MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

Airbus A330-200 da TAM - Foto © Herbert Monfre.
Foto © Herbert Monfre. Direitos Reservados.










No ultimo domingo (03 de abril), a TAM Linhas Aéreas do Grupo LATAM realizou o seu último voo comercial com a aeronave Airbus A330-200.

A rota de despedida foi Cidade do México – São Paulo/Guarulhos com o avião registro PT-MVQ. Nos próximos meses, a empresa poderá contar com os A330s excepcionalmente como aeronave reserva apenas em casos de necessidade.

Em tempo, o Grupo LATAM Airlines reconhece a importância histórica do A330-200 na expansão e consolidação da TAM no mercado aéreo internacional e reforça que o ciclo que se encerra agora com a retirada dos A330s reflete o constante compromisso da companhia com a segurança e com a manutenção de uma frota sempre moderna e eficiente. Exemplo disso é a recente renovação de suas operações internacionais com a incorporação dos modernos Boeing 787 e Airbus A350 XWB que o grupo passa a receber nos próximos meses.

Segundo o site Airfleet, a TAM chegou operar ao todo, 18 aeronaves Airbus A330-200 em sua frota. A primeira entrega aconteceu no dia 23 de outubro de 1998 com a chegada de duas aeronaves em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas! Isso mesmo que você leu! Exatamente em um dos aeroportos mais movimentados do país onde a pista principal de pouso e decolagem tem 1640 metros de comprimento de forma utilizável. Ou seja, uma pista curta para este tipo de aeronave.

Porém isso não quer dizer que a aeronave não é capaz de operar em pistas assim, para isso, naquele dia, essas aeronaves pousaram sem paxs (passageiros a bordo) ao aeroporto de São Paulo sendo recebido por seu fundador Comandante Rolim Adolfo Amaro e seus convidados (Por mencionar em Rolim, acredito que ele deve estar se remoendo de revolta dentro de seu tumulo com essa venda da TAM para a LAN, formando a LATAM).

A chegada dos A330 da TAM deu uma “up” para a empresa e abriu seu primeiro voo internacional, na rota de São Paulo para Miami. Em 1999 lançou sua primeira rota para a Europa, tendo como destino a cidade de Paris. Em 2004 aumentou a frequência diária de viagens para os Estados Unidos e Europa, passando a ter 24 frequências diárias.

Até o fechamento deste artigo a TAM está com quatro A330 ativos em sua frota como aeronave reserva da frota TAM.


Abaixo a lista completa de todas as aeronaves A330 que a TAM Linhas Aéreas (LATAM Airlines) operou: