencourt, no Bairro Potuvera em Itapecerica da Serra). Então, damos o início de curva para à direita para voar até o nosso ponto de transição de Saída, que é o VOR SCB pelo rumo 317. Estamos em NINVU com 219 nós de velocidade. Um detalhe é que neste ponto não é permitido voar acima de 250 nós.
Com 14 mil pés e com 208 nós, chegamos ao VOR Sorocaba (VOR SCB), este é o nosso ponto de transição e ingresso de aerovia de baixa altitude W30 (Whisky Três Zero) que nos levará até RAO. Então, o PR-PDL inicia à curva para à direita para o rumo 011 do VOR RAO pela aerovia W30.
Estabilizada a aeronave em voo de cruzeiro voando a 16 mil pés, é iniciado o serviço de bordo. Que para um voo curto com uma hora de duração, achamos válido e supereconômico. As opções foram batatinhas chips, amendoins e bebida nas opções água ou refrigerante Citrus.
Voando próximo à São Carlos e entre as cidades próximo à Descalvado, o PR-PDL começa a iniciar o procedimento de descida para pousar em RAO.
A aeronave é vetorada para executar o procedimento de aproximação e pouso em Ribeirão Preto chamado RNAV RWY 36.
Às 10h55 o ATR-72, toca o solo pela pista 36 em Ribeirão Preto e livra a pista de pouso pela última taxiway “A” (Alpha), em seguida o taxiamento ocorreu pela Bravo até o terminal de passageiros.
Ao chegar no terminal, o PR-PDL recebeu lindamente o tradicional batismo de água para em alusão do voo inaugural “Congonhas-RAO”.
Nosso voo de retorno ocorreu por volta das 17h após sofrer atraso do ATR-72-200 operado pela MAP, matrícula PR-MPY, que respeitosamente esta aeronave já está “bem voada” em nosso país.
Os destinos da Voe Pass em Congonhas
As passagens para todos os destinos estão à venda no website oficial da companhia aérea Voe Pass.
Confira as frequências da Voe Pass e MAP no Aeroporto de Congonhas, São Paulo (CGH):
De Ribeirão Preto (RAO) para São Paulo/Congonhas (CGH)
07h00 RAO => 08h10 CGH
09h50 RAO => 10h55 CGH
11h15 RAO => 12h25 CGH
19h55 RAO => 21h05 CGH
De São Paulo/Congonhas (CGH) para Ribeirão Preto (RAO)
08h15 CGH => 09h20 RAO
09h50 CGH => 11h00 RAO
17h30 CGH => 18h40 RAO
20h30 CGH => 21h40 RAO
De Uberaba (UBA) para São Paulo/Congonhas (CGH)
06h10 UBA => 07h45 CGH
De São Paulo/Congonhas (CGH) para Uberaba (UBA)
21h30 UBA => 23h00 CGH
De Bauru (BAU) para São Paulo/Congonhas (CGH)
09h35 BAU => 10h40 (CGH)
12h55 BAU => 13h55 (CGH)
19h50 BAU => 20h55 (CGH)
De São Paulo/Congonhas (CGH) para Bauru (BAU)
07h25 CGH => 08h30 BAU
11h25 CGH => 12h30 BAU
17h30 CGH => 18h35 BAU
De Marília (MII) para São Paulo/Congonhas (CGH)
10h50 MII => 12h10 CGH
De São Paulo/Congonhas (CGH para Marília (MII)
09h00 CGH => 10h20 MII
De Dourados (DOU) para São Paulo/Congonhas (CGH)
06h00 DOU => 09h20 CGH
16h45 DOU => 20h00 CGH
De São Paulo/Congonhas (CGH) para Dourados (DOU)
13h CGH => 14h15 DOU
21h40 CGH => 23h55 DOU
De Araçatuba (ARU) para São Paulo/Congonhas (CGH)
15h25 ARU => 16h55 CGH
De São Paulo/Congonhas (CGH) para Araçatuba (ARU)
12h55 CGH => 14h25 ARU
De Macaé (MEA) para São Paulo/Congonhas (CGH)
18h25 MEA => 20h05 CGH
De São Paulo/Congonhas (CGH) para Macaé (MEA)
14h25 CGH => 15h40 MEA
FOTOS DO VOO DE ESTREIA DA VOE PASS
DE CONGONHAS PARA RIBEIRÃO PRETO
Confira as fotos do voo de estreia da Voe Pass de Congonhas para Ribeirão Preto, fotografado por Herbert Monfre. O fotógrafo é especializado em fotografias de aviação, eventos do setor e festas.
FOTOS DO VOO
DE RIBEIRÃO PRETO PARA CONGONHAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário