FONTE: PORTAL MEIO AÉREO
Há muitas informações desencontradas quando falamos do perfil do profissional que quer trabalhar como Comissário de Voo. Um deles é a idade.
Sem dúvida, quando o profissional já tem mais de 35 anos e nunca voou, suas chances são menores, mas quem ainda não completou 35 anos, mesmo sem nunca ter voado como tripulante terá suas chances. Isto porque muitas companhias aéreas têm preferido profissionais experientes e maduros.
A aviação mudou, e não são mais somente as jovens lindas que conseguem o emprego, mas especialmente pessoas dinâmicas, educadas e maduras o suficiente para entenderem que trabalhar na aviação exige responsabilidade e também abrir mão de muitas coisas.
Se por um lado idade e beleza estereotipada não são mais pré-requisitos para trabalhar como comissário de vôo. Por outro lado, faculdades, cursos extracurriculares e idiomas são cada vez mais uma necessidade que a profissão demanda.
As companhias aéreas têm dado cada vez mais preferência para profissionais com diversos cursos relacionados à aviação, sejam eles técnicos, não-técnicos, e claro, faculdades e pós-graduação. Afinal, quanto mais cursos de capacitação o comissário de vôo tiver, melhor para ele, pois em uma situação de crise da companhia aérea, este poderá migrar para outras funções, visto que quando há uma crise, os tripulantes são os primeiros a sofrerem demissão.
Outra característica fundamental é o fato de falar idiomas. Quanto mais línguas o comissário falar, maior será a chance dele se destacar na profissão e voar para diferentes destinos e países. Finalmente, algumas dicas para ser bem sucedido nas entrevistas e seleções é que não fiquem de braços cruzados, gesticulem, olhem tanto para as selecionadoras como para seus colegas, enfim seja espontâneo. Fale claro, sem gírias. Se não entender a pergunta diga: – Me desculpe, não entendi sua pergunta. Poderia repetir, por gentileza? Isso fará toda a diferença.
Quando for para se apresentarem, digam nome completo. Existem pessoas que falam somente o primeiro nome, o que não identifica ninguém. Diga nome, idade, cidade de onde são para finalmente começar o seu discurso que deve ser breve e objetivo. Lembre-se: Sorria sempre e olhe nos olhos de todos na sala, falando como se estivesse falando para todos.
Acima, falamos um pouco sobre o perfil de um comissário de voo. Portanto, se você quer voar e trabalhar em uma companhia aérea como comissário de voo, não fique de braços cruzados na entrevista, muito menos em sua vida. Corra atrás dos seus objetivos, sem esperar que nada vá cair do céu – estude idiomas, aperfeiçoe-se com cursos extracurriculares, participe de palestras, enfim confie em si mesmo e deixe seu currículo sempre atualizado com novidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário