Sofia
Rossi atuou como comissária de voo durante 27 anos pela VARIG. Com a
experiência adquirida nos céus do Brasil e do mundo, atualmente é palestrante e
consultora de postura, comportamento, atendimento ao cliente, etiqueta social,
à mesa e profissional.
Autora do livro "Modos e Estilos – Seu Guia de
Boas Maneiras" (Adquira o seu exemplar aqui). Além de consultoria para
programas de TVs e colunista de diversos websites, blogs, revistas e jornais
impressos. Neste artigo, Sofia Rossi compartilhou a sua experiência
sobre a profissão e deu dicas de marketing pessoal aos nossos leitores que viaja
a bordo de um avião seja como passageiro ou tripulante.
*****
Sofia Rossi |
Frequentemente
recebo e-mails com dúvidas em geral e como se comportar em determinados lugares
ou perante algumas pessoas.
Existe
algum segredo? Qual é o mistério?
Afirmo-lhes:
nenhum! Não devemos nos sentir intimidados ao encontrarmos alguém diferente das
pessoas do nosso relacionamento!
A
bordo de um avião, várias vezes nos deparamos com autoridades políticas,
religiosas, celebridades, etc.
Recordo
que certa vez no Aeroporto de Tóquio, enquanto me dirigia para o avião, vi a
recepcionista da companhia aérea acompanhando um passageiro. Até aí tudo
normal, mas quem era esse passageiro? Eram os anos 90 e Kenny G despontava sua
carreira pelo mundo afora.
Rapidamente
me dirigi até os dois e disse para ele:
-
“Olá! Adoro seu trabalho! Você é demais”.
Muito
simpático, olhou meu crachá (eu estava uniformizada) e disse:
-
“Você é do Brasil? Uau! Eu adoro seu país! Adoro vocês”.
Fiquei
muito feliz só pela atenção que recebi!
Quando
cheguei a bordo, contei para alguns colegas que não sabiam de quem eu estava
falando e nem deram atenção para a emoção que sentia naquele momento.
Em
outra ocasião, ainda novinha na aviação (sempre somos “novinhos” na aviação!).
Era um 737. Embarque liberado e eu posicionada ao lado do chefe de equipe para
o “bom dia senhor, bom dia senhora” nosso de cada dia.
Na
escada do avião, aguardava para embarcar um cantor que admirava muito. Nossa!
Fiquei muito feliz ao vê-lo, que passou na nossa frente, não nos cumprimentou,
sentou na sua poltrona e dormiu até chegarmos ao aeroporto de destino. Eu
gostaria de ter conversado com ele, ouvido sua voz, coisas de fã. Nada disso
aconteceu: ele havia se apresentado na noite anterior e além de cansado, cheirava
a bebida. Fiquei frustrada!
Um
grande corredor Formula 1 num determinado voo comprou a primeira classe toda,
pois queria privacidade. Lá estava ele sozinho, dormindo e três comissários
disponíveis para atendê-lo.
Por
que citei estes fatos?
Eles
acontecem e nenhum de nós está livre de passar por isso.
Algumas
regras básicas das Boas Maneiras nos direcionam para não termos um ataque de
tiete ou fã incondicional.
Aja
naturalmente como se a pessoa fosse um passageiro como todos os outros. Não
chame a pessoa de “você”. Lembre-se que ela está na sua vida através da mídia,
mas ela não o conhece. Você até pode se achar íntimo dela, mas ela nunca o viu
pela frente. Lembre-se: intimidade demais é deselegante. Não é o nosso papel a
bordo como tripulante!
Algumas
pessoas querem “sossego” a bordo e nos pedem para evitar pedidos de autógrafos
ou fotos: devemos acatar seus pedidos.
Devemos
ficar atentos e observar se estão sendo assediados e aborrecidos por
passageiros “sem noção” e por outro lado, lembro que não somos guarda costas de
celebridades.
Outros
colocam os óculos de sol, só tiram em casa e são do tipo: "sou conhecido não
quero que me aborreçam bando de chatos!"
Se o
famoso for receptivo e simpático é diferente, mas nosso comportamento (de tripulante)
deve sempre ser o mais discreto possível.
Existe
a celebridade que chamo “instantânea”, ou seja: o famoso quem? Este tipo faz
questão de ser notado. Podemos deixá-lo ter seu momento de glória a bordo? Sim,
desde que não atrapalhe o bom andamento do voo, porque não? Passado o momento,
sente e aperte seu cinto, senhor!
Tem
uma historinha que aconteceu de verdade e virou folclore na aviação. Uma certa
cantora entrou no avião, olhou para a comissária e disse:
- “Oi,
sou a fulana de tal”.
A
comissária que não a conhecia respondeu:
-
“Olá! Bem vinda a bordo, quer me entregar o seu bilhete? Você é base Rio ou São
Paulo?”.
Saia
justa formada, a cantora e a comissária não sabiam o que fazer em seguida.
Imaginem a situação!
São
histórias e mais histórias, ficaria aqui escrevendo um bom tempo. Presenciei um
pouco de tudo na minha “vida voadora”: atriz jogando charme para conseguir
viajar na primeira classe, político falando alto ao celular durante o embarque
para chamar a atenção de quem estava a bordo, ator que depois que sentou na
classe executiva nem “obrigado” disse à tripulação, uma cantora que ia aos EUA
pela primeira vez e queria treinar o inglês dela conosco, outro que ao pegar o
copo pegou na minha mão também e por aí vai…
Reis,
presidentes, atores, cantores, atletas, celebridades e outras nem tanto, viajaram
comigo pelos céus do mundo.
Estas
pessoas gostam de ser tratadas como qualquer ser humano normal. Aliás, se
pensarmos bem, eles são normais, só que tem uma exposição por conta de sua
profissão ou função, concordam comigo?
E as
pessoas que adoram conversar conosco? Até aí nada demais, certo? Depende. Antes
da decolagem é complicado, pois estamos envolvidos com o embarque. Durante o
serviço de bordo pode atrapalhar o andamento do mesmo. Terminado o serviço de
bordo é a nossa hora de ir ao banheiro, retocar maquiagem, comer ou beber
alguma coisa e com passageiro ao lado não dá. Além do mais é proibido
passageiro em pé dentro da galley. Portanto, um papo a bordo, só em voos longos
mesmo. Não podemos ser indelicados e devemos evitar conversas longas.
E os
chatos? Estes aí não têm jeito mesmo: chato é chato em qualquer lugar!
Paciência,
muita paciência sempre!
O
nosso bom senso é companheiro inseparável! Quando estamos uniformizados estamos
representando a empresa que trabalhamos, portanto, postura acima de tudo.
Saber
trabalhar com o público é um dom! É uma experiência nova a cada etapa do voo e
a cada dia de nossas vidas.
Felizes
são os que conseguem aprender com elas!
Bons
voos a todos!
*****
Esta
versão de artigo foi descrita por Sofia Rossi quando em 2009 foi colunista do Meio
Aéreo. Todas as informações contidas neste artigo e publicado aqui são de
autoria de Sofia Rossi.
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