Aeronave registro PR-OAU (foto acima) foi a responsável em realizar o voo de despedida dos MK-28 (Fokker 100) na frota da Avianca Brasil - Foto © Herbert Monfre |
Após um processo que levou dois anos, a Avianca Brasil chega a sua conclusão de renovação total de sua frota que hoje conta com 41 aeronaves. A chegada de 8 aeronaves A320 permitiu Avianca Brasil substituir seus nove MK-28 consolidando-se como a companhia aérea com os aviões mais novos e com maior espaço entre as poltronas no mercado domestico brasileiro.
Avianca Brasil chegou a operar 14 aviões MK-28 no período de 2006 a 2015. O MK-28 nada mais é do que o legitimo Fokker 100. Essa nomeação de MK-28 veio devido às fases sombrias em acidentes e incidentes que o tipo de aeronave obteve no passado quando o modelo era operado pela TAM na década de anos 90.
“Durante 10 anos, os MK-28 nos prestaram um excelente serviço. Temos absoluta convicção de que sua contribuição para o crescimento de nossa empresa foi muito valiosa. Porém o desenvolvimento tecnológico, especialmente os relacionados à eficiência energética dos combustíveis, tornaram imperativa a sua substituição por aeronaves mais econômicas e com maior eficiência”, afirma Presidente da Avianca, José Efromovich.
A partir de então Avianca Brasil passará a operar sua frota 100% de aeronaves da fabricante Airbus. Com um longo acordo fechado com a fabricante de Toulouse, Avianca tem pedido firmes em receber 62 novos aviões A320neo, seis A330 e dez A350 até 2020.
Em comemoração a esse marco importante de renovação de frota, Avianca Brasil prestou uma homenagem ao seu ultimo voo com o MK-28 promovendo um voo de despedida com seus convidados com a aeronave registro PR-OAU decolando do Aeroporto de Congonhas (CGH / SBSP) em São Paulo e retornando ao mesmo aeroporto!
É MAIS QUE VOAR esteve presente neste evento, veja uma prévia de imagens, em breve estaremos publicando uma matéria completa com fotos em nosso site oficial.
Estamos no Instagram e Tumblr, siga-nos:
José Efromovich, Presidente da Avianca Brasil a bordo no voo de despedida do MK-28 - Foto © Herbert Monfre. |
Leia Também: