MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

Motivos para você não enviar fotos ao Jetphotos, Airliners e Airplane-Pictures









Aquele som bacana do espelho da câmera capturando o avião... “flip! flip! flip!”

"Essa está ruim, essa outra está legal, e essa outra aqui ficou excelente, vou enviar para o Jetphotos, Airplane-Pictures e Airliners!"

Spotters do mundo todo têm sacrificado em expor suas belas imagens em alguns sites de fotografias de aviação!  As vezes, passam horas atrás de um Photoshop ou Lightroom editando para subir em sites como: Airplane-Pictures, Jetphotos e Airliners.

Fotografar aviões é gostoso! Para minha pessoa é uma terapia e principalmente para quem gosta de ver essas aves produzidas pelo homem voando e conectando lugares do mundo!

Eu mesmo já enviei centenas de fotos para esses sites e essas imagens ainda estão lá, tenho até um vídeo tutorial no You Tube ensinando a editar essas fotos para eles! Hoje tenho "vergonha" de ter perdido meu tempo em apresentar meu olhar fotográfico hospedando minhas fotos no Jetphotos, Airliners, Airplane-Pictures, etc!

Tudo bem, cada um tem o seu gosto, e faz o upload de fotos ao site que quiser!

Certo dia, no mezanino do Aeroporto Internacional de São Paulo em Garulhos, eu estava olhando pelo vidro a movimentações dos aviões e ao lado havia alguns spotters (pessoas que fotografam aviões gratuitamente ou por hobby) colocando suas conversas em dia.

O meu tesão por fotografar naquele dia acabou por ali! Ouvir aqueles ditos spotters falando de fotos que foram rejeitadas e aprovadas aos sites Jetphotos, Airplane-Pictures e Airliners.

Em meus pensamentos ecoava: “Quanta desvalorização de trabalho e tempo perdido”.

Caro colega, você se locomoveu até o aeroporto, fez a imagem mais bonita e invejável por seus amigos, chegou até sua casa, passou uns dez minutos editando a foto, subiu a imagem em um ou em todos esses site, esperou em  média de uma semana à dezessete dias... E de resposta você leva um – “REJECTED PHOTO” ou por muita sorte levou um “APPROVED PHOTO”!

Lamento por você spotter que "aceita" levar um “julgamento” por um ser que passa o dia e deve ter o "bumbum quadrado" de tanto ficar sentado analisando suas fotos e de outros spotters, que se quer nunca viu a sua cara e te manda uma resposta em seu e-mail, tais como: ‘GRAIN; NOISE; DARK, ou, NO SHARPNESS’, e olha lá se ainda ele te responde com um ‘DIGITAL MANIPULATION’.

Ou você acha que os screeners desses sites que analisa suas fotos são fotógrafos profissionais formados em fotografias? Pode até ser! Mas, te garanto que alguns de lá só fotografaram avião em toda a vida deles e já se acham os “fotógrafos do Espaço Aéreo Internacional”!

"Poxa cara, mas minha foto foi aprovada logo de primeira! Ela foi super bem fotografada, enquadrada, pouco precisei editar ela! Ganhou vários views, ficou entre as fotos mais visualizadas nas ultimas 24 horas, ganhou vários likes!"

Interessante! E aí vou entrar em outro ponto que você vai ficar mais irritado comigo e vai mandar isso aqui para os grupinhos de fofocas de spotters, mas vai meu ponto de vista que não tem o objetivo de agradar ninguém. Você nada mais, nada menos, está alimentando o site deles e eles lucrando alguns bons milhares dólares em cima do conteúdo que você gera a eles e ainda eles julgam você recebendo sua foto gratuitamente! Só pra você ter uma ideia eles têm uma possibilidade de lucrar a cada 1000 views de uma única página visitada. E... Você? Nada, apenas gastou! Ah, já estava me esquecendo – do lucro de assinatura que membros pagam por mês para ter privilegio de ter fotos no banco de dados do site de forma exclusiva sem ter que pegar fila de espera para analise de fotos e limite de uploads!

Outro motivo é você deparar com aquele monte de anúncios que tem em volta dos sites deles (alguns até criminalizando a politica de anuncio do Google). Quais anúncios? Sabe esses anúncios com tema "aviação" que aparece em volta de sua foto publicada na página deles? Você deve pensar que companhias aéreas procuram os sites deles e algum dia eles visualizarão sua foto para ser capa de revista de bordo?! Colega, companhias aéreas pouco estão se importando para esses tipos de sites e para suas fotos! Pelo contrário, os publicitários e pessoas de marketings de companhias aéreas aproveitam da bondade de um “spotter” para utilizar suas fotos de forma gratuita!


E para colocar a cereja neste bolo nojento, existem aqueles spotters que tem a foto mais visualizada ou tem fotos no banco de dados nesses sites e aparece no Facebook postando o seus links desvalorizando o próprio nome e o trabalho! Afinal, são pouquíssimos fotógrafos publicitários do ramo “aviação” tem fotos hospedadas nestes sites!

Quem não nasceu pra ser cabeça, viverá como cauda! Se você quer ser uma pessoa reconhecida por seus trabalhos fotográficos. Valorize seus cliques e reflita onde você está hospedando suas imagens! 

E aqui vai uma dica: crie seu próprio site, hoje existem vários construtores de site gratuitos e que você no futuro pode pagar de forma anual para ter seu próprio domínio de site e valorizando seu projeto!
Gaste um tempo com você aprendendo mais sobre a fotografia com pessoas experientes, apresente seus trabalhos em outros lugares que hospedam fotos, locais onde você quer que pessoas que você tem como alvo a conquistar estão presentes ou conectadas, se o objetivo é por hobby, suas imagens podem estar super bem expostas e reconhecidas uma boa gama de publico do ramo, como por exemplo, os sites 500px ou Flickr (esses sites possuem fotos de vários gêneros e você vai desenvolvendo também outras posturas e técnicas fotográficas), ou até mesmo em redes sociais, crie uma página de seu trabalho no Facebook ou Instagram.

Se seu alvo é profissional e mercado de trabalho com a fotografia, monte sua tabela de preços, para você não “dar” em troca de fama, likes, aumento do ego – ao querer ver sua foto em capa ou página sem cobrar algum custo, caso algum dia revistas, empresas ou produtores de vídeos te procure. Lembre-se, empresas, companhias aéreas faturam alto e cobram alto por uma publicidade. Pois, uma vez que você faz isso em "dar" foto por troca de likes, você está destruindo um profissional de fotografia que tem família para sustentar, que estudou, se qualificou para atuar no mercado e viver do trabalho como fotógrafo!