- Para se consolidar como o grupo de companhias aéreas mais
importante da América Latina:
- A identidade da nova marca consolida a formação do maior
grupo de companhias aéreas da América Latina e um dos principais do mundo.
- “Da LATAM para o mundo e do mundo para a LATAM. Este é um
grupo de companhias que cresceu com cada país da região e agora se unifica para
oferecer aos clientes a melhor rede de conexões e a frota mais moderna. A experiência
será melhor, pois os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e
unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação
mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações
tecnológicas em todos os países em que opera. A LATAM será uma marca que
estabelecerá uma cultura dedicada a cuidar dos seus clientes”, disse Enrique
Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.
- A escolha da marca LATAM, que é resultado da consolidação
de LAN e TAM, é fruto de um extenso estudo realizado em 10 países após a
associação entre as empresas.
- O Grupo LATAM Airlines já está trabalhando para alterar
gradualmente sua identidade corporativa em um prazo total de, aproximadamente,
três anos em seus espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da
web e uniformes. As primeiras mudanças poderão ser vistas a partir do primeiro
semestre de 2016.
No dia 6 de agosto de 2015, o Memorial da América Latina
localizado na Barra Funda em São Paulo, teve um momento histórico entre LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas.
Depois de um extenso trabalho de integração após a
associação entre LAN e TAM, durante os quais o Grupo avançou de maneira
consistente na padronização de seus processos, otimização de suas conexões aéreas,
além da reestruturação e modernização de sua frota de aeronaves, o Grupo LATAM Airlines
decidiu adotar um nome e uma identidade únicos, e anuncia que a marca do grupo
de companhias aéreas mais importante da América Latina e suas filiais será
LATAM.
A nova marca reunirá
todas as companhias de passageiros e
de carga que hoje integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina,
Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur
S.A. (TAM Airlines (Paraguay)); e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM,
integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.
A decisão de dar origem a uma nova marca é um marco histórico
no setor de aviação, pois não apenas é o primeiro grupo aéreo a operar sob uma
nova marca única, mas também é o primeiro grupo de companhias aéreas que busca
ser líder global com uma identidade verdadeiramente latino-americana. É por isso
que a nova marca irá incorporar, como ponto de partida, os atributos e
fortalezas mais valorizados da LAN e da TAM, bem como suas trajetórias de 86 e
39 anos de operação, respectivamente, durante as quais fizeram parte da história
da região, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento e maior conectividade.
“Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos
pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar
esta decisão. Sabíamos que ter uma marca única era fundamental para fortalecer essa
associação e, nesse sentido, a identidade em torno de um nome como LATAM tem grande força e consolida a formação do maior grupo de companhias aéreas da América Latina.
A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus
legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma – uma
essência puramente latino-americana”, afirma Mauricio Amaro, Presidente do
Conselho de Administração do Grupo LATAM Airlines.
Foto © LATAM |
“Com a LATAM, continuamos no caminho da liderança que
começaram em paralelo LAN e TAM, que há três anos já trabalham juntas, implementando
uma intensa agenda de projetos inovadores para que os passageiros tenham uma
melhor experiência antes, durante e depois de seu voo. A experiência será
melhor, pois os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e
unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação
mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas
em todos os países em que opera. Como LATAM, vamos otimizar ainda mais o uso da
nossa frota, facilitaremos o acesso de passageiros e clientes à melhor rede de
destinos da região e ofereceremos uma experiência renovada de viagem, com avanços
em serviços, entretenimento de bordo, e novas tecnologias que darão mais autonomia
aos passageiros para gerenciar suas informações de voos e reservas. Os passageiros
são exigentes e temos que lhes entregar um serviço a altura. A LATAM será uma
marca que estabelecerá uma cultura dedicada a cuidar dos seus clientes”, diz Enrique
Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.
O executivo explicou por que optaram pela marca LATAM. “O
Grupo LATAM nasceu de duas grandes empresas latino-americanas, que começaram do
zero e cresceram graças à paixão em comum por voar e à sua visão, dedicação e
inovação. Ambas as empresas e suas respectivas filiais conquistaram seus
mercados e se abriram para o mundo, promovendo a prosperidade na região e sendo
reconhecidas por sua pontualidade, serviço e malha, o que as fez conquistar a
preferência dos clientes e tornar-se parte de sua história.
O Grupo LATAM deu origem a uma associação única no setor
que resultou no grupo de companhias aéreas com maior presença na região. Por
isso, optamos pelo nome LATAM, pois é um reflexo fiel do que somos e do que
queremos continuar a ser, trabalhando com nossas filiais: os embaixadores de
uma América Latina que cresce e prospera, fiel ao seu patrimônio natural e
humano, uma região que nunca deixa de pulsar.”
Novo logo LATAM
A primeira representa o melhor dos dois mundos, já que se
encontra entre o vermelho e o azul, que são as cores corporativas da TAM e da
LAN, e a segunda simboliza a energia e a paixão, valores essenciais da nova
marca. Essas duas cores são acompanhadas por outras secundárias, que dão vida à
diversidade daquilo que significa a América Latina.
“A execução de mudanças de imagem neste setor é gradual e
requer um período de gestação. Isso demandará tempo e esforço, mas enquanto
trabalhamos na implementação continuaremos melhorando a experiência de viagem
oferecida pelas companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines”, explicou Cadier.
O Grupo LATAM Airlines já iniciou o ajuste da sua imagem
corporativa e este será um processo de aproximadamente três anos, que começará
a ser percebido de maneira gradual a partir do primeiro semestre de 2016 em
espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, balcões, páginas da
internet, uniformes, entre outros. Alguns avanços já são visíveis,
principalmente na experiência de viagem dos passageiros, como é o caso das
novas cabines que foram incorporadas à frota, dos novos VIP Lounges em São
Paulo e Santiago – as maiores da região e que já estão abertas ao público,
formando a maior rede de salas para passageiros frequentes da
região – ou das plataformas digitais como o entretenimento de bordo nos
dispositivos móveis.
Além disso, as marcas associadas ao Grupo serão unificadas,
com o objetivo de oferecer um serviço único e alinhado à nova marca, o que será
comunicado aos clientes conforme a evolução do processo.
Com relação aos Programas de Fidelidade LAN e TAM e de
suas empresas relacionadas, seguirão implementando melhorias aos seus programas
atuais, e quaisquer alterações serão informadas oportunamente.
LATAM: consolidação da liderança na América Latina
Juntas, as companhias aéreas continuaram como pioneiras
no setor, com conquistas importantes, como a unificação bem-sucedida de sua
malha de destinos para passageiros e carga, e a renovação da sua frota,
incorporando os modelos de aeronaves mais modernas e eficientes do mundo em sua
categoria, com a LAN sendo a primeira no continente americano a operar o Boeing
787 e a TAM se preparando para ser a primeira companhia aérea a trazer o Airbus
A350 XWB para a região.
Além disso, durante esse período as companhias equipararam
o desenho e o serviço a bordo de suas aeronaves, os quais foram reconhecidos
por seis anos consecutivos, conferindo a LAN e/ou a TAM o primeiro lugar nas
categorias “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e “Melhor Serviço da
América do Sul”, de acordo com a pesquisa World Airline Survey, considerada o
principal referência sobre os níveis de satisfação com as companhias aéreas do
mundo.
Somado a isso, as empresas continuaram a ter uma visão
sustentável do negócio, o que lhes permitiu converter-se, em 2014, no primeiro
grupo de companhias aéreas da América a ingressar no Índice Mundial de
Sustentabilidade Dow Jones.
Como foi criado o nome LATAM
Durante o processo de integração, foi identificada a
importância de termos uma identidade única para o Grupo. O processo para definição
do nome teve várias etapas, em que foram avaliados os possíveis cenários de
marca. O estudo foi realizado com o apoio da Interbrand, consultora global
líder em gestão de marcas, em 10 países, dentre eles 5 onde companhias aéreas do Grupo LATAM Airlines possuem
operações domésticas de passageiros, e outros destinos de longa distância onde
também há um alcance significativo: Brasil, Chile, Peru, Argentina, Colômbia,
Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, França e Itália. Também incluiu a conversa
com nossos colaboradores e a consideração das necessidades dos nossos clientes,
que foram reconhecidas no amplo estudo que deu origem à nossa nova proposta de
valor.
Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre
representou a melhor alternativa por vários fatores:
A melhor opção de, para e dentro da América Latina:
·
LAN, TAM e suas respectivas afiliadas são complementares,
tanto em termos da malha quanto da frota de aeronaves, o que constitui uma das
maiores vantagens para a consolidação sob uma única marca.
·
LATAM será o grupo aéreo latino-americano com a
maior presença da região, com mais de 1,5 mil voos diários, operações
domésticas em 7 países, mais de 140 destinos em 24 países, com conexões diárias
para a Europa, Estados Unidos, Oceania e Caribe, e 144 destinos de carga em 26
países.
·
Nenhum outro grupo tem uma presença tão forte na
região quanto a LATAM. Esta nova marca permitirá manter e fortalecer a
liderança em conectividade aérea de e para a região, tanto para passageiros
quanto para carga.
Unificação da experiência de viagem, com padrão
internacional:
·
Um dos objetivos do Grupo é oferecer uma experiência
de viagem única para seus passageiros, que seja realizada dentro de um padrão
de classe mundial que reflita o melhor da América Latina e se identifique por
um único nome.
Maiores eficiências:
·
Atualmente, o Grupo LATAM Airlines é um dos 12
maiores operadores aéreos de passageiros e carga do mundo. Em pouco mais de
três anos de associação entre a LAN e a TAM, já foram capturadas importantes
sinergias em diferentes áreas de operação, e a transição para a marca única
LATAM facilitará ainda mais a consolidação de vantagens e benefícios para os
clientes, funcionários e acionistas, chegando mais perto do objetivo de sermos
uma das 3 melhores companhias aéreas do mundo.
Uma nova cultura com o melhor dos dois mundos:
Antes da associação, LAN e a TAM compartilhavam de uma
longa história e inúmeras semelhanças em sua visão de negócios, além de terem o
melhor capital humano. O Grupo LATAM Airlines conta com uma equipe robusta de
53 mil pessoas comprometidas e apaixonadas por fazerem parte de um dos 3
melhores grupos de companhias aéreas do mundo.
Duas histórias que, juntas, tornaram ainda mais fortes.
• Comandante Arturo Merino Benítez cria a LAN: Línea Aérea Nacional de Chile.
• Comandante Rolim Amaro funda a TAM (Transportes Aéreos Regionais).
|
1983
• Constituição da Línea Aérea Nacional – Chile Limitada
pela CORFO.
• LAN passa a ser uma sociedade anônima.
1989
• Início do processo de privatização. O governo do Chile
vende 51% do capital acionário para investidores nacionais e para a
Scandinavian Airlines System (SAS).
• A Brasil Central é renomeada como TAM – Transportes
Aéreos Meridionais.
• Lançamento do Programa TAM Fidelidade: o primeiro
programa de fidelidade do setor aéreo do Brasil.
1994
• O auge da privatização da LAN: 98,7% de suas ações são
adquiridas pelos atuais controladores e outros acionistas.
1996
• A TAM compra a companhia aérea Lapsa do governo
paraguaio e cria a TAM Mercosul;
• Fundação da TAM Cargo.
1997
• A LAN lista suas ações na Bolsa de NovaYork. Ela se
torna a primeira companhia aérea latino-americana a negociar ADRs nessa
importante Bolsa de valores.
1998
• Fundação da TAM Viagens;
• Chegada do primeiro A330 e realização do primeiro voo
internacional da TAM, de São Paulo a Miami.
1999
• Início das operações da LAN Peru;
• Inauguração das operações TAM para a Europa, por meio
de um acordo de código compartilhado com a Air France para Paris (Aeroporto
Charles de Gaulle).
2000
• A LAN se incorpora à oneworld®.
2001
• LAN inaugura terminal de cargas em Miami;
• TAM funda a Academia de Serviços e a TAM MRO.
2003
• Início das operações da LAN Ecuador.
2004
• Mudança da imagem corporativa: LAN Airlines S.A.;
• TAM inicia os voos para Santiago;
• Lançamento da nova classe executiva para os voos com
destino a Paris e Miami.
• Início das operações da LAN Argentina;
• Abertura de capital da TAM S.A. na Bolsa de Valores de
São Paulo – BOVESPA;
• Lançamento dos voos TAM para Nova York e Buenos Aires.
• Lançamento da nova classe da LAN: a Premium Business.
• Abertura de capital da TAM S.A na Bolsa de Nova York
(NYSE);
• Inauguração do Museu TAM;
• Instalação de mock-ups na Academia de Serviços da TAM,
o que a consolidou como o maior e mais moderno centro de treinamento da aviação
da América Latina.
• Inicio de voos da TAM para Frankfurt, Milão, Madri e
Paris (via Rio de Janeiro).
2008
• Conclusão do processo de renovação da frota de curta
distância da LAN, formada agora por aviões da família A320;
• Lançamento do novo logo da TAM;
• Chegada dos primeiros Boeing 777-300ER da TAM.
2009
• Início das operações LAN de carga na Colômbia e de passageiros no mercado doméstico do
Equador;
• Multiplus Fidelidade da TAM se torna uma empresa
independente;
• TAM anuncia a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas.
2010
• LAN compra a companhia aérea colombiana Aires;
• TAM ingressa oficialmente na Star Alliance;
• O primeiro voo com biocombustível de pinhão manso da
América Latina é realizado, com sucesso, pela TAM.
2011
• A LAN e a TAM assinam os acordos vinculativos
relacionados à combinação de negócios entre as companhia.
2012
• Pelo conjunto das operações da LAN e da TAM, nasce o
LATAM AIRLINES GROUP.
2014
• Entrada da TAM na aliança oneworld. Agora, todas as
companhias de transporte de passageiros do grupo LATAM participam dessa mesma
aliança global.
• O grupo LATAM desenvolveu um sólido plano estratégico
para os próximos quatro anos (2015-2018), com o objetivo de se tornar um dos
mais importantes grupos de companhias aéreas do mundo.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A.
agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e
Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM
Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos
del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação
gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo
serviços de transporte de passageiros para cerca de 140 destinos, em 24 países,
e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota
de 318 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil
funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na
forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera de forma independente,
mantendo por enquanto suas respectivas identidades e marcas. As alterações da
imagem corporativa serão graduais e estarão visíveis a partir do primerio
semestre de 2016. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br
, respectivamente.
Texto por © LATAM Press
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